Pesquisar
Close this search box.
/
/
Sorvete: celebre essa iguaria gelada

Sorvete: celebre essa iguaria gelada

Conheça um pouco da história da sobremesa, dados de consumo e cinco lugares em SP para saboreá-la

O dia 23 de setembro é tido como o Dia do Sorvete no Brasil. A data marca o início da elevação das temperaturas no país e, teoricamente, da temporada de maior venda da sobremesa. A comemoração foi criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes.
E já parou para pensar qual a origem do sorvete? Ele foi criado na China. Isso mesmo. Apesar de grandes sorveterias italianas e francesas, a sobremesa é chinesa. Tudo começou há 4.000 anos depois que un quitute à base de leite e arroz foi congelado na neve. Foi um sucesso. Na época, o sorvete era prato da elite por conta do alto custo do leite. Para se ter ideia, era necessário ser conservado com a temperatura invernal em grandes câmaras subterrâneas.

Para ouvir durante a matéria


A delicia gelada chegou à Europa após uma viagem de Marco Polo à China em 1271. Foi durante a expedição que ele deu de cara com cremes gelados de frutas variadas. Em sua volta para a Itália, levou a receita que também foi sucesso no país.
Em meados do século XVI, um cozinheiro de Catarina de Médici introduziu a sobremesa na corte francesa. Anos depois, em 1670, um italiano abriu uma sorveteria em Paris, a primeira a existir.
O produto foi sucesso por lá e uma chuva de fabricantes percorreu o país. Desde então,espalhou-se pelo mundo e no Brasil é uma pedida popular no verão.
Apesar do sucesso, o Brasil não é um dos maiores consumidores da sobremesa no mundo. Segundo estudo da Datamonitor, o país ocupa a 12ª posição no ranking global de consumo de sorvete.

O estudo da Datamonitor mostra quem elenca o top5 da lista:

1º Estados Unidos, 2º Nova Zelândia, 3ºAustrália, 4º Dinamarca e 5º Bélgica

Demais países no TOP 10:

6º Suécia, 7º Canadá, 8º Noruega, 9º Irlanda e 10º Suíça

O verão bate a porta e já já é hora de se refrescar com um belo sorvete, certo? Mas não é regra, como a própria história mostra, já que a sobremesa também pode ser consumida até nos dias frios. Abaixo você confere cinco lugares sensacionais em São Paulo para tomar um ótimo sorvete. Veja a lista:

O sanduíche de sorvete

A Cookn’ice é daquelas sorveterias únicas. Por lá você vai encontrar o famoso sanduíche de sorvete feito com cookies, waffles e fruit mallows. É possível escolher diversas opções de sabores de sorvete e dos acompanhamentos. Recomendamos a ida com um bom espaço no estômago pois a porção é grande e satisfaz os mais ávidos por doce em uma só dose.

Endereço: Alameda Campinas, 1066 – Jardins, SP

Totalmente artesanal

A Albero Dei Gelatti fica entre os Jardins e a Vila Madalena. A sorveteria promete entregar uma “gelateria agrícola” com ingredientes vindos de pequenos produtores. A casca de sorvete é feita e assada no local. Já o copo comestível é feito de mandioca e também é reciclável.

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 391 – Pinheiros – São Paulo – SP

Orgânicos, sem conservantes e corantes

A Frida e Mina é uma sorveteria única e muito famosa no bairro de Pinheiros. Todos os ingredientes são orgânicos. Um dos diferenciais é que o sorvete não possui corantes e nem conservantes. A massa é leve e a casquinha é uma delícia. Vale a visita!

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 1147 – Pinheiros.

Italianíssimo

Caso queria uma experiência autêntica de gelato italiano, não deixe de visitar a Le Botteghe Di Leonardo. O local tem um clima agradável e social, além de oferecer diversos picolés diferentões em forma de coração.

Endereço: Rua Oscar Freire, 42, Jardins

Americanizado

Quando chegou ao Brasil, a sorveteria da Ben & Jerry’s causou alvoroço. O formato superamericano de sorvete é a pedida para quem busca aquele doce mais pesado e muito saboroso. No ponto físico da marca você encontra versões especiais dos tradicionais sabores vendidos nos supermercados e um ambiente descontraído para curtir com os amigos.

Endereço: Rua Oscar Freire, 957 – Jardins


http://www.instagram.com/p/B2w-u21BW9e/


+GASTRONOMIA

Pizza e Brasil: uma história de amor! Confira nosso guia de pizzarias paulistanas
Gin: por que tão popular? Confira os melhores bares em SP para degustar a bebida
Frio pede fondue! 5 lugares para comer o prato em SP
No dia do hambúrguer, influenciadores listam seus lugares favoritos em SP


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]