Pesquisar
Close this search box.
/
/
Stakeholder Experience: indo além dos resultados trimestrais

Stakeholder Experience: indo além dos resultados trimestrais

Diretora da Dasa fala sobre os avanços e tendências em stakeholder experience e como a experiencia pode ser aplicada não só entre marca e consumidores, mas em toda a cadeia de negócios

Você já parou para refletir sobre o conceito de “stakeholder experience”? O vetor de crescimento nas empresas pode se resumir num bom time de vendas e marketing? Sim. Por outro lado, há muitos anos, a voz do cliente se tornou um ponto de inflexão nessa equação.

Com ascensão da digitalização e as recomendações e críticas sobre uma marca trafegando numa velocidade e alcance impressionantes via redes sociais, a experiência do cliente se tornou um vetor importante não apenas na decisão de compras do consumidor, mas na pauta dos stakeholders.

Nesse contexto, o conceito de experiência deve ser compreendido e aplicado não só entre marcas e consumidores, mas, entre empresa e fornecedores, acionistas, colaboradores, enfim, em todo o ecossistema que compõe o capitalismo financeiro em negócios.

Novos drives para experiência e negócios

A ideia em avançar nessa discussão sobre essa tendência em “stakeholder experience”, foi abordada durante o CONAREC 2022. Na ocasião, diversos especialistas e lideranças abordaram a importância de desenvolver novas formas de mensuração e interação sobre indicadores da experiência do cliente no desempenho não apenas das vendas, mas na relação com acionistas e o futuro das empresas.

Aprofundando um pouco mais essa construção de conhecimento sobre “stakeholder experience”, conversamos com Andrea Dolabela, Diretora-geral de Marketing, Produtos, Experiência e Analytics da Dasa.

No que diz respeito ao setor de medicina, Andrea entende que moldar negócios que respondam às diversas partes interessadas, tendo a experiência como vetor decisivo, é um ponto sensível e que precede de muito engajamento por todos os envolvidos.

“Dentro do conceito, a boa experiência e engajamento de times nos procedimentos deve ser um objetivo cotidiano. Isso está listado nos valores da cultura da Dasa, por exemplo: “Paixão pelas Pessoas” e os “Talentos que transformam””, exemplifica Andrea.

Na visão de Andrea, a área de Pessoas e Cultura, responsável pelo bem-estar dos colaboradores, ganhou ainda mais protagonismo nesse contexto.

“Depois da nossa virada de marca, em abril de 2021, quando reformulamos os valores e o propósito da Dasa com a ajuda de milhares de colaboradores. Esse time é responsável por facilitar o entendimento das necessidades e potencialidades dos colaboradores e traduzi-las em boas práticas que beneficiem a todos. E as lideranças são nossas parceiras para promover essas iniciativas entre os times, por toda a empresa”, conta Andrea.

Todas essas ações, segundo Andrea, estão em consonância com os anseios dos outros stakeholders da Dasa. “Quando temos um time engajado e satisfeito, conseguimos oferecer uma saúde cada vez mais humanizada e conseguimos também melhorar a eficiência dos negócios”, diz Andrea.

Esse cuidado assertivo e preditivo, segundo Andrea, precisa ser baseado em inteligência de dados, que integre serviços através da tecnologia, além de descomplicar a vida dos pacientes, diminuir o tempo de tratamento e melhorar o desfecho clínico e também contribuir para eficiência de custos assistenciais.

“Além disso, olhamos onde estão as carências do setor e oferecemos nossa rede para atender as operadoras de forma sustentável. Em vez de fazer redução de custo por restrição de acesso, por exemplo, estamos apostando em tecnologia, excelência médica e prevenção. É um modelo que atende a setores que possam materializar e otimizar nossa rede integrada”, explica Andrea sobre alguns aspectos que impactam o conceito de stakeholder experience.

Conheça o Mundo do CX

Como criar engajamento e significado
em Stakeholder Experience?

Outro ponto nessa análise, quando falamos em experiência, é de que forma podemos criar engajamento e significado, credibilidade e gratificação para acionistas, clientes, colaboradores e comunidades simultaneamente.

Para Andrea, essa evolução significa uma mudança cultural, operacional e financeira perene de toda cadeia da área da saúde. “É isso que a Dasa vem fazendo nos últimos anos”, ressalta a diretora.

Andrea Dolabela, Diretora-geral de Marketing, Produtos, Experiência e Analytics da Dasa (foto: DASA)

“Contribuímos para reverter o cenário do sistema de saúde que está organizado com foco em cuidar da doença. Antigo e antiquado (fee for service), que valoriza o tratamento e a resolução das urgências quando já estão avançadas, o que demanda a solicitação de mais exames, consultas e internações. Ao adotar a prática value-based, que é orientada a manter o paciente saudável, é visível a melhoria da sustentabilidade de toda a cadeia”, detalha Andrea.

O valor para o negócio e a importância das comunidades

Por fim, dentro do conceito de stakeholder experience, se para os clientes as empresas devem não apenas atender bem, mas, criar memórias afetivas, personalização, redução de tempo e conveniência, para os colaboradores, as empresas devem orientar suas lideranças a criarem um sentimento de propósito e sentido ao trabalho. Já para os acionistas, além de bons resultados trimestrais, o propósito em “stakeholder experience” precisa ecoar e dar valor para o negócio e às comunidades em torno dele.

Andrea, compartilha dessa afirmação e diz que, sim, é preciso contribuir com a sociedade como um todo. “Nosso objetivo é integrar os negócios. Olhamos onde estão as carências do setor e oferecemos nossa rede para atender as operadoras de forma sustentável e garantindo a entrega de mais saúde a todos os seus usuários”, pontua a diretora.

Essa visão, segundo Andrea, tem impactado positivamente os resultados trimestrais da companhia. Para se ter uma ideia, o último relatório trimestral da Dasa apontou receita recorde de R$ 3,5 bilhões, com crescimento de 24,7% e EBITDA de R$ 561,2 milhões com 17,1% de margem. “O cuidado sustentável, e valo da experiência, é possível e interessante para todos os lados quando nos unimos com parceiros certos”, conclui Andrea.


+ Notícias

Como disseminar uma cultura CX em uma empresa? 

Empresas do futuro: quais são as tendências para a educação corporativa? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]