Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como uma startup está mudando o ambiente de negócios da África

Como uma startup está mudando o ambiente de negócios da África

Fintech Lydia busca permitir que PMEs na África tenham acesso à crédito por meio da tecnologia para desenvolver continente

O que dizer sobre um mercado que possui US$ 2,2 trilhões de PIB, 450 milhões de usuários de internet e uma população de 1,2 bilhão de pessoas? Mais: com uma média de idade que não supera os 20 anos. Provavelmente, ao observar esses dados, mostrariam um grande entusiasmo para investir. Porém, ainda não acontece como deveria. A África ainda não entusiasma os investidores como outros mercados como China, Índia e até o Brasil, num passado recente. Alguns empreendedores locais, no entanto, lutam para mudar esse cenário. A despeito dos desafios sociais, econômicos e logísticos, startups mostram para o mundo o potencial que esse mercado tem.

Um desses casos é a fintech Lydia, que quer ser uma alternativa aos empreendedores locais para conseguir crédito e expandir os seus negócios. O negócio foi fundado no fim de 2016 e, por enquanto, se baseia na Nigéria, país de nascimento do empreendedor Tunde Kehinde. Ele foi um dos palestrantes do evento C2, em Montreal. E a startup se baseia em uma espécie de agência de análise de risco dos pequenos negócios.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Os pequenos empresários da região podem solicitar uma análise do seu negócio pela Lydia, que vai fazer um balanço de todos os dados financeiros da companhia e também do potencial do negócio – são mais de 100 pontos analisados. Com as informações em mãos, por meio de uma tecnologia própria, uma nota é dada pela empresa. Depois disso, a empresa desembolsa quantias entre US$ 500 e US$ 15 mil para a expansão dos negócios. “Queremos que a próxima geração de empreendedores realizem os seus sonhos”, diz Kehinde para a Consumidor Moderno. “Queremos construir uma avaliação de crédito para o mundo dos pequenos empresários.” Alguns resultados, segundo Kehinde, já foram alcançados. Depois do aporte, empresas chegaram a faturar mais de 40% ao mês. Ou seja, tudo o que essas empresas precisam de um empurrão. No ano passado, a companhia teve um aporte de US$ 1,25 milhão de companhias locais.

Não é o primeiro negócio

Kehinde é co-fundador da Lydia, mas também criou uma empresa de logística antes disso com Ercin Eksin, parceiro em ambas as plataformas. A African Courier Express (ACE) revolucionou a forma como os produtos são entregues na Nigéria.  A cidade de Lagos é a maior do país africano e é conhecida pela fraca infraestrutura e também pelo trânsito caótico. Logo, nenhuma compra feita para ser entregue em casa chegava antes de semanas e até meses. A ACE decidiu mudar isso e diminuiu a espera para até três dias. A forma que a ACE achou para amenizar o problema foi conectar entregadores a empreendimentos e consumidores. Comidas frescas são entregues em até 24 horas, no melhor estilo iFood e UberEATS. Hoje, a empresa já tem mais de mil pessoas trabalhando diretamente e indiretamente. Outro desafio encontrado pela startup foi a baixa informatização dos pagamentos na Nigéria. Com uma população que supera 170 milhões de habitantes, menos de 500 mil possuem cartões de débito. A saída foi confiar nas pessoas e permitir que os pagamentos das entregas fossem em dinheiro. Deu certo. “Construímos todo um ambiente entendendo os desafios do local”, afirma Kehinde.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]