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T.J. Maxx é o varejista do ano

T.J. Maxx é o varejista do ano

World Retail Congress termina reconhecendo as melhores redes de varejo do mundo

Dubai – Emirados Árabes – A décima edição do World Retail Congress, o WRC, terminou na noite desta quinta-feira em Dubai, com um jantar e uma cerimônia de reconhecimento às empresas de varejo que mais se destacaram em diversas categorias no último ano, o World Retail Awards. O resultado foi produto de um extenso trabalho de julgamento realizado por profissionais especializados que avaliaram diversos requisitos, tendo em vista justamente a possibilidade de aliar pragmatismo, excelência na gestão, qualidade dos indicadores, execução, imagem e conexão com os consumidores.

Critérios que ajudaram a coroar a americana T.J. Maxx como varejista do ano. A empresa, pertencente ao conglomerado TJX Companies Inc registra um aumento de vendas impressionante há vários trimestres, superando por larga margem outros grandes conglomerados de moda, acessórios, calçados e outros itens como Gap, Macy’s e Nordstrom. As vendas no ano fiscal de 2015 renderam US$ 29,1 bilhões, crescimento de 6,2% em relação ao exercício anterior, superando os US$ 28 bilhões da gigante Macy’s.

Aliás, o WRC deve ser visto e compreendido sob essa ótica. É disparado o evento que mais se dedica a mostrar a sofisticação e a qualidade da gestão dos negócios do varejo no mundo. Ele não faz da tecnologia um fim, não valoriza a intuição, não faz devaneios sobre a criatividade. Mostra que o varejo atual precisa ser comandado com competência, liderança de visão, capacidade de execução e a busca obsessiva por indicadores. Questões como multicanalidade, omnicanalidade, comportamento do consumidor, experiência, serviço, eficiência, produtividade e cultura corporativa são discutidos de forma estratégica, consistente e qualificada.

Nada fica de fora e nada é excessivo. Os debates são enxutos, cortantes, objetivos, retos. Os executivos, todos experientes, líderes, pragmáticos, vão direto ao assunto, não se apresentam, nem exibem currículos. As experiências das pessoas não importam. O que vale é o negócio, o desempenho, a visão, os valores, a busca por resultados, as questões que incomodam e inquietam a agenda corporativa do varejo.

Reconhecimentos justos
Por outro lado, quem gosta de inovação real, aquela que gera dinheiro novo, tem no WRC um ambiente seguro de boas práticas. O nível das soluções apresentadas -voltadas para melhoria da experiência do cliente, analytics, eficiência e produtividade, comunicação, integração de canais, operações de e-commerce, apps – é elevado. Não por isso, as discussões sobre o futuro do varejo procuraram se situar em universos de curto prazo, em possibilidades que nos dias de hoje parecem viáveis e para as quais os recursos – tecnológicos, humanos, financeiros – existem.

Assim, ao vermos a lista dos melhores do varejo mundial, podemos acreditar que o saldo é poderoso. Os cases relatados mostram que o varejo mundial está se sofisticando de modo acelerado. A grande questão, segundo Sergio Herz, CEO da Livraria Cultura e único representante brasileiro do setor no evento, é: manter aberta “uma loja que não significa nada, não traz nada de novo, e vende o que todas vendem, não faz sentido nos dias de hoje. Para comprar o elementar, o básico o já sabido, usa-se a internet.” As operações reconhecidas no WRC Awards já aprenderam essa lição.

Confira a relação dos principais prêmios da noite:

Varejista do Ano
T.J. Maxx – TJX Companies Inc.

Jovem Empreendedor de Varejo do Ano
Julie Stevanja – Stylerunner

Varejo “Responsável”(Consciente) do Ano
Lush Fresh Handmade Cosmetics

Design de Loja do Ano
Fang Suo Commune Chengdu Store

Melhor Experiência de Canais para o Consumidor
Gome Electrical Appliances

Prêmio Rodney Fitch para Inovação e Criatividade
Eight Inc. (8 Inc)

Liderança Fora-de-Série
Dr. Gordon Campbell – Conselheiro do Board e ex-CEO da SPAR International

Melhor Campanha de Propaganda para Data Promocional
O homem na lua (Man on the moon) _ John Lewis 

 

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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