/
/
Startups em CX: o que podemos aprender com elas?

Startups em CX: o que podemos aprender com elas?

As retailtechs estão focadas em oferecer soluções para as varejistas: marcas que têm notas acima da média no quesito experiência do cliente faturam mais

Um levantamento da Liga Ventures identificou 158 startups ativas e utilizam diferentes tecnologias para entregar as melhores soluções para seus clientes e para os consumidores. Isso porque 80% delas estão focadas no mercado B2B. Elas estão divididas em nove categorias, como comunicação e relacionamento com o cliente; análise de dados; experiência do cliente; chatbots; cupons e cashback; fidelização do cliente; shoppers; pesquisa de satisfação e prospecção de clientes.

Essas startups foram responsáveis por altos investimentos no setor. De janeiro de 2022 a setembro de 2023 foram realizados 25 deals que movimentaram cerca de R$ 387 milhões. As startups de fidelização do cliente e análise de dados tiveram a maior participação no montante total investido no período.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Outro dado interessante é que segundo uma pesquisa da Redweb, 73% das marcas que têm notas acima da média no quesito experiência do cliente faturam 44% mais do que os concorrentes.  O dado só reforça que a experiência do cliente se tornou um fundamento angular do sucesso no varejo.

Não tem jeito, o varejo precisa urgentemente acompanhar a evolução das tecnologias. Só no mês de agosto no Brasil, 157 lojas foram fechadas, mostra um relatório do Bank of America.

Os consumidores de hoje estão mais exigentes do que nunca, buscando não apenas produtos de qualidade, mas também uma experiência de compra agradável e personalizada. Nesse contexto, as retailtechs vêm desenvolvendo soluções para atender a essa demanda crescente, proporcionando uma experiência positiva ao cliente.

“O varejo tem passado por transformações notáveis nos últimos anos, e as retailtechs focadas na experiência do cliente desempenham um papel vital nessa evolução. Como mostram os dados do estudo, elas oferecem soluções que tornam a jornada de compra mais eficiente e personalizada, o que é especialmente positivo principalmente em datas importantes para o varejo, como a Black Friday” analisa Guilherme Massa, cofundador da Liga Ventures.

A Black Friday, data muito esperada pelos varejistas e consumidores que estão em busca por preços atrativos e variedade de ofertas, promete movimentar a data o setor. De acordo com a pesquisa do Google à Offerwise, nas últimas semanas 24 categorias do varejo cresceram em relação ao ano anterior. Os segmentos de casa e construção, automotivo e eletroportáteis estão entre os mais procurados, abrindo uma oportunidade para o varejo explorar esta data, ampliando oportunidades de negócios na Black Friday.

“Isso porque essas inovações são essenciais para proporcionar ofertas únicas e direcionadas, otimizar a logística e garantir uma experiência de compra mais conveniente, impulsionando as vendas e o crescimento dos negócios, além de fidelizar os consumidores”, explica.

Uma das principais contribuições das retailtechs é a melhoria da eficiência na jornada de compra. Elas oferecem soluções que permitem que os varejistas otimizem seus processos, desde a pesquisa de produtos até o pagamento final. Por exemplo, algoritmos de recomendação de produtos personalizados ajudam os clientes a encontrarem o que desejam mais rapidamente, enquanto os sistemas de check-out agilizam o processo de pagamento. Isso não apenas economiza tempo para os consumidores, mas também aumenta a conversão de vendas para os varejistas.

O que o varejo pode aprender com elas?

O varejo já se mostrou resiliente, porém ainda assim é preciso acompanhar as evoluções da tecnologia, como esses novos modelos de negócios estão focadas na eficiência, produtividade e a experiência do cliente para o setor, ao mesmo tempo que fornecem apoio aos pequenos e médios varejistas, as empresas podem se atentar em:

Unificação dos Canais de Venda

Outro foco das retailtechs é a unificação dos canais de venda. Isso significa que você pode começar sua jornada de compra em uma loja física e terminá-la online, ou vice-versa, sem qualquer interrupção. Isso cria um­a experiência de compra mais fluida e conveniente, onde você escolhe como, quando e onde comprar.

Rastreamento e Personalização

As varejistas também estão investindo em tecnologias de rastreamento para entender o comportamento dos consumidores. Por exemplo, sensores e câmeras nas lojas físicas podem rastrear os movimentos dos consumidores, permitindo que as empresas entendam os padrões de tráfego e os interesses dos clientes. Isso, por sua vez, pode levar a uma experiência de compra mais personalizada.

Estratégia Omnichannel

Uma das estratégias mais inovadoras promovidas pelas retailtechs é uma estratégia omnicanal. Ela visa criar uma experiência de compra consistente e integrada em todos os canais disponíveis, sejam eles físicos ou online. Isso significa que, independentemente de você estar comprando em uma loja física, navegando em um aplicativo ou fazendo uma compra online, a experiência deve ser unificada e sem atritos.

Retailtechs de Comunicação e Relacionamento com o Cliente

Sinch

Para atender ao crescente padrão de experiências do cliente, a Sinch, que impulsiona conversas significativas entre empresas e seus clientes por meio de sua Customer Communications Cloud, lançou o Smart Conversations, um poderoso recurso de IA integrado à API de Conversa da Sinch. Esse avanço significativo permite que empresas automatizem e personalizem conversas em vários canais, levando a experiências superiores para os clientes e, ao mesmo tempo, otimizando custos.

Aftersale

Há seis anos no mercado, a startup utiliza tecnologias como automação e logística reversa para automatizar o atendimento pós-venda. Oferece soluções como sistemas para atendimento pós-venda e visa melhorar a qualidade do atendimento de seus clientes. Atua no segmento de moda e acessórios, cosméticos e beleza, produtos profissionais, além de casa e decoração.

Agidesk

A Agidesk é uma startup que oferece soluções de atendimento digital, helpdesk, service desk, gestão de produtividade e projetos. Com seu dashboard, a empresa ajuda na gestão de trabalhadores remotos, proporcionando maior eficiência e organização para as empresas.

Alana AI

A Alana AI é uma startup que utiliza tecnologias como inteligência artificial própria para oferecer soluções em comunicação automatizada, por meio da coleta de 10 anos de dados em canais sociais e unificação em um único ID Universal. Atua no mercado de vendas e varejo e tem como objetivo melhorar o custumer experience por meio do engajamento e retorno aos clientes de forma automática, personalizada e humanizada.

Em resumo, as Retailtechs estão revolucionando o varejo, tornando uma jornada de compra mais eficiente e personalizada. Sua capacidade de oferecer soluções inovadoras que melhoram a eficiência, personalizam ofertas, otimizam a logística e promovem uma experiência de compra mais conveniente é especialmente vital em dados importantes, como a Black Friday.

À medida que essas tecnologias continuam a evoluir, esperamos que o varejo continue a se transformar, proporcionando aos consumidores experiências cada vez mais gratificantes e impulsionando o crescimento sustentável dos negócios.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]