Pesquisar
Close this search box.
/
/
Sorvete: celebre essa iguaria gelada

Sorvete: celebre essa iguaria gelada

Conheça um pouco da história da sobremesa, dados de consumo e cinco lugares em SP para saboreá-la

O dia 23 de setembro é tido como o Dia do Sorvete no Brasil. A data marca o início da elevação das temperaturas no país e, teoricamente, da temporada de maior venda da sobremesa. A comemoração foi criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes.
E já parou para pensar qual a origem do sorvete? Ele foi criado na China. Isso mesmo. Apesar de grandes sorveterias italianas e francesas, a sobremesa é chinesa. Tudo começou há 4.000 anos depois que un quitute à base de leite e arroz foi congelado na neve. Foi um sucesso. Na época, o sorvete era prato da elite por conta do alto custo do leite. Para se ter ideia, era necessário ser conservado com a temperatura invernal em grandes câmaras subterrâneas.

Para ouvir durante a matéria


A delicia gelada chegou à Europa após uma viagem de Marco Polo à China em 1271. Foi durante a expedição que ele deu de cara com cremes gelados de frutas variadas. Em sua volta para a Itália, levou a receita que também foi sucesso no país.
Em meados do século XVI, um cozinheiro de Catarina de Médici introduziu a sobremesa na corte francesa. Anos depois, em 1670, um italiano abriu uma sorveteria em Paris, a primeira a existir.
O produto foi sucesso por lá e uma chuva de fabricantes percorreu o país. Desde então,espalhou-se pelo mundo e no Brasil é uma pedida popular no verão.
Apesar do sucesso, o Brasil não é um dos maiores consumidores da sobremesa no mundo. Segundo estudo da Datamonitor, o país ocupa a 12ª posição no ranking global de consumo de sorvete.

O estudo da Datamonitor mostra quem elenca o top5 da lista:

1º Estados Unidos, 2º Nova Zelândia, 3ºAustrália, 4º Dinamarca e 5º Bélgica

Demais países no TOP 10:

6º Suécia, 7º Canadá, 8º Noruega, 9º Irlanda e 10º Suíça

O verão bate a porta e já já é hora de se refrescar com um belo sorvete, certo? Mas não é regra, como a própria história mostra, já que a sobremesa também pode ser consumida até nos dias frios. Abaixo você confere cinco lugares sensacionais em São Paulo para tomar um ótimo sorvete. Veja a lista:

O sanduíche de sorvete

A Cookn’ice é daquelas sorveterias únicas. Por lá você vai encontrar o famoso sanduíche de sorvete feito com cookies, waffles e fruit mallows. É possível escolher diversas opções de sabores de sorvete e dos acompanhamentos. Recomendamos a ida com um bom espaço no estômago pois a porção é grande e satisfaz os mais ávidos por doce em uma só dose.

Endereço: Alameda Campinas, 1066 – Jardins, SP

Totalmente artesanal

A Albero Dei Gelatti fica entre os Jardins e a Vila Madalena. A sorveteria promete entregar uma “gelateria agrícola” com ingredientes vindos de pequenos produtores. A casca de sorvete é feita e assada no local. Já o copo comestível é feito de mandioca e também é reciclável.

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 391 – Pinheiros – São Paulo – SP

Orgânicos, sem conservantes e corantes

A Frida e Mina é uma sorveteria única e muito famosa no bairro de Pinheiros. Todos os ingredientes são orgânicos. Um dos diferenciais é que o sorvete não possui corantes e nem conservantes. A massa é leve e a casquinha é uma delícia. Vale a visita!

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 1147 – Pinheiros.

Italianíssimo

Caso queria uma experiência autêntica de gelato italiano, não deixe de visitar a Le Botteghe Di Leonardo. O local tem um clima agradável e social, além de oferecer diversos picolés diferentões em forma de coração.

Endereço: Rua Oscar Freire, 42, Jardins

Americanizado

Quando chegou ao Brasil, a sorveteria da Ben & Jerry’s causou alvoroço. O formato superamericano de sorvete é a pedida para quem busca aquele doce mais pesado e muito saboroso. No ponto físico da marca você encontra versões especiais dos tradicionais sabores vendidos nos supermercados e um ambiente descontraído para curtir com os amigos.

Endereço: Rua Oscar Freire, 957 – Jardins


http://www.instagram.com/p/B2w-u21BW9e/


+GASTRONOMIA

Pizza e Brasil: uma história de amor! Confira nosso guia de pizzarias paulistanas
Gin: por que tão popular? Confira os melhores bares em SP para degustar a bebida
Frio pede fondue! 5 lugares para comer o prato em SP
No dia do hambúrguer, influenciadores listam seus lugares favoritos em SP


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]