Pesquisar
Close this search box.
/
/
Sensor reconhece a dengue antes dos primeiros sintomas

Sensor reconhece a dengue antes dos primeiros sintomas

Técnica permite detectar a doença dois dias após picada do mosquito, enquanto métodos atuais chegam a levar seis dias

Os sintomas da dengue só começam a se manifestar no organismo humano cerca de seis dias depois da infecção pelo mosquito Aedes aegypti. Técnicas mais simples como a identificação de anticorpos específicos no sangue do paciente são as mais usadas para diagnosticar a doença, mas só funcionam depois deste período. As mais sofisticadas são também mais caras e exigem profissionais treinados.

Com a intenção de encontrar um meio alternativo para o diagnóstico, menos complexo e mais eficiente, pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP, firmaram uma parceria com a empresa DNApta Biotecnologia e criaram um biossensor capaz de detectar o vírus em apenas dois dias após o contágio.

O novo método identifica eletricamente em amostras sanguíneas infectadas a proteína NS1, expelida pelos quatro tipos de dengue e localizável tanto em pessoas que contraíram a doença pela primeira vez quanto nos casos de reincidência.  ?O biossensor é capaz de diagnosticar dengue com maior rapidez, facilidade e menor custo do que os testes laboratoriais existentes hoje?, afirmou Nirton Vieira, um dos autores do projeto, à Agência FAPESP.

A técnica engenhosa utiliza dois eletrodos, sendo que em um deles é disposta uma amostra de imunoglobulina Y (IgY), anticorpo que combate a NS1. Se a proteína estiver presente no sangue, a ligação entre ela e o anticorpo produz um sinal que altera o potencial elétrico do eletrodo ? um software interpreta este sinal elétrico e é assim que o diagnóstico é realizado, em no máximo meia hora. O resultado inclusive pode ser acessado em tempo real pelo celular ou notebook.

O curioso foi a forma através da qual os cientistas da DNApta Biotecnologia conseguiram obter uma grande fonte de imunoglobulina Y: em um primeiro momento eles sintetizaram artificialmente a proteína NS1 em bactérias E. coli e depois introduziram em galinhas poedeiras. A imunoglobulina IgY pôde, então, ser coletada em enormes quantidades nas gemas dos ovos dos animais.

?A vantagem é que a imunoglobulina IgY obtida de gema de ovo é muito barata em comparação com outros anticorpos. Por isso, o dispositivo poderia ser produzido em larga escala?, conta Vieira.

A meta da empresa é produzir dispositivos portáteis de detecção do vírus semelhantes aos medidores de glicemia utilizados pelos diabéticos. Estes sensores seriam acoplados a aparelhos móveis como smartphones ou notebooks e transmitiriam em tempo real as informações a uma central, proporcionando um monitoramento sem precedentes da dengue.

?Pretendemos estender essa ideia para detectar outras doenças?, afirma Sérgio Moraes Aoki, diretor científico da DNApta. Os pesquisadores devem nos próximos meses realizar testes em amostras de sangue de pessoas infectadas.

Fonte: Galileu.

Leia mais:
Alzheimer poderá ser diagnosticado por hemograma
Gadget identifica doenças infecciosas em 15 segundos
Cinco cidades mais saudáveis para se morar
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]