Experiência do cliente para além do “dedo no pulso”
- Por Melissa Lulio
- 3 min leitura
Caso você já tenha participado de uma roda de conversas sobre excelência na experiência do cliente, é provável que tenha ouvido (ou dito) a frase “é preciso ter o dedo no pulso do consumidor”, ou seja, saber de fato o que ele sente, para corresponder às expectativas. Ainda que essa seja uma missão de todas as empresas, é inegável que o Varejo já tem “meio caminho andado”. Seja no digital, seja no ambiente físico, o contato do consumidor com esse setor é constante e, portanto, pode ser mais fácil ter conhecimento sobre os sentimentos dele.
O Varejo, portanto, possui um potencial único de absorver conhecimento sobre o cliente, entender as suas necessidades e entregar uma experiência personalizada. É preciso, entretanto, entender que esse conhecimento precisa ir além do óbvio: as estratégias para conquistar o cliente precisam transcender os preços baixos, a variedade de produtos, a disponibilidade de estoque ou a qualidade. Esses elementos, na verdade, são o básico: caso a loja atenda a esses critérios, o cliente pode ficar satisfeito, mas não registrará a experiência como inesquecível.
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A verdadeira chave para gerar valor está em atender o público de forma individualizada, levando em consideração o perfil e as características específicas de cada um. Mas como alcançar esse patamar? O segredo está no uso de dados. A evolução do Varejo no Brasil passa pela necessidade de aprender a usá-los de forma estratégica, transformando-os em insights valiosos, em insumos capazes de inspirar uma tomada de decisões estratégica.
Essa missão requer a aplicação de técnicas de análise de dados, que ajudam a identificar padrões de compra, preferências individuais e motivações – afinal, por que o seu cliente escolhe comprar com você? Ter essa resposta pode ajudar não apenas a ampliar vendas, mas a gerar encantamento a partir de surpresas positivas.
Não por acaso, gigantes do e-commerce, como Amazon e Mercado Livre, já utilizam algoritmos avançados para sugerir produtos com base no histórico de compras, nas avaliações de produtos e no comportamento de navegação – e, não tenha dúvidas, estão planejando novidades para sempre “irem além”, a partir de um mindset de melhoria constante.
Mindset, inclusive, é um fator decisivo para toda a empresa – dentro ou fora do setor Varejista. Sozinhos, os dados não garantem sucesso. É essencial ter curiosidade e humildade, com a consciência de que sempre é possível aprender mais um pouco. Assim, o “dedo no pulso do consumidor” pode ser mais do que um jargão corporativo.
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