/
/
De que forma as startups podem influenciar grandes empresas?

De que forma as startups podem influenciar grandes empresas?

Durante o Whow! Festival de Inovação, a capacidade de grandes corporações de agregar a inovação das startups foi tema de debate. Confira

Ciência ou estratégia? O DNA de toda empresa precisa de um pouco de inovação para dar certo? Ou é possivel inserir isso no dia a dia? Um painel do Whow! discute esse tema. Rafael Ribeiro, direitor executivo da ABStartups, começa a conversa contando sobre seu trabalho: a institução educa empreendedores, faz pontes entre startups, investidores e clientes. Além disso, tem conexão com grandes players do mercado para ajudar essas novas empresas. A ABStartups funciona também como uma colaboradora no sentido de legislação e influência política.
Em seguida, João Ramos, cofundador da Black Sheep Project, conta que a empresa tem o objetivo de levar o conhecimento sobre empreendedorismo para o dia a dia das pessoas, indo além das salas de reunião e de aula.
Carlos Mira, por sua vez, conta que trabalhou por muitos anos em uma transportadora, da qual era presidente-executivo. Em 2011, porém, começou a investir em um negócio – que, hoje, é o TruckPad, a empresa da qual é CEO e fundador. Naquele ano, Mira ele foi com João Dória (atual prefeito de São Paulo) conhecer o Vale do Silício. Lá, descobriu aceleradoras e startups e ficou apaixonado por apps e novos negócios. “Será que caminhoneiros não usariam serviços como esses?”, pensou. Ele voltou com essa questão em mente, viu uma oportunidade e investiu nela —  mesmo tendo que brigar com o irmão (e sócio) para isso.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Então, Mira buscou ajuda na Endeavor e entendeu o que é ser empreendedor. Inicialmente, jogou fora os ternos e cortou o cabelo. Depois, voltou ao Vale do Silicio, desta vez para levar a TruckPad para ganhar o prêmio de startup mais inovadora do mundo. “Fiz só o que achava divertido”, lembra. “O que é bacana é que tive que comprar os primeiros tablets para os caminhoneiros, mas hoje pelo menos metade dos caminhoneiros têm nosso app baixado”. No processo, ele entendeu que é fundamental poder errar e que dentro da grande empresa da qual era presidente ele não poderia.
Flavio Pripas, diretor do Cubo Coworking Itaú, mediador do painel, por sua vez, conta que a iniciativa nasceu da necessidade do Itaú Unibanco de ter a proximidade e a presença de startups e novos negócios em seu ecossistema. Nesse contexto, questiona aos colegas de painel: qual a maturidade das grandes empresas para lidar com as startups?
Ribeiro responde que as empresas não estão prontas para isso – inclusive por causa da burocracia. “Temos visto que a parceira com a startup só funciona quando a decisão é top down – ou seja, parte do CEO”, diz. “Se não for assim, a startup não consegue colocar em prática o serviço ou parceria”.
Nesse sentido, Mira conta que “tem preguiça de grandes corporações”, porque sempre que tenta fazer parceria com elas, acaba em briga — afinal, as grandes empresas querem que o app mude para satisfazê-las. Como bom exemplo, porém, ele cita a Mercedes-Benz, que possui um projeto na Alemanha focado em parcerias. E ele funciona.
A primeira edição do Whow! Festival de Inovação, organizado pelo Grupo Padrão, que publica NOVAREJO, acontece em mais de 70 lugares de São Paulo. Acompanhe a cobertura aqui e nas redes sociais com a #WhowFestival!

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]