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Suzano investe em testes com Inteligência Artificial em caminhões

Suzano investe em testes com Inteligência Artificial em caminhões

O veículo, totalmente controlado por inteligência artificial, utiliza câmeras e sensores integrados a diversos sistemas robóticos na movimentação de celulose

À exemplo, a Suzano uma das maiores empresas de celulose e papel do mundo, anunciou que está dando um passo pioneiro no Porto do Itaqui, em São Luís (MA), ao iniciar os testes com um caminhão autônomo para a movimentação de celulose. Sendo que o Porto do Itaqui é o primeiro terminal portuário do Maranhão a utilizar essa inovadora tecnologia. Além dos testes em São Luís, a Suzano está conduzindo experimentos simultâneos no Portocel, localizado em Aracruz (ES). O Portocel é uma sociedade entre a Suzano e a Cenibra, uma sinergia como um centro estratégico para as operações portuárias da empresa.

Os caminhões são totalmente controlados por inteligência artificial e utilizam câmeras e sensores integrados a diversos sistemas robóticos. O Sistema emprega uma abordagem Proporcional Integral Derivativa (PID), o que de acordo com dados divulgados pela companhia, resulta em comandos eficientes para aceleração, frenagem e direção. não apenas otimiza o consumo de combustível, reduzindo custos operacionais em cerca de 17%, mas também minimiza o impacto ambiental, alinhado à estratégia de sustentabilidade da companhia, segundo um estudo de 2018 da Universidade do Kentucky.

Arnaldo Miranda, gerente de Portos da Suzano, explica que a tecnologia em questão está alinhada com a estratégia da empresa (Suzano) de buscar soluções inovadoras e sustentáveis para suas operações. “Essa tecnologia está alinhada com a estratégia da companhia de buscar soluções inovadores e cada vez mais sustentáveis para nossas operações. A iniciativa também reforça o compromisso contínuo da Suzano de contribuir com o desenvolvimento do estado do Maranhão”, explica.

“Temos a expectativa de que essa solução proporcione não apenas mais segurança e eficiência operacional, mas também fortaleça a cultura de inovação do Porto do Itaqui, resultando em ganhos significativos para o negócio e para a gestão, além do reforço da sustentabilidade ambiental por meio de uma operação com menor consumo de combustível”, complementa.

Um dos destaques é a configuração autônoma não apenas para a eficiência operacional e segurança, mas também para ganhos substanciais em comparação às operações convencionais. Com um tempo de reação padrão de um décimo de segundo, o sistema autônomo supera a capacidade humana, essencial para lidar com eventos simultâneos em emergências. Além dos benefícios mencionados, a operação autônoma proporciona eficiência operacional contínua, minimizando perdas e impactando positivamente na produtividade. O projeto considera a utilização de cavalos mecânicos adaptados para transporte interno de celulose, principal carga movimentada pela empresa.

A tecnologia no veículo foi desenvolvida pela empresa Lume Robotics. Traz visão computacional, mapeamento, localização, planejamento de rotas, tomada de decisão, controle e central de operações. Os testes contemplam movimentações internas, desde o transporte da carga de celulose até subprocessos como embarque de navio, descarga de barcaças e movimentações em pátio, armazém e cais.



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