/
/
Da tradição aos novos negócios

Da tradição aos novos negócios

A Sitel apostou em inovações que vão desde a aposta em startups até o uso de novos canais. Confira a transformação da empresa

É sempre um desafio acompanhar o ritmo de um mundo que muda a todo instante. É essa a realidade que as empresas vivem atualmente, e é nisso que as lideranças precisam pensar, dia e noite. Um estudo realizado pela McKinsey comprova, inclusive, que CEOs excepcionais desenvolvem, entre outras atitudes, uma revisão da estratégia da empresa em que atuam. Laurent Delache, CEO da Sitel, se encaixa nesse perfil. O francês, que mora no Brasil há quase 30 anos, assumiu a liderança da empresa em janeiro de 2018, abraçou a transformação da companhia e investiu nas mais diversas mudanças.

Em uma reflexão sobre as vitórias desse período, Laurent destaca diversos elementos. Por mais que o ambiente digital seja indispensável, ele destaca um aspecto que faz parte da realidade do setor: a ocupação do espaço físico. “Para empresas deste ramo, uma condição chave é ter uma boa taxa de ocupação do seu ambiente instalado”, explica. “Conseguimos uma taxa de 90%, a partir do crescimento da presença de algumas empresas e também da conquista de novos clientes”, afirma.

No ambiente digital, a Sitel inovou ao apostar em novas tecnologias e canais. Hoje, a empresa está apta a realizar atendimentos de qualidade por meio do WhatsApp, conta com soluções de chatbot e desenvolve monitoramento de redes sociais. “Essas três inovações estão ligadas com o desenvolvimento da nossa agência digital, a TSC”, conta.

Além disso, a empresa acertou ao investir na Gestão de Reclamações, trabalhando os problemas vividos pelos consumidores como questões estratégicas para a marca atendida. “Fizemos uma grade de certificação focada nesse tema”, explica o CEO. “O atendimento que entra nessa área é realizado por pessoas treinadas para lidar com reclamações de maior complexidade”.

Colaboradores digitais

O treinamento, inclusive, também está entre as áreas que passaram pela transformação na Sitel. Por meio da tecnologia e do conteúdo desenvolvido pela Learning Tribes, mais uma das empresas que compõe o Grupo SItel, os agentes passaram a ter acesso a treinamentos digitais. “A startup tem um olhar disruptivo sobre como desenvolver novas abordagens de capacitação e treinamento, com jogos, por exemplo”, revela o CEO.

Nesse sentido, ele ressalta a necessidade de adotar novos métodos para conquistar a atenção do público jovem – desafio das empresas em geral, tanto na relação com consumidores e quanto com colaboradores.

Idiomas

Entre as marcas que são clientes da Sitel, há uma grande procura por empresas multinacionais. Diante disso, era premente a necessidade de incluir outros idiomas no portfólio de atendimento, além do tradicional português. “Fizemos um trabalho de diversificação de idiomas”, afirma Laurent. “Hoje, atendemos também em espanhol, inglês e francês, com colaboradores bilíngues, trilíngues e nativos”.

Com isso, a empresa demonstra a capacidade de atender com qualidade, mas sem utilizar a estratégia de volume – ou seja, com uma operação enxuta, em comparação com as gigantes do mercado.

Laurent Delache, CEO da Sitel
Uma visão para o Brasil

Encantado com o Brasil, Delache não é o único que vê o País com bons olhos. De acordo com o executivo, a família Mulliez, acionista da Sitel e detentora de empresas como Leroy Merlin e Decathlon, tem uma visão muito positiva sobre a nação brasileira.

Ao nível global, o grupo Sitel busca alcançar um faturamento global que ultrapasse U$ 2 bilhões em 2019, e conta com uma contribuição cada vez maior da operação brasileira. Para isso, Delache indica que busca atualmente um novo espaço para expandir a operação. “Não desejo sair da cidade”, explica. “Quero estar próximo de cada unidade”. Além disso, o Grupo conta com duas prioridades: fazer crescer a agência digital, TSC, e a Learning Tribes. “São nossos focos de investimento”, afirma. Por outro lado, aquisições não são descartadas.

Vantagens para todos

Como afirma Delache, a evolução da empresa beneficia também o Brasil, afinal, o setor gera muitos empregos e muitos dos colaboradores estão vivendo a primeira experiência profissional dentro da Sitel.

Alguns dos funcionários, inclusive, foram encontrados por meio do Instituto de Oportunidade Social, desenvolvido pela Totvs, que funciona como uma ponte entre pessoas em situação de carência social e empresas que oferecem vagas de emprego. Nesse local, os jovens passam por treinamentos e, segundo Delache, se tornam profissionais exemplares e comprometidos.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]