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Superbid Exchange transforma itens usados em oportunidades de negócios

Superbid Exchange transforma itens usados em oportunidades de negócios

Pedro Donati, VP de Plataforma da Superbid Exchange, explica qual é o papel da empresas com economia circular

A Superbid Exchange é uma plataforma de negócios com serviços e pagamentos onde compradores concorrem por itens ofertados por empresas, em que há a transformação de reuso em oportunidade para quem vende e para quem compra, como uma espécie de leilão online.

Por isso, acaba atuando como um motor da economia circular, que impulsiona a filosofia ESG. Afinal, tudo que uma empresa não usa mais vira oportunidade: de imóveis a plataformas de petróleo, de tratores a satélites que orbitaram a Terra.

Em entrevista exclusiva ao Consumidor Moderno, Pedro Donati, VP de Plataforma da companhia, comenta sobre como a empresa trabalha a experiência do usuário, explica qual é o seu papel na economia circular e revela os principais objetivos para o ano que vem.

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A Superbid Exchange e sua relação com a economia circular

A Superbid é a exchange da economia circular, ou seja, uma plataforma tecnológica que garante a eficiência, governança e segurança de transações de bilhões de reais todos os anos.

“Somos líderes no Brasil e na América Latina. E esse é só o começo: não paramos porque movemos o mercado. E quanto mais crescemos, mais a economia circula”, afirma Pedro Donati.

Ainda de acordo com o executivo, a Superbid move o mercado quando transforma reuso em oportunidade, fazendo com que o impacto na economia circular seja gigante e otimizando o rendimento de recursos globais ao circular produtos, componentes e materiais.

De tratores a equipamento industrial, de terrenos a prédios inteiros, de jet sky a navios petroleiros, de estoque que sobrou na empresa a itens devolvidos, tudo encontra novos donos.

“Por meio de um ambiente transparente, seguro e de credibilidade para compradores concorrerem pelos itens ofertados por vendedores e agentes de venda, nossa tecnologia ajuda a viabilizar o encontro entre quem precisa de algum produto e quem o tem à disposição para vender”, explica o VP de Plataforma.

O profissional acredita que a jornada ESG de cada empresa envolve um portfólio de iniciativas que visam minimizar e repor seu impacto social e ambiental. A economia circular é um dos itens neste portfólio.

“Quando uma empresa substitui um caminhão ou trator por outro mais adequado a sua operação, a economia circular se torna o caminho para evitar que este item substituído vire lixo, poluindo o ambiente, e o leva às mãos de um novo dono que ainda pode utilizá-lo bem. Isto evita que este novo dono precise pagar mais por um item novo, que consumiria muitos recursos naturais para ser produzido”, exemplifica Pedro Donati.

“Além deste impacto ambiental (o “E”, de ESG) direto que o reuso provoca, há também o impacto social (o “S”, em ESG). Muitos destes compradores podem crescer ou começar seus negócios com menos investimento pela oportunidade de comprar estes itens usados por outras empresas maiores”, completa.

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A importância do user experience (UX) e o perfil do consumidor

Para a Superbid Exchange, a experiência do usuário é um aspecto fundamental, sendo o objetivo garantir que quem vende e quem compra na plataforma tenha uma experiência eficiente, fácil e agradável. Mas UX vai muito além das interfaces utilizadas pelos clientes.

Imagine uma empresa que tem carros para vender porque renovou a frota dos funcionários, e compare com uma concessionária de veículos que aceitou um carro usado como parte do pagamento na venda de um novo. Ambos têm carros para liquidar, mas os desafios, dores e a jornada de cada uma destas empresas é bem diferente.

“Nossa plataforma é desenvolvida para cuidar da experiência específica de cada vendedor. Envolvemos diferentes perfis de usuários nas etapas de planejamento e design com pesquisas, métricas de uso, experimentos e aprendizado contínuo. Ouvir nossos compradores é fundamental e define boa parte do que priorizamos em nosso desenvolvimento”, pontua o VP de Plataforma.

Além disso, Pedro Donati reforça que a empresa precisa estar sempre em conexão com cada público, entendendo o perfil do consumidor. E são muitos, como os leiloeiros – agentes de vendas com necessidades muito próprias. Logo, torna-se essencial entender como tornar seu trabalho melhor e mais lucrativo.

Já um comprador profissional de carros tem perfil muito diferente de uma pessoa que compra um sofá de apartamento decorado que está sendo desmontado pela construtora.

Metas para 2023

Para o ano que se aproxima, a Superbid pretende aumentar o seu impacto nos segmentos em que já atua (empresas liquidando ativos, fluxo de repasse de concessionárias, seguradoras e leiloeiros) e expandir o exchange para novos segmentos onde vê grande oportunidade para conectar melhor compradores e vendedores.

“Durante a crise de escassez de chips, a procura por bens usados aumentou, o que também impacta na oferta e demanda na nossa plataforma. Precisamos estar sempre muito próximos aos consumidores e ao mercado para entender e antecipar tendências”, frisa Pedro Donati.

Diante de tudo isso, a empresa vem provando que é possível transformar itens usados em oportunidades de negócios rentáveis e benéficos para ambos os lados. Afinal, em algum lugar do país há o que você precisa por um preço acessível.

E a Superbid Exchange conecta esses dois polos em prol de uma economia mais sustentável, com otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Ao contribuir para a redução de poluição desde o princípio e manter produtos e materiais em uso em seu mais alto valor, a mensagem que fica é: #botapracircular!


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