/
/
Em uma sociedade de consumo, o que é melhor: gastar ou poupar?

Em uma sociedade de consumo, o que é melhor: gastar ou poupar?

Em debate no Recover Money, especialistas analisam o comportamento financeiro do consumidor brasileiro, de gastar mais do que poupar, e suas consequências
Legenda da foto

A situação financeira das empresas é, sim, reflexo da situação macroeconômica do país, mas também reflete o comportamento financeiro dos consumidores brasileiros. Daí vem a importância de se debater o tema, entender justamente o que leva esses consumidores a gastarem como gastam e a pagarem como pagam – ou não.

Foi justamente isso o que fizeram Erika Ribeiro, senior engagement manager da Value Partners, e Carlos Alberto Wiebush Martins, superintendente-executivo do Banco Losango/ Banco Múltiplo, sob mediação de Michel Alcoforado, sócio e fundador da Consumoteca e colunista da revista Consumidor Moderno, no painel “Gastança ou poupança: uma reflexão sobre o país que queremos ser e a economia que podemos ter”, durante o Recover Money.

“O Brasil pode se basear em dois modelos econômicos. Por um lado, temos a economia americana, que consome muito, mas tem alto índice de endividamento e, por outro, países como Japão e Alemanha, que poupam muito. A solução está em gastar ou poupar?”, questionou Alcoforado.

Para Erika Ribeiro, o Brasil tem um modelo parecido com o norte-americano. Seria, portanto, interessante, importante observar como eles chegaram a essa inadimplência, e como conseguem manter essa economia forte. Eles passaram por uma crise e sobreviveram. Acho saudável prestar atenção nisso”, diz.

Carlos Martins, do Banco Losango, completa lembrando que é bom que haja consumo, “mas tem que ser sustentável. O brasileiro compra bastante por impulso e tropeça no seu orçamento. Assim, a solução seria talvez seja poupar um pouco mais e consumir dentro com consciência, planejar um pouco”, completa.

Ao longo do debate, ficou claro que as instituições financeiras e varejistas já se sentem mais responsáveis e vêm atuando para contribuir com esse consumo consciente. Além disso, novas tecnologias também podem favorecer a ambos os lados: empresas e consumidores, especialmente porque somos uma sociedade que, segundo Alcoforado, não fala sobre dinheiro. “Como educar um consumidor que não está acostumado a falar de dinheiro (não sabe, por exemplo, quanto ganha seu cônjuge) e não está acostumando a pensar antes de comprar?

“O acesso à internet nos forneceu uma série de dados que antes não tínhamos. Antes não tínhamos as condições que temos hoje de negociar, por causa dos canais eletrônicos”, diz Erika. “Existem apps interessantes, não só de planejamento, mas que também têm objetivos. Ajudam o consumidor a te organizar sua vida financeira e oferecem o produto certo para a sua necessidade. Esse tipo de parceria vai ficar cada vez mais consolidado”, comenta.

“Eu acho essa troca maravilhosa. Ao mesmo tempo que os clientes passam as informações, seus dados, as empresas têm como direcionar suas ofertas. É um jogo de ganha-ganha”, completa Alcoforado.

Para Carlos Martins, no entanto, ainda falta aplicar na prática o total potencial dessas novas tecnologias. Ele lembrou outro aspecto importante: a questão de como os valores vão mudando ao longo do tempo, graças à educação. “Meus filhos hoje falam de ecologia com naturalidade. Educação financeira também precisa ser ensinada. Não precisa ter uma disciplina exclusiva, como não existe para ensinar ecologia. Mas os conceitos são ensinados e as crianças levam isso para suas casas”, conclui.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

TikTok Shop celebra o primeiro ano com 134 milhões de usuários e consolidação da compra por descoberta
Em seu primeiro aniversário brasileiro, a plataforma mostra avanço de 161 vezes nas vendas por lives e uma rede de criadores que cresceu 46 vezes.
"Resolver é a nova marca": ABRAREC premia cases de CX com foco em resolutividade e confiança
O Prêmio Atendimento ABRAREC CX 2026 reconhece as empresas que capturam o novo momento do CX, colocando a resolutividade como chancela da experiência em atendimento
Para Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito e Supercomunicadores, entender como o cérebro forma comportamentos automáticos é a chave para navegar em um ambiente de atenção fragmentada.
A anatomia do hábito na era dos superestímulos
Para Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito e Supercomunicadores, entender como o cérebro forma comportamentos automáticos é a chave para navegar em um ambiente de atenção fragmentada.
Bruno Vasconcelos, CEO da Seu Cliente Oculto
"O cliente não reclama, só para de comprar”: Como captar o feedback silencioso
CEO do Seu Cliente Oculto traz insights sobre o consumidor que não reclama e explica o que é um atendimento de excelência

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.