Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dá para ser criativo e inovador no Brasil?

Dá para ser criativo e inovador no Brasil?

Adotar e cultivar uma postura criativa e inovadora no mercado brasileiro não é tarefa fácil. Conversamos com Ricardo Dutra, diretor geral do UOL, sobre este desafio. Confira!

Nos últimos anos a tecnologia revolucionou e inspirou o mundo dos negócios. Mas, como é iniciar e cultivar uma cultura criativa dentro de uma organização nos dias atuais? Como adotar ideias criativas com as quais uma organização possa impulsionar novas receitas e ser mais competitiva?

No mundo digital essa dicotomia é constante e ainda mais imperativa. A réplica de modelos de sucesso muitas vezes dita o ritmo inovador em vários segmentos. Porém, impulsionar a experiência do cliente com uma marca produto ou serviço em diversas plataformas se tornou um dos pilares em inovação nos negócios. Foi sobre estes e outros aspectos que conversamos com Ricardo Dutra, diretor geral do UOL.

Cm – Como é ser inovador hoje no mercado brasileiro?

Ricardo Dutra – Como veículo de comunicação e também empresa de tecnologia, temos que nos reinventar a todo momento, e sermos criativos para buscar novos produtos e serviços. Lançamos o TAB (uol.com.br/tab) , uma maneira diferente de consumir conteúdo; também lançamos o UOL Host, o PagSeguro; depois a Moderninha do PagSeguro, que permitiu que milhares de pequenos empresários pudessem vender com cartão de crédito, débito e refeição; além de inúmeros aplicativos e produtos.

CM – A réplica de modelos de sucesso, muitas vezes, acaba sendo o ponto inicial neste processo criativo. Isso está mudando? Como o UOL analisa essa questão em seu setor?

Ricardo Dutra – Sem dúvida é imprescindível avaliar fórmulas bem sucedidas, e entender o que deu certo e o porquê, mas acredito que o mais importante é saber quais os ajustes necessários no modelo atual, para estar preparado para um mercado cada vez mais dinâmico. No nosso caso, por exemplo, um dos desafios foi acompanhar a migração, muito rápida da audiência, do desktop para o mobile. Já observávamos esta mudança de comportamento há alguns anos, já sabíamos que isto aconteceria e, obviamente, tomamos ações para entregar a melhor experiência ao nosso consumidor, porém, o desafio é fazer o “novo” sem desperdiçar toda a força do nosso legado, o nosso histórico da experiência de uso do nosso cliente, etc. O resultado disto é que temos sites customizados para experiência mobile, temos apps, e o mais importante, continuamos levando informação de qualidade para os nossos clientes, e ao mesmo tempo, atendendo as necessidades dos nossos anunciantes.

dutra_uol
“O desafio é fazer o ‘novo’ sem desperdiçar toda a força do legado” – Ricardo Dutra – UOL

CM – O ambiente econômico do País inibe a criatividade nos negócios?

Ricardo Dutra – Um ambiente econômico mais desafiador não é a preferência de praticamente nenhum executivo, mas por outro lado, por necessidade, as empresas buscam alternativas e invariavelmente precisam ser criativas. Além disso, empresas que estão ajustadas, quero dizer, com o tamanho certo e financeiramente saudáveis, se investirem nos anos mais difíceis, podem obter vantagens em um cenário que seus competidores retraem investimentos.

CM – – Quem são os profissionais e áreas que estão se destacando dentro das organizações hoje quando o assunto é criatividade?

Ricardo Dutra – Muitos profissionais se destacam, mas diria principalmente os profissionais das áreas de produtos e P&D. O profissional de produtos porque é responsável por entender o que o cliente busca, e lançar produtos e serviços aderentes à nova realidade de consumo. E no caso do UOL, por ser uma empresa que, além de conteúdo, também é muito forte em tecnologia, a área de P&D é muito importante, pois viabiliza as ideias dos gerentes de produto.

Leia mais sobre o tema criatividade nos negócios na matéria “Criatividade: um estado de alerta”, publicada na edição de dezembro (220) da revista Consumidor Moderno. Faça o download aqui desta e outras publicações.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]