/
/
SoftBank mira criação do “Vale da IA” nos EUA com investimento trilionário

SoftBank mira criação do “Vale da IA” nos EUA com investimento trilionário

Fundador do SoftBank prepara complexo industrial de US$ 1 trilhão no Arizona e busca apoio da TSMC e do governo americano

O fundador do SoftBank Group, Masayoshi Son, está preparando um dos mais ambiciosos empreendimentos industriais da era da Inteligência Artificial (IA). Um complexo de US$ 1 trilhão no Arizona, voltado para a produção de robôs industriais e tecnologias de IA, de acordo com a Bloomberg News.

Batizada de Projeto Crystal Land, a iniciativa pretende transformar o sudoeste dos Estados Unidos em um novo polo de manufatura avançada, nos moldes de Shenzhen, na China. Para isso, Son estaria tentando viabilizar uma parceria estratégica com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), uma das maiores fabricante de chips. O envolvimento da TSMC, no entanto, ainda não foi confirmado.

Criação da “Crystal Land”

Segundo a reportagem, representantes do SoftBank já iniciaram conversas com autoridades federais e estaduais dos EUA, incluindo o secretário de Comércio, Howard Lutnick, para discutir incentivos fiscais e apoios institucionais. A viabilidade do projeto, que ainda está em fase inicial, dependerá do nível de suporte que conseguir obter junto ao governo norte-americano e aos estados envolvidos.

A TSMC já tem investimentos em andamento nos EUA, com a construção de fábricas de semicondutores em solo americano e um aporte planejado de cerca de US$ 165 bilhões. Ainda não está claro se a gigante taiwanesa aceitaria participar do projeto de Son ou qual seria sua função no empreendimento.

Se sair do papel, o parque industrial de US$ 1 trilhão ultrapassaria em escala o  Projeto Stargate, avaliado em US$ 500 bilhões, que visa expandir a infraestrutura de data centers nos EUA com apoio de SoftBank, OpenAI e Oracle.

Nos últimos meses, o SoftBank vem intensificando seus investimentos em tecnologia de ponta. Em março, anunciou a compra da americana Ampere, especializada em design de semicondutores, por US$ 6,5 bilhões. Já em abril, revelou a intenção de aportar até US$ 40 bilhões na OpenAI, sendo que até US$ 10 bilhões seriam repassados a outros investidores por meio de uma estrutura sindicada.

Até o momento, SoftBank e TSMC não comentaram publicamente sobre o Projeto Crystal Land.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]