/
/
Shinohara, da Netshoes: “Todo ponto de contato é um ponto de venda”

Shinohara, da Netshoes: “Todo ponto de contato é um ponto de venda”

André Shinohara, executivo da Netshoes, fala sobre como a empresa, tradicional no ambiente on-line, está construindo relação com o consumidor também no ambiente off-line

A Netshoes é uma das empresas pioneiras em marketplaces no Brasil e acompanhando a tendência mundial, está apostando na operação física também com a loja da shoestock, no bairro de Moema, em São Paulo.

André Shinohara, CSMO (Chief Sales & Marketing Officer) da Netshoes, que é presença garantida no BR Week deste ano, conta como a empresa tem feito para otimizar a experiência no digital ao mesmo tempo que desenvolve o contato mais humano na sua nova loja física.

 Como será a configuração do varejo omnichannel no Brasil num futuro próximo?

A modalidade omnichannel ainda é bastante incipiente no Brasil. Em boa parte dos modelos praticados no país, a dinâmica consiste em comprar on-line e retirar na loja física ou a possibilidade de efetuar trocas nas unidades físicas.

Na Netshoes, quando adquirimos a marca shoestock em 2016, passamos a desenhar um plano que contemplasse uma experiência omnichannel, compatível ao que já é identificado em mercados digitais mais maduros, como nos Estados Unidos.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Ao mesmo tempo em que foi reinaugurada a tradicional loja física em Moema, bairro de São Paulo, entrou no ar o e-commerce da marca. Na loja, são utilizados tablets e notebooks, possibilitando uma experiência wireless. Na prática, isso significa que, além de um posicionamento mais moderno, podemos fazer o checkout do cliente sem que ele precise ir até a fila do caixa.

Os consumidores têm acesso a todos os produtos, em todos os tamanhos, sem precisar contar com a ajuda de um atendente. Aqui está o diferencial omnichannel em relação ao que é massivamente praticado no mercado brasileiro.

Além disso, a shoestock possui um sistema próprio que permite o alinhamento total entre os estoques da loja física e dos centros de distribuição. Essa integração também permite ao cliente comprar no site e retirar ou trocar na loja física, por exemplo. Vale reforçar que a loja virtual é uma forma de democratizar a marca para além da região de São Paulo.

Do ponto de vista de mercado, entendemos que as lojas on-line e física hoje e em um futuro próximo se complementarão e passarão a interagir com o objetivo de tornar o atendimento ao consumidor uma experiência diferenciada e surpreendente.

Diz-se que a experiência de compra só pode ser completa na loja física. Como que a Netshoes faz para oferecer essa experiência no ambiente on-line?

O omnichannel, praticado hoje via shoestock, é uma dentre inúmeras possibilidades abertas pelo mundo digital. Ao longo do tempo, a Netshoes explorou esse tipo de experiência, mas sempre tendo em mente o desenvolvimento de sua estrutura e processos para o foco no online.

Isso contemplou um grande investimento em tecnologia, processos e pessoas para a otimização de áreas como TI, Central de Relacionamento e Logística. Acreditamos que todo ponto de contato com o consumidor funciona como um ponto de venda, indispensável para a construção de um ciclo virtuoso de compras, com fidelização e criação de embaixadores das nossas marcas.

Há ainda a vertente de conteúdo relacionado às nossas lojas. Pela Zattini, criamos webséries, como a “Intercâmbio da Beleza”, focada em moda e estilo e veiculada no canal da loja no YouTube, com entrega de informações capazes de ajudar nossas consumidoras a montarem looks de acordo com seu perfil. Na Netshoes, desde março está disponível ao consumidor a TV N Sports, com transmissões por streaming de diferentes modalidades que ajudam a reforçar nosso propósito de marca que é conectar as pessoas ao esporte (além de democratizá-lo, uma vez que nem todas modalidades têm espaço na televisão tradicional).

Esse conjunto de ações colaboram com o enriquecimento da experiência on-line, o que, definitivamente, não nos faz esquecer o relacionamento físico com nossos consumidores. Além da shoestock, eventos como a Netshoes Fun Race, nossa corrida de rua que já foi realizada por duas vezes, ajudam nessa aproximação física com nosso consumidor, mas sempre tendo o on-line como diferencial: o kit da corrida, por exemplo, não precisa ser retirado. A pessoa que se inscreveu recebe em sua residência.

Como o Big Data e o Machine Learning atuam para oferecer essa experiência para o consumidor?

Não tem como dissociar o trabalho com dados numa empresa digital como a Netshoes. O aproveitamento dos dados é fundamental para entregar uma boa experiência personalizada na compra de mídia em diferentes espaços, como search e display, além da programática. Além disso, ao provermos conteúdos por meio das webséries Zattini e da TV N Sports, temos ainda mais insumos para conhecermos nossos clientes ou potenciais clientes e estabelecer com eles uma comunicação personalizada e ainda mais assertiva.

Novas tecnologias, como Inteligência Artificial e Machine Learning, ajudam não somente na otimização deste processo do marketing, mas também em nossa Central de Relacionamento. Canais como o chat robô e o nosso FAQ no site são equipados com essas tecnologias para esclarecer as dúvidas dos clientes de uma maneira muito mais rápida e eficiente.

Leia também:

Netshoes denuncia ‘fretes abusivos’ e adere à campanha contra os correios

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]