Pesquisar
Close this search box.
/
/
Setor de Super e Hiper é maioria das maiores redes do País

Setor de Super e Hiper é maioria das maiores redes do País

Do total das 300 maiores redes do País, segmento tem 145 companhias e conseguiu aumentar indicadores importantes em 2015. Conheça

O setor de Super e Hipermercados do País é a cereja do bolo do varejo brasileiro. É nele que estão as maiores varejistas do País e também as mais sólidas. Do total das 300 maiores redes do Brasil, o segmento concentra 145 empresas, segundo o Ranking NOVAREJO Brasileiro, única publicação do País que analisa os segmentos mais relevantes do setor.

Segundo o estudo, realizado pelo Centro de Inteligência Padrão – CIP, em parceria com a Serasa Experian e o Insper, o segmento conseguiu números  positivos no ano passado, como um crescimento de 10,6% no faturamento.

Apesar desses números, porém, o segmento sentiu a crise econômica e o peso da inflação. Por causa dela, as redes de super e hipermercados apresentaram queda real de 3,25% em 2015. No ano passado, o segmento encerrou com um faturamento total de R$ 315,8 bilhões e 84,5 mil lojas.

Mesmo diante desses resultados, as companhias não deixaram de investir: ao todo, foram R$ 3,9 bilhões em investimentos – valor 60% maior que o previsto no início do ano passado. O principal foco de investimentos foi a abertura de lojas, que foi 4,8% maior no ano passado.

Nesse escopo, o principal foco das grandes marcas é a operação mais enxuta, de vizinhança. Em busca de maior rentabilidade, as redes criaram novas bandeiras para entrar em pontos menores, em bairros residenciais, como tem feito o GPA e o Carrefour. Outro foco dos investimentos das redes é a reestruturação das unidades existentes.

Mesmo com novas lojas, as empresas conseguiram aumentar em 10,8% a produtividade por funcionário e com a expansão, a rentabilidade por loja aumentou 7,2%. Quem se destaque neste indicador é o Grupo Zaffari & Bourbon, que tem a maior rentabilidade por loja do segmento e rentabilidade acima da média. A companhia é uma das poucas que seguem com a estratégia de abrir grandes áreas de venda – a menor loja da companhia tem cerca de 900 metros quadrados e o grupo inaugurou recentemente uma operação tradicional de 4 mil metros quadrados em São Paulo.

Já o Dia% pe a rede com maior produtividade por funcionário, por conta do menor quadro. A rede também é a que apresentou a menor rentabilidade por loja.

Embora forte, o segmento de Super e Hipermercados ainda é extremamente concentrado: 56,3% das lojas estão na região Sudeste, seguida pela região Sul (23,8%), Nordeste (11,2%), Centro-Oeste (4,8%) e Norte (3,9%).

Para este ano, a projeção é de queda real de 1,8% no faturamento das redes do segmento e uma redução no ritmo de investimentos, que devem somar R$ 3,2 bilhões.

Veja as 20 maiores redes do segmento, segundo o Ranking NOVAREO Brasileiro.

cred: Ranking NOVAREJO Brasileiro 2016
cred: Ranking NOVAREJO Brasileiro 2016

[contact-form-7 id=”32311″ title=”Cadastro Ranking NV”]

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]