Experiência do cliente para além do “dedo no pulso”

Experiência do cliente para além do “dedo no pulso”

Caso você já tenha participado de uma roda de conversas sobre excelência na experiência do cliente, é provável que tenha ouvido (ou dito) a frase “é preciso ter o dedo no pulso do consumidor”, ou seja, saber de fato o que ele sente, para corresponder às expectativas. Ainda que essa seja uma missão de todas as empresas, é inegável que o Varejo já tem “meio caminho andado”. Seja no digital, seja no ambiente físico, o contato do consumidor com esse setor é constante e, portanto, pode ser mais fácil ter conhecimento sobre os sentimentos dele. 

O Varejo, portanto, possui um potencial único de absorver conhecimento sobre o cliente, entender as suas necessidades e entregar uma experiência personalizada. É preciso, entretanto, entender que esse conhecimento precisa ir além do óbvio: as estratégias para conquistar o cliente precisam transcender os preços baixos, a variedade de produtos, a disponibilidade de estoque ou a qualidade. Esses elementos, na verdade, são o básico: caso a loja atenda a esses critérios, o cliente pode ficar satisfeito, mas não registrará a experiência como inesquecível. 

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A verdadeira chave para gerar valor está em atender o público de forma individualizada, levando em consideração o perfil e as características específicas de cada um. Mas como alcançar esse patamar? O segredo está no uso de dados. A evolução do Varejo no Brasil passa pela necessidade de aprender a usá-los de forma estratégica, transformando-os em insights valiosos, em insumos capazes de inspirar uma tomada de decisões estratégica.

Essa missão requer a aplicação de técnicas de análise de dados, que ajudam a identificar padrões de compra, preferências individuais e motivações – afinal, por que o seu cliente escolhe comprar com você? Ter essa resposta pode ajudar não apenas a ampliar vendas, mas a gerar encantamento a partir de surpresas positivas.

Não por acaso, gigantes do e-commerce, como Amazon e Mercado Livre, já utilizam algoritmos avançados para sugerir produtos com base no histórico de compras, nas avaliações de produtos e no comportamento de navegação – e, não tenha dúvidas, estão planejando novidades para sempre “irem além”, a partir de um mindset de melhoria constante.

Mindset, inclusive, é um fator decisivo para toda a empresa – dentro ou fora do setor Varejista. Sozinhos, os dados não garantem sucesso. É essencial ter curiosidade e humildade, com a consciência de que sempre é possível aprender mais um pouco. Assim, o “dedo no pulso do consumidor” pode ser mais do que um jargão corporativo. 

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


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