/
/
Supermercados norte-americanos estreiam zeladores autônomos

Supermercados norte-americanos estreiam zeladores autônomos

Seguindo o movimento do Walmart, redes implantam robôs que farão a limpeza de mais de 170 lojas. Equipamento funciona como um supervisor, que avisa onde há sujeira

Um robô está ajudando funcionários de supermercados norte-americanos a manter todos os ambientes das lojas limpos. “Marty”, como foi apelidado, limpa e avisa quando “vê” grãos espalhados pelas prateleiras, molhos que vazaram da embalagem ou frutas jogadas no chão.

Já são 25 robôs do tipo operando em supermercados das redes Giant, Martin’s e Stop & Shop, controladas pela Ahold Delhaize. Os robôs são equipados com sensores para identificar a presença de clientes com carrinhos e oito câmeras, algumas apontam para o chão, outras para as prateleiras. Os olhos não têm função alguma a não ser dar um “rosto” amigável ao robô . Tim Rowland, CEO da Badger Technologies, empresa que desenvolveu o modelo, disse que ele ainda pode ser reprogramado para ajudar no monitoramento de estoque.

Apesar de circular livremente pela loja, o robô ainda tem algumas limitações. O equipamento precisa de supervisão humana, feita através de uma central de monitoramento, e não consegue limpar alguns tipos de sujeito. Neste último caso, a máquina aciona um funcionário e fica parada em frente ao local sujo.

Além dos 25 robôs que já estão em operação, as três redes de supermercado ainda vão receber 30 máquinas do modelo por semana. Todas as lojas da Giant receberão os robôs até a metade deste ano. A rede possui 172 lojas.

Mais robôs

Ver robôs limpando as lojas será um hábito para os consumidores nos Estados Unidos em 2019. No ano passado, em parceria com uma startup, o Walmart anunciou que usaria 360 zeladores autônomos. Os robôs começam a operar até o dia 31 deste mês.

Robô da Brain Corp, que vai operar em lojas do Walmart nos EUA / Crédito: Divulgação

Além dos zeladores autônomos, a marca já fez testes com robôs para digitalizar os itens das prateleiras e transportar produtos do estoque para pedidos online.

O movimento, porém, vem incomodando o sindicato que representa trabalhadores da Giant e da Stop & Shop. Em um comunicado enviado a Associated Press, o presidente da entidade disse que “a expansão agressiva da automação em supermercados e varejo em geral é uma ameaça direta a milhões de trabalhadores norte-americanos que alimentam a indústria e os consumidores a quem ela serve”.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]