/
/
Supermercados apostam em vendas mais aquecidas no verão 2020

Supermercados apostam em vendas mais aquecidas no verão 2020

57% dos empresários do setor se mostraram otimistas em relação às vendas na estação. Cervejas e sorvetes são os itens com maiores expectativas de consumo

Uma pesquisa realizada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) mostra que este verão deverá ser caloroso para o setor supermercadista. 57% dos empresários da categoria estão apostando no aumento das vendas na estação. Para se ter ideia, no mesmo período do ano passado apenas 45% deles estavam otimistas com as vendas.

Segundo o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, o ânimo está relacionado ao desempenho do varejo em 2019, que foi o melhor para o setor nos últimos cinco anos.

“A recuperação tem acontecido de forma gradual e começou a ser sentida mais no segundo semestre, com a melhora do nível de emprego, o aumento da confiança de empresários e consumidores e a reação positiva da indústria”, afirma.


Vendas por setor

Bebidas

Ao que tudo indica, a cesta de bebidas será uma das maiores favorecidas. Estima-se um crescimento de 14,3% nas vendas de cerveja. Por essa razão, 73% dos entrevistados pretendem comprar mais cerveja para reforçar seus estoques.

Outros produtos que entram nas apostas de crescimento são: água mineral (13,1%), sucos (12,1%), espumantes (12%) e energéticos (11%).

Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa – Abras

Alimentos

Para dar uma resfriada, mas só na temperatura do verão, os sorvetes aparecem no topo das expectativas de aumento das vendas (11,9%), seguido dos queijos (11,8%). Respectivamente, vêm os iogurtes e massas instantâneas  – ambos com previsão de crescimento de 9,9% – pratos prontos estimam alta de  7,7% e sobremesas prontas gelificadas 6,7%.

Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa – Abras

Higiene e Beleza

Como de se esperar, os supermercados vão reforçar seus estoques de protetor solar, já que a projeção do aumento de venda do produto é de 14%. Na sequência, a área de higiene e beleza durante o verão será impulsionada pelos cremes depilatórios (12,1%), repelentes (11,5%), bronzeadores (10,4%) e, ainda em dois dígitos, o pós-shampoo (10,1%).

Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa – Abras

Entre todos os produtos mencionados na pesquisa Verão realizada pela Abras, a cerveja é o item que os supermercados pretendem comprar 73% a mais para preencher seus estoques – valor muito maior que a média do segundo e terceiro colocados: sorvetes (59%), refrigerantes (57%) e água mineral (57%).

Quanto às ações por parte das indústrias para reforçar as vendas, as promoções continuam as principais estratégias para 82% dos supermercadistas. Ações nos pontos de venda aparecem em segundo lugar com 64% das intenções de realizações.

Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa – Abras

VAREJO EM 2020

Tendências para apostar no varejo em 2020

Estratégias para conquistar a preferência do cliente em 2020

Quem está à frente das tendências para o ano de 2020?


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]