Pesquisar
Close this search box.
/
/
SXSW Bites: Nassim Taleb, inovação nas favelas e mais destaques do festival

SXSW Bites: Nassim Taleb, inovação nas favelas e mais destaques do festival

Confira alguns destaques dos debates deste sábado, 13, o segundo dia do SXSW 2022, realizado em Austin, no Texas

Texas segue hospedando o South by Southwest (SXSW), um dos maiores festivais de inovação do mundo, neste sábado, 12. Com agenda rica em debates culturais, tecnológicos e sobre a experiência do cliente, o evento toma a cidade de Austin e você confere os destaque do segundo dia do evento aqui, na Consumidor Moderno, e nas redes sociais da Netza&COSSISTEMA. Acompanhe a seguir:

Nassim Taleb influencia a inovação aplicada à agenda ESG

Dessas ideias muito fora da caixa que só vemos no SXSW. Nassim Taleb, o trader, filósofo e ensaísta que nos trouxe Cisne Negro e Arriscando a Própria Pele, serviu de inspiração para a criação de um “Radar de Antifragilidade”, uma ferramenta de inovação para ser aplicada à agenda ESG, permitindo a criação de ações efetivas de forma criativa.

Leia mais: Qual o status atual dos objetivos de desenvolvimento sustentável do Brasil?

A base por trás da teoria da antifragilidade é elegante. Segundo Taleb, trata-se de “organismos que melhoram com o dano”, isso quer dizer que não são apenas resilientes, têm a capacidade de se aprimorar a partir dos mais agudos testes de estresse.

Como a agenda ESG demanda uma nova forma de compreensão das atividades corporativas, nas dimensões social, ambiental e de governança, o teste de antifragilidade pode funcionar como uma plataforma de potencialização da inovação.

O Radar de Antifragilidade compreende então 8 dimensões criativas: propósito alinhado com as ações; posicionamento ideológico, claro; regeneração socioambiental, mentalidade digital, interdependência e colaboração, novas conexões criativas, diversidade como potência e prontidão para disrupção.

Sua empresa adotou a tecnologia como pilar estratégico: e a cultura, ficou órfã?

Todas as empresas, de maior ou menor porte, em geral, adotaram a tecnologia como forma de assegurar sua permanência no mercado, ainda mais após a pandemia de covid-19.

Mas a tecnologia, ainda mais em um país como o Brasil, pode criar verdadeiros apartheids digitais, entre regiões, comunidades e no interior das organizações.

A missão é criar ou adaptar a cultura para tornar a tecnologia inclusiva, acessível e disponível para todos, ao mesmo tempo em que o negócio evolui para se tornar mais digital ou phygital.

O SXSW traz várias discussões sobre como uma empresa pode reter talentos, estimular a inovação e a confiança, atuando nos pilares da cultura interna. A sacada aqui foi ver painéis com bastante diversidade, apenas com mulheres de TI, por exemplo. A ideia central – e poderosa – que a tecnologia pode permitir que as pessoas tenham mais voz ativa nas empresas, descentralizando as decisões enquanto estimulam um acesso mais amplo.

 

A inovação nas favelas brasileiras

SXSW 2022
Página Gerando Falcões | Foto: Reprodução

Como assim? As favelas brasileiras ocupando espaço no SXSW e ainda com pegada de inovação? Mais uma prova da incrível criatividade do Made in Brazil.

Edu Lyra, o grande empreendedor por trás da Gerando Falcões (que atua em rede como ecossistema de desenvolvimento social para acelerar impactos transformadores nas favelas brasileiras) conversou com Eco Moliterno, Chief Creative Officer da Accenture Digital Latam para mostrar como inovações sensacionais estão sendo gestadas em algumas das favelas do nosso país, incluindo o Favela 3D, um moonshot maravilhoso que pretende fazer as Favelas mais Dignas, Digitais e Desenvolvidas.

Sim, o trabalho da Gerando Falcões incorpora alta tecnologia, metodologias ágeis e até mesmo ciência de foguete para acabar com a pobreza no Brasil. A Favela X poderá lograr êxito antes de perdermos tempo e dinheiro aterrissando em Marte?

Como os novos comportamentos estão mudando a forma de pensar design?

Com visões diferentes sobre o mundo, comportamentos e o futuro, as empresas Fjord (representada por Nick De La Mare) e Nonfiction Design (representada pelos fundadores Mardis Bagley e Phnam Bagley), da Califórnia, trouxeram um debate interessante para o festival.

O destaque ficou por conta da maneira como as pessoas estão adotando novos hábitos: é o fim do pensamento abundante! E, claro, como não poderia faltar, discutiu-se também os novos espaços criados pelo metaverso, a velocidade das respostas e o cuidado com toda a sua rede de colaboradores, clientes e sociedade.

Startups e grandes empresas felizes para sempre?

No painel “Making Magic: How Startups Work With Large Corporates”, Bonnie Rosen, líder da Disney Accelerator, programa da Walt Disney Company que acelera startups e potencializa a inovação dentro da empresa, trouxe uma visão mágica para o relacionamento entre essas novas companhias e os grandes players de mercado.

Como essas parcerias podem transformar não só os envolvidos, mas todo o segmento? O caminho passa por uma conexão entre líderes, com o desenvolvimento de um business plan bem estruturado. Além disso, a troca de experiências é essencial, assim como a implementação de novas tecnologias.

Uma nova frente contra a Economia da Desinformação

Uma das fundadoras do Sleeping Giants, iniciativa que luta contra a divulgação de notícias falsas e discurso de ódio, Nandini Jammi, se conectou a Claire Atkin, especialista em publicidade digital e brand safety, para criar o Check My Ads Institute, projeto com objetivo de pressionar as marcas, e questionar sobre a publicidade veiculada nesses canais de comunicação para combater a Economia da Desinformação.

Segundo Nandini, “anunciantes vão investir cerca de US$ 700 bilhões em campanhas e uma parte desse dinheiro vai para o bolso dessas operações ligadas à desinformação”. O tema relevante faz uma provocação aos anunciantes: é preciso checar suas campanhas e gerar relatórios mais detalhados sobre elas.

E os vencedores são…

O fim de semana foi de premiação! O SXSW 2022 divulgou os vencedores do “14th SXSW Pitch Event”, realizado todos os anos. Ao todo foram dois dias de competição com 45 empresas participantes divididas em 9 categorias que deveriam apresentar aos jurados uma estratégia clara e objetiva para o futuro do negócio. Entre os destaques, as soluções para problemas como indústria, transporte e saúde através da tecnologia. Veja quem ganhou:

• Artificial Intelligence, Robotics & Voice: Hume AI
• Enterprise & Smart Data: Syrup Tech
• Entertainment, Gaming & Content: Action Face
• Extended Reality & Immersive Technology: MATSUKO
• Future of Work: Anthill
• Health, Wearables & Wellbeing: Sonavi Labs
• Innovative World Technologies: Hilos
• Smart Cities, Transportation & Logistics: JusticeText
• Social & Culture: MOGL
• Best Speed Pitch: Unpacking
• Winner of Diversity, Equity, and Inclusion: Sonavi Labs
• Best in Show: Hilos

Save the date: essa semana tem Mark Zuckerberg
(pelo menos virtualmente)

O fundador e CEO da Meta participará de um painel com o fundador e CEO da marca de roupas, Fubu, ao lado do também CEO do The Shark Group e um dos integrantes do programa “Shark Tank” Daymond John. A pauta? Metaverso! Segundo a organização do evento, o tema do painel será “Into the Metaverse: Creators, Commerce and Connection” e promete trazer novidades sobre a nova tecnologia para os próximos anos.

Não precisa se preocupar, a gente vai separar as informações mais importantes desse bate-papo aqui entre os nossos bites!


+ Notícias

SXSW Bites: confira os destaques do primeiro dia do festival 

A tecnologia e o dilema do século XXI: mais inovação é o mesmo que ter menos segurança?  

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]