/
/
SoftBank eleva apostas em IA com oferta bilionária à OpenAI

SoftBank eleva apostas em IA com oferta bilionária à OpenAI

SoftBank intensifica presença no setor de IA com oferta U$$ 1,5 bilhão à OpenAI, enquanto gigantes como Amazon disputam liderança no mercado em rápida expansão

O SoftBank, conglomerado japonês liderado pelo bilionário Masayoshi Son, está intensificando sua presença no setor de Inteligência Artificial (IA). A empresa pretende investir US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 9 bilhões) na aquisição de ações dos funcionários da OpenAI, startup criadora do ChatGPT. Essa oferta faz parte da estratégia do SoftBank para consolidar sua posição como líder em IA, que inclui também a aquisição da startup britânica de chips Graphcore, em julho deste ano.

Os funcionários da OpenAI têm até 24 de dezembro para decidir se desejam participar da nova rodada de financiamento. O preço das ações será alinhado à última avaliação da empresa, estabelecida em uma rodada de financiamento, enquanto o investimento, segundo apuração da Reuters, virá do Vision Fund 2, do SoftBank.

Em outubro, a OpenAI, apoiada pela Microsoft, levantou US$ 500 milhões do conglomerado japonês, em uma rodada de financiamento de US$ 6,6 bilhões, com uma avaliação de US$ 157 bilhões.

A visão de Son e a Superinteligência

Durante a conferência Future Investment Initiative, realizada este ano, em Riad, na Arábia Saudita, Masayoshi Son falou sua visão sobre o futuro da Inteligência Artificial. “A Superinteligência Artificial será 10.000 vezes mais inteligente que o cérebro humano e existirá em 2035”, afirmou o executivo, reforçando seu histórico de apostas bem-sucedidas em avanços tecnológicos, como a internet móvel e o comércio eletrônico.

Esse otimismo é refletido na postura do SoftBank, que, agora, busca se posicionar para sair à frente das mudanças tecnológicas geradas pela IA, mirando tanto empresas que desenvolvem tecnologias de ponta quanto startups no setor.

Gigantes da tecnologia na corrida pela IA

O SoftBank não está sozinho na corrida pelo domínio do mercado de IA. Rivais como Amazon, Microsoft e Google têm canalizado bilhões de dólares para startups que prometem moldar o futuro da tecnologia. A Amazon, por exemplo, anunciou recentemente que dobrará seus investimentos na Anthropic, injetando mais US$ 4 bilhões na startup até o final do ano. Com isso, o total investido pela gigante do comércio eletrônico na Anthropic nos últimos 14 meses alcança US$ 8 bilhões (R$ 46,4 bilhões).

O movimento é uma resposta ao sucesso da OpenAI e faz com que a competição fique ainda mais acirrada entre as big techs, que disputam espaço em um mercado aquecido por modelos de linguagem e ferramentas de IA cada vez mais sofisticados.

Esse frenesi de investimentos mostra a crescente importância da Inteligência Artificial no cenário global. Para as startups, o capital das grandes empresas possibilita o desenvolvimento de modelos avançados, treinamento intensivo e maior capacidade computacional. Em troca, as big techs garantem participação no mercado e acesso privilegiado às inovações tecnológicas.

Com bilhões de dólares em jogo e o potencial de transformar indústrias inteiras, a IA continua sendo a grande aposta do setor de tecnologia.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]