/
/
Setor de franquias otimista mesmo em ano ruim

Setor de franquias otimista mesmo em ano ruim

ABF indica que 60% dos franqueados projetam expansão de 20% em 2014; projeção do PIB é de 0,1%

O setor de franquias é, definitivamente, um ponto bem fora da curva quando o assunto é o desempenho de suas vendas. Enquanto a economia brasileira deverá andar de lado neste ano, a expectativa do setor é de continuar crescendo forte. 

Uma enquete realizada durante a Convenção ABF, que acontece nesta semana em Comandatuba, na Bahia, indica que 30% dos franqueados projetam uma alta de até 10% nas vendas neste ano em relação a 2013, e outros 30% acreditam em uma expansão entre 11% e 20%. Apenas 4% esperam vendas estáveis e 9% projetam encolher.

O resultado está em linha com as expectativas da ABF (leia mais AQUI), que acredita em uma alta entre 5,5% e 7% nas vendas em 2014 na comparação anual e contrasta fortemente com o cenário da economia do país.

“O setor de franquias tem trazido uma contribuição espetacular para o crescimento do PIB”, afirma o sócio da consultoria Tendências e ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola. Segundo ele, o Produto Interno Bruto do país deve apresentar neste ano uma expansão de apenas 0,1% em relação ao ano passado.

“Problemas estruturais, como a falta de infraestrutura e a legislação tributária, e questões conjunturais, como os passos errados da política econômica nos últimos três anos, criaram um cenário de falta de confiança que continuará a comprometer o crescimento nos próximos anos”, afirma Loyola.

Para ele, a combinação perversa de baixa confiança dos consumidores, renda estagnada e crédito em desaceleração faz com que haja pouco espaço para expansão do varejo. “Acreditamos que o varejo como um todo deverá ter um desempenho próximo ao do PIB nos próximos quatro anos. Entretanto, há ilhas de excelência, como o franchising, em que há oportunidades de crescimento e ganho de produtividade”, comenta o economista.

Leia mais:

Praça do Franchising pode se tornar modelo

Setor de franquias deve crescer até 7% em 2014

6 megatendências para o setor de franquias

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]