Com base no crescimento no número de usuários de internet no mundo, e no fato de as redes sociais apostarem cada vez mais no formato de produção de conteúdo em vídeo e experiências customizadas para seus usuários, o empresário brasileiro Ricardo Kurtz criou o ZoomeTV. Trata-se de uma startup, com sede em Miami, nos Estados Unidos, provedora de canais de TV online e rede social em vídeo, com a proposta de oferecer uma nova oportunidade de negócios para todos os públicos.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
De acordo com Kurtz, CEO da plataforma, a ideia surgiu da demanda crescente por vídeo, streaming e experiências customizadas. “As recentes funções incorporadas às redes sociais provam que vídeo já é uma realidade e que a internet é o futuro da TV”, explica. “O ZoomeTV foi criado com o objetivo de oferecer oportunidades de streaming de vídeo, ao vivo e on demand, para pessoas e também empresas ao redor do mundo”, complementa Kurtz. Além disso, o empresário destaca que um dos principais diferenciais da plataforma é o fato de os usuários poderem ser canais de venda de publicidade.
Segundo Kurtz, além possibilitar o compartilhamento de momentos e memorias, a plataforma tem o objetivo de transformar a experiência dos usuários com TV online, oferecendo controle sobre as histórias publicadas e consumidas. “Além disso, é possível montar canais de TV customizáveis que vão oferecer a usuários, empreendedores e negócios de todos os tamanhos uma nova maneira de mostrar seus atributos e maximizar vendas e resultados”, avalia o CEO.
Partindo do pressuposto de que as pessoas têm gostos e necessidades únicas, Kurtz afirma que o serviço de TV online e rede social pode se encaixar e ser lucrativa em diversos casos. “De uma padaria local a uma celebridade mundial: seu canal, suas regras”, comenta o empreendedor.
O aplicativo Zoome já está disponível no Brasil, na App Store, e seu lançamento mundial, segundo Kurtz, acontecerá no início deste mês na Web Summit Lisboa, maior conferência de tecnologia do mundo, onde o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, primeiro embaixador mundial da plataforma, lançará seu programa reality show dentro da Ronaldinho TV com conteúdo exclusivo que visa aproximar o atleta do público que poderá acompanhar sua rotina diariamente.
Para o irmão e empresário de Gaúcho, Roberto de Assis Moreira, o aplicativo vem ao encontro do que o jogador vive há muitos anos. “Ele tem uma vida pública e, agora, vamos divulgar esta experiência com qualidade e em um canal oficial”, explica. “A ideia é mostrar suas viagens pelo mundo e outras atividades com convidados, bate-papo, encontros importantes, jogos, atividades esportivas, música, festas e restaurantes”, completa Assis.
Leia também:
3 Startups brasileiras estão entre as mais inovadoras do mundo
Dentro do Zoome, cada usuário poderá ter dois perfis, o PTV (Personal TV), privado para relacionamento com amigos e familiares, e o TV Channel (opcional), como plataforma de interação, promoção e negócios. De acordo com Kurtz, as formas de rentabilizar com o canal são muitas, como múltiplos formatos de publicidade, pay per view, e-commerce para downloads (músicas, clipes, software, entre outros) e impulsionamento de vídeos e outros canais. “Para o mercado publicitário, a startup surge como alternativa para que as marcas possam se associar a um público qualificado, promovendo campanhas mais assertivas e personalizadas”, afirma o empreendedor.
A expectativa dos criadores é que a plataforma ultrapasse os 12 milhões de usuários em um ano. “O Brasil, como um dos maiores consumidores de redes sociais e vídeo do mundo, é mercado alvo para qualquer startup do segmento e temos que explorar nossas vantagens neste mercado e nos consolidar por aqui também”, finaliza Kurtz.