/
/
A relação de Pedro e Bino com a Amazon do Brasil

A relação de Pedro e Bino com a Amazon do Brasil

Pedro e Bino são dois caminhoneiros de uma série de uma famosa série de TV. A profissão se tornou vital também para o comércio eletrônico

Carga Pesada é uma famosa série de TV que narra as aventuras dos caminhoneiros Pedro (Antônio Fagundes) Bino (Stênio Garcia) pelas estradas muitas vezes esburacadas do Brasil. A série foi exibida, com grande sucesso, em dois momentos: originalmente entre 1979 a 1981 e, depois, a refilmagem entre 2003 e 2007. Mas o que essa dupla tem a ver com a Amazon, uma das maiores e-commerces do mundo? Muita coisa.

O Brasil, como se sabe, é altamente dependente de uma logística rodoviária para distribuir todo o tipo de mercadoria entre as cidades e estados. O Brasil é o país que tem a maior concentração rodoviária de transporte de cargas e passageiros entre as principais economias mundiais. Segundo dados do Banco Mundial, 58% do transporte no país é feito por rodovias contra 53% da Austrália, 50% da China, 43% da Rússia e 8% do Canadá.

Em 2018, essa dependência ficou ainda mais evidente com a greve geral de 11 dias dos caminhoneiros, o que resultou em um prejuízo de aproximadamente R$ 16 bilhões para a nossa economia.

Crescimento de ambos lados

Nos últimos anos, a relação entre os caminhoneiros e o comércio eletrônico se intensificou por vários motivos: transformação digital do consumidor, a expansão (inclusive na quantidade de players) do varejo eletrônico e a entrada de novos grupos etários e sociais no mercado de consumo.

Em 2020, a pandemia reforçou ainda mais esse elo entre caminhão e o comércio eletrônico – que, a propósito, cresceu 47% em 2020 – a maior em 20 anos.

Um dado que confirma essa estreita ligação é da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). De acordo com a entidade, o número de emplacamento de caminhões registrado em fevereiro deste ano foi de 7,8 mil veículos, alta de 21% na comparação com o mesmo mês de 2020. Ou seja, no fundo, estamos falando de uma comparação entre o mês com medidas restritivas de circulação (fevereiro de 2021) e outro que antecedeu o início do distanciamento social da COVID-19.

O otimismo dos fabricantes é ainda maior quando o assunto é a produção dos caminhões – o que engloba os veículos que ainda não foram emplacados. Em fevereiro deste ano, ainda segundo a Anfavea, foram fabricados 11,8 mil caminhões contra 9,1 mil no mesmo período do ano passado, alta de 29,3%. No entanto, o mesmo não se pode dizer dos segmentos de carros de passeio, por exemplo.

“O segmento de caminhões foi impulsionado pelo agronegócio e pelo crescimento do e-commerce. Comerciais leves caíram 16%, automóveis 28,6% e ônibus 33,4%. Já as máquinas agrícolas e rodoviárias venderam 7,3% mais que no ano passado (comparação entre 2020 e 2019)”, informa o levantamento da Anfavea.

“Não há estoque de caminhões nas concessionárias”

Há, no entanto, um lado menos eufórico e até preocupante na alta de vendas dos caminhões. Outra entidade, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), por meio do seu presidente, Alarico Assumpção Júnior, anda preocupada com uma possível escassez na oferta do produto, apesar da grande procura.

“O que dita o número de emplacamentos, hoje, é capacidade de produção das montadoras, já que, praticamente, não há estoque de caminhões nas concessionárias. Assim como os demais segmentos, os caminhões vêm enfrentando a escassez de peças e componentes, o que limita a oferta. Como a demanda se mantém aquecida, tanto pelos resultados das commodities, quanto pela boa disponibilidade de crédito para o segmento, a falta de produtos faz com que os pedidos atuais tenham a entrega de alguns modelos programada até para os meses de setembro e outubro”, comentou Assumpção Júnior.

Em outras palavras, no momento em que as grandes varejistas aceleram na transformação digital, o velocímetro da produção de caminhões corre o risco de desacelerar. E o resultado disso muito consumidor viu na pandemia: o e-commerce de imóveis, por exemplo, registrou aumento nas vendas e, ao mesmo tempo, viu crescer a quantidade de queixas por causa dos atrasos nas entregas. Um dos motivos é que muitos fabricantes ficam no Sul do País e, assim, dependem dos caminhoneiros para entregar o produto em outros cantos do País.

É claro que o risco descrito no parágrafo anterior é extremamente conservador. Vale lembrar que há o comércio de caminhões seminovos e usados, por exemplo. No entanto, mesmo diante de uma ameaça aparentemente distante, é difícil deixar de perder a oportunidade de usar o bordão que marcou o personagem Pedro: “É uma cilada, Bino!”. Tomara que não.


+ Notícias

Já ouviu falar de arbitragem de consumo? O assunto está em discussão na Senacon

A mãe do Código de Defesa do Consumidor

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]