O setor de serviços apresentou queda de 6,1% em maio, em relação ao mesmo mês de 2015, segundo mostrou pesquisa divulgada nesta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este é o segundo pior desempenho nesse tipo de comparação em toda a série histórica da pesquisa.
A receita nominal, por sua vez, apresentou recuo de 0,7% na mesma base comparativa. Esta é a décima quarta vez seguida. Na análise mês a mês, o volume de vendas caiu 0,1%. No acumulado deste ano, o setor apresentou queda de 5,1%.
Entre as regiões, houve quem conseguisse crescer, na análise anual. É o caso do Acre (3,9%), Pará (2,1%) e Ceará (1,5%). As maiores variações negativas foram na Paraíba (-2,5%), Distrito federal (-2,2%) e Mato Grosso (-1,9%).
Esses resultados, aliados à possibilidade de um novo adiamento no aperto monetário levou a Confederação Nacional do Comércio a revisar a projeção de crescimento de receita do setor para 2016, de uma queda de 3,9% para um recuo de 4,5%.