/
/
Serviços perdem R$ 7,5 bilhões em SP

Serviços perdem R$ 7,5 bilhões em SP

Faturamento acumulou queda em 2015, revela pesquisa da FecomercioSP

Apesar de considerado um dos mais dinâmicos da economia brasileira nos últimos dez anos, o setor de serviços mostra que também vem sofrendo com a crise. Em 2015, praticamente todos os seus segmentos encerraram o ano com quedas recordes. Em dezembro, o faturamento real do setor de serviços da cidade de São Paulo recuou 4,8%, em relação ao mesmo mês de 2014, e atingiu o montante de R$ 21,5 bilhões, cerca de R$ 1,1 bilhão a menos do que o alcançado naquele período. Essa foi a primeira queda registrada para dezembro desde o início da série histórica, em 2010.

Leia também:
Consumidores de SP terão Páscoa mais cara 

O município de São Paulo tem grande relevância nos resultados estaduais e nacionais do setor de serviços, representando aproximadamente 20% do total que é gerado de receita no País. Os dados são da inédita Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços (PCSS), a qual disponibiliza a partir de agora o primeiro indicador mensal de serviços em âmbito municipal, elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados de arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS) do município de São Paulo, fornecidos pela Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico.

No ano, o faturamento real do setor caiu 2,8% e totalizou R$ 256,5 bilhões, cerca de R$ 7,5 bilhões a menos do que o valor registrado em 2014. Com a queda, a receita do setor voltou a um patamar inferior ao de 2013, quando atingiu R$ R$ 259,3 bilhões. Das 13 atividades que compõem a pesquisa, dez apresentaram queda de receita em dezembro no comparativo com o mesmo período de 2014 e foram responsáveis pelo impacto negativo de 6,8 pontos porcentuais para o recuo do resultado geral dos serviços de São Paulo. O setor que sofreu a maior retração foi o de construção civil, que viu seu faturamento encolher 26,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior e -16% no acumulado de 2015 (perda de R$ 2,2 bilhões no faturamento).

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, depois de um período longo de alta nas receitas, o segmento registrou um ano muito ruim, resultado do aumento do desemprego, da queda no rendimento da população, dos juros altos e da escassez de crédito.

Leia também:
Consumo das famílias inicia 2016 com queda de 7,6%  

Outros setores que também registraram quedas acentuadas em dezembro foram: educação (-16,2%); outros serviços (-13,9%); representação (-10,8%); bancários, financeiros e securitários (-9,4%); e serviços jurídicos, econômicos e técnico-administrativos (-7,5%). Para a Federação, os resultados negativos são reflexo das crises econômica e política do País. Em contrapartida, as únicas três atividades que registraram crescimento em dezembro, na comparação com o mesmo mês de 2014, foram Simples Nacional (10,5%) (empresas enquadradas por essa tributação); saúde (7,8%); e viagens, hospedagem, eventos e assemelhados (2,9%).

Esses resultados contribuíram para reduzir o resultado negativo do total do faturamento real dos serviços em 2 pontos porcentuais. No acumulado de 2015, os destaques positivos foram as empresas prestadoras de serviços enquadradas no Simples Nacional, que cresceram 10,4% nos seus faturamentos reais. De acordo com a Federação, o segmento, ao longo de toda a série histórica, vem registrando resultados positivos nas suas receitas em razão da entrada em vigor da Lei Complementar nº 123/2006 e da vigência da LC 147/2014, que favoreceram a formalização de um número maior de atividades que optam pela tributação e impulsionam resultados positivos das receitas do setor.

Expectativa
Para 2016, a perspectiva da Entidade é de mais um ano de fraco desempenho para o setor de serviços da capital paulista. Na contramão da crise, as atividades do Simples Nacional e saúde devem registrar resultados positivos, o que pode amenizar baixo desempenho do setor de serviços na cidade de São Paulo. Entretanto, ainda segundo a FecomercioSP, o consumidor e os empresários estarão cada vez mais cautelosos e devem diminuir os gastos e adiar ou descartar a contratação de determinados serviços.

Leia também:
Crise econômica faz busca por crédito cair 12,2% 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]