/
/
Setembro tem o 2º maior número de cheques devolvidos dos últimos 25 anos

Setembro tem o 2º maior número de cheques devolvidos dos últimos 25 anos

Segundo estudo da Serasa Experian, alta do desemprego e inflação continuam influenciando a inadimplência. Veja as regiões com maiores índices

No mês de setembro, 2,19% do total de cheques emitidos foram devolvidos por insuficiência de fundos. Este é o segundo maior índice para o mês dos últimos 25 anos, pendendo apenas para setembro de 2015, quando registrou 2,21%. As informações foram divulgadas pela Serasa Experian.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

De acordo com o levantamento, realizado desde 1991, foram 1.050.504 cheques devolvidos e 48.023.107 compensados. Em setembro do ano passado foram 1.212.994 cheques devolvidos e 54.843.905 compensados. Em agosto deste ano foram 2,18% de devoluções.

Considerando o acumulado do ano (de janeiro a setembro), o percentual é recorde: 2,34% de devoluções por falta de fundos, maior que todos os percentuais registrados nos primeiros nove meses do ano desde o início da série histórica.

No recorte por regiões brasileiras, o levantamento mostra que na avaliação dos primeiros nove meses do ano, a liderança de devoluções foi do Nordeste, com 4,57% de cheques devolvidos. Na outra ponta, o Sudeste foi a região que apresentou o menor percentual de devoluções no período: 1,93%.

Leia também:

Endividamento: outro grande desafio do varejo

Já entre os estados, o Amapá ocupa a primeira posição no ranking de cheques sem fundos: foram 17,02% de cheques devolvidos nos primeiros nove meses do ano. Por outro lado, São Paulo foi o Estado com o menor percentual de cheques devolvidos (1,78%).

Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência com cheques ainda permanece em patamar elevado por causa dos impactos do desemprego e da inflação sobre o poder de compra dos consumidores.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]