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Como conquistar clientes com produtos sustentáveis?

Como conquistar clientes com produtos sustentáveis?

Demanda por experiências aliadas ao meio ambiente ainda é tímida, mas a oferta de benefícios e recompensas pode ser chave para fidelização.

A demanda por produtos, serviços e experiências sustentáveis está deixando de ser algo exclusivo a poucos clientes para se tornar o desejo das mais novas gerações de consumidores. A Geração Z – que inclui pessoas nascidas entre meados de 1996 e 2010 – é a que mais valoriza a sustentabilidade no consumo, sendo que 37% dos respondentes de uma pesquisa da consultoria EY declaram que estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços sustentáveis. É seguida pela Geração Y (nascidos entre 1982 e 1994), com 35%.

Não só isso, mas a pesquisa também aponta que a Geração Z é a que mais segue conteúdos sobre sustentabilidade nas redes sociais, além de evitar comprar produtos de marcas que causam impacto negativo ao meio ambiente. Cerca de 31% dos consumidores dessa geração param de comprar de marcas que, em sua visão, não estão contribuindo com impacto positivo suficientemente.

Por outro lado, outra pesquisa da EY, a “CEO Outlook Survey”, aponta que somente 15% das lideranças C-level estão priorizando iniciativas de sustentabilidade, enquanto 24% estão alocando capital para as mesmas. Já os demais 61% estão ou dividindo recursos igualmente entre outras iniciativas ou não estão priorizando ações nesse sentido. Isso porque a sustentabilidade ainda não se mostrou relevante para os negócios e sua sobrevivência.

Sustentabilidade Beta

Segundo o “Trop Trends 2023”, do Grupo Consumoteca – que avalia tendências para o mercado latino-americano –, um dos movimentos em evidência é a chamada “Sustentabilidade Beta”.  Segundo essa tendência, consumidores brasileiros das gerações Z, Millennials, X e Boomers – especialmente, das classes A e B – estão cada vez mais atentos e dispostos a experimentar alternativas sustentáveis. No entanto, esperam receber algo em troca, ou seja, seu esforço não deve ser unilateral.

Segundo o relatório, 88% dos consumidores estão dispostos a adotar mais iniciativas sustentáveis se tiverem incentivos de marcas e governos para isso. Já 88% afirmam que comprariam produtos mais sustentáveis por preços mais acessíveis ou recompensas. E 85% afirmam que se tornariam clientes de uma nova marca com a proposta de oferecer benefícios aos consumidores que aderirem a práticas sustentáveis.

A conclusão do estudo é que o interesse dos consumidores é crescente, mas o comportamento de consumo sustentável ainda é tímido. Para as marcas, um caminho possível é criar soluções de conveniência e recompensas – na forma de preços mais acessíveis, descontos e experiências – para agregar diferenciais e criar atratividade e fidelidade de consumidores. No futuro, é possível que veremos mais interesse em alternativas sustentáveis, mas ainda conectadas a ganho pessoal.

Sustentabilidade na prática

O estudo do Grupo Consumoteca ainda aponta que os setores nos quais consumidores mais identificam possibilidades de iniciativas sustentáveis são alimentação (80%), educação (78%) – com um desejo por maior letramento sobre o tema –, saúde (78%), beleza (74%) e moda (71%). Mesmo o setor financeiro, do final da lista, ainda possui uma afinidade considerável, com 53%.

Assim, marcas devem, além de criar ações promocionais, criar benefícios relacionados à performance do produto, trazendo resultados melhores aos consumidores além de sua sustentabilidade. Assim, comunicar esses projetos envolve contar uma boa história e não apenas focar naquilo que é relevante aos negócios.

Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todo ano em 5/6 desde 1974, o Brasil enfrenta as consequências de um de seus piores desastres ambientais. As cheias do lago Guaíba, no Rio Grande do Sul, ainda deixam mais de 600 mil pessoas desabrigadas, além de mais de 170 vítimas fatais e mais de 40 desaparecidas. O estado ainda enfrenta escassez de água potável, alimentos, bens de consumo e infraestrutura.

O evento revela não só a necessidade de maior entendimento sobre as mudanças climáticas como ações eficazes e responsáveis para mitigar seus efeitos e prevenir riscos à população, ao ecossistema e aos negócios. Esforços conjuntos não mais que necessários, mas urgentes.

*Foto: cottonbro studio/Pexels.

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