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Experiência do cliente para além do “dedo no pulso”

Experiência do cliente para além do “dedo no pulso”

Caso você já tenha participado de uma roda de conversas sobre excelência na experiência do cliente, é provável que tenha ouvido (ou dito) a frase “é preciso ter o dedo no pulso do consumidor”, ou seja, saber de fato o que ele sente, para corresponder às expectativas. Ainda que essa seja uma missão de todas as empresas, é inegável que o Varejo já tem “meio caminho andado”. Seja no digital, seja no ambiente físico, o contato do consumidor com esse setor é constante e, portanto, pode ser mais fácil ter conhecimento sobre os sentimentos dele. 

O Varejo, portanto, possui um potencial único de absorver conhecimento sobre o cliente, entender as suas necessidades e entregar uma experiência personalizada. É preciso, entretanto, entender que esse conhecimento precisa ir além do óbvio: as estratégias para conquistar o cliente precisam transcender os preços baixos, a variedade de produtos, a disponibilidade de estoque ou a qualidade. Esses elementos, na verdade, são o básico: caso a loja atenda a esses critérios, o cliente pode ficar satisfeito, mas não registrará a experiência como inesquecível. 

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A verdadeira chave para gerar valor está em atender o público de forma individualizada, levando em consideração o perfil e as características específicas de cada um. Mas como alcançar esse patamar? O segredo está no uso de dados. A evolução do Varejo no Brasil passa pela necessidade de aprender a usá-los de forma estratégica, transformando-os em insights valiosos, em insumos capazes de inspirar uma tomada de decisões estratégica.

Essa missão requer a aplicação de técnicas de análise de dados, que ajudam a identificar padrões de compra, preferências individuais e motivações – afinal, por que o seu cliente escolhe comprar com você? Ter essa resposta pode ajudar não apenas a ampliar vendas, mas a gerar encantamento a partir de surpresas positivas.

Não por acaso, gigantes do e-commerce, como Amazon e Mercado Livre, já utilizam algoritmos avançados para sugerir produtos com base no histórico de compras, nas avaliações de produtos e no comportamento de navegação – e, não tenha dúvidas, estão planejando novidades para sempre “irem além”, a partir de um mindset de melhoria constante.

Mindset, inclusive, é um fator decisivo para toda a empresa – dentro ou fora do setor Varejista. Sozinhos, os dados não garantem sucesso. É essencial ter curiosidade e humildade, com a consciência de que sempre é possível aprender mais um pouco. Assim, o “dedo no pulso do consumidor” pode ser mais do que um jargão corporativo. 

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
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Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
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relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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