/
/
Conheça os 5 sentimentos por trás dos conteúdos virais

Conheça os 5 sentimentos por trás dos conteúdos virais

No Cannes Lions, Jay Shetty compartilha as emoções despertadas por anúncios de sucesso: aventura, negatividade, humor, inspiração e surpresa.

O que torna um conteúdo viral?

Durante o Festival Cannes Lions de Criatividade 2024, Jay Shetty, autor, empreendedor e ex-monge, compartilhou uma pesquisa feita pelo jornal The New York Times que analisou 7,000 peças publicitárias relevantes e que viralizaram. O objetivo era entender os motivos que levaram esses conteúdos a serem compartilhados de forma massiva.

O resultado da pesquisa chegou em cinco sentimentos comuns entre essas peças que fazem com que as pessoas se conectem ao ponto de desejarem compartilhar. São eles: aventura, negatividade, humor, inspiração e surpresa.

Aventura

Sobre o primeiro sentimento, de aventura, transmito a minha própria sensação de descoberta, que me fez querer compartilhar um dos prêmios entregues no segundo dia de cerimônia. O Banco del Pacífico e a agência Paradais DDB, do Equador, criaram o chamado “Gamer Loan”, um sistema de avaliação de crédito para solucionar o problema de falta de crédito para jovens no país – somente 13% têm acesso.

A oportunidade encontrada foi a de se conectar com esta audiência através dos gamers, que representam um terço da população do país. E a estratégia para isso foi entrar na perspectiva desses consumidores, não apenas “gamificando” o processo de solicitação de crédito, mas incorporando os seus elementos na sua própria avaliação. No site Banca Gamer, é possível escolher um jogo de preferência do usuário, preencher dados, como skins comuns, raras épicas, tempo jogado e níveis alcançados, e a calculadora transforma créditos virtuais do jogo em moeda real.

Lydia Winster, presidente do júri da categoria de Gaming do Cannes Lions, comentou que as competências desenvolvidas enquanto se joga são transferíveis para o mundo real. Este case é um reflexo disso. Mas, a oportunidade é ainda maior do que parece. Na palestra “The Power of Gaming”, Tyler Bahl, líder de Marketing da Activision – dona de jogos como a franquia Call of Duty, Crash Bandicoot e Sekiro – sugere uma expansão do conceito de gamer. Ele perguntou à plateia quem havia jogado Call of Duty nos últimos seis meses. Depois, quem jogou Candy Crush ou qualquer outro jogo de aplicativo móvel. E, por fim, quem assistiu Super Mario Bros no cinema, ou a série de TV inspirada no jogo The Last of Us. Todas as pessoas da audiência, juntas, redefinem o que é um gamer, representando 3,4 bilhões de jogadores no mundo, cerca de 40% do planeta!

Negatividade

Já a negatividade, segundo sentimento identificado, é reforçada por uma pesquisa recente apresentada no painel “Deepfakes and Desinformation”. Segundo o levantamento, notícias falsas, ou fake news, são 10 vezes mais compartilhadas do que as que reportam fatos reais. Isso se deve também à nossa aversão à perda, nossa assimetria natural que valoriza mais as perdas que os ganhos e que nos leva a compartilhar opiniões negativas mais do que as positivas.

Humor

O terceiro, o humor, vem acompanhado de um dado relevante. Segundo a Forbes, 85% das pessoas estariam propensas a comprar um produto após veem um anúncio divertido dele. Alias, o humor é um dos grandes protagonistas de Cannes este ano, participando em 13 subcategorias nas premiações, além de vários painéis sugerindo a adoção do humor pelas marcas a fim de humanizá-las e aproximá-las dos consumidores.

Inspiração

A inspiração, o quarto sentimento contido em um conteúdo viral, volta ao ponto levantado por Deepak Chopra no meu artigo anterior. Refere-se a quando sentimos a necessidade de ação após ter um insight. No caso da publicidade, se o conteúdo trouxe algum insight relevante, o consumidor se sente impulsionado a compartilhar, tomado por este sentimento, ou movimento, de inspiração.

Surpresa

E, finalmente, a surpresa. Cheguei a comentar deste sentimento em um artigo anterior, quando desenvolvi o conceito de NXS, ou Net Expression Score. Trata-se do movimento no qual a experiência é compartilhada de forma espontânea, justamente por ter despertado uma sensação nova, única, surpreendente, que nos faz querer dividi-la com alguém.

Pode ser um exercício interessante identificar qual foi o sentimento que acendeu em você ao decidir compartilhar algum conteúdo ou anúncio. Um segundo exercício seria pensar em qual sentimento o seu conteúdo é capaz de despertar na audiência. E, finalmente, o terceiro – e cada vez mais necessário –, refletir antes de compartilhar. Se o conteúdo provoca negatividade, sempre é útil fazer uma pausa para verificar os fatos por trás, evitando viralizar as fake news.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]