No workshop sobre seguros no varejo promovido pela CNseg na manhã desta quinta (4), o diretor geral de riscos de pessoas do Brasil e MAPFRE, Bento Zanini, comentou que uma das lutas das empresas de seguro é para combater a desinformação.
?O brasileiro muitas vezes não faz um seguro de acidentes pessoais ou de proteção financeira porque acha que não terá condições de pagar. Fizemos um estudo que prova que o gasto médio mensal com um microseguro é de R$ 6?, demonstra.
O varejo agora pode comercializar planos sob a forma de bilhetes ou apólices individuais, o que abre oportunidades de negócios no setor. São onze ramos disponíveis: riscos diversos, garantia estendida, funeral, viagem, prestamista, desemprego, eventos aleatórios, animais, microseguros de pessoas, de danos e de previdência.
Uma pesquisa realizada pelo IEMI e pela Mapfre em mais de 200 estabelecimentos do País indicou que 41% dos varejistas comercializam seguros. Segmentando, a porcentagem de supermercados que vendem seguros é de 30%, a de lojas de departamento, 40%, de materiais de construção, 12%, redes de eletrônicos, 18 %, home centers, 12% e lojas de calçados, 2%.
Entre os tipos de produtos comercializados com seguros nas redes de varejo, os eletrodomésticos são os mais comuns, com 80% das unidades vendidas com algum tipo de seguro, seguidos pelos eletrônicos, 74%, alimentos e bebidas, 32%, móveis, 60%, cama, mesa e banho, 48,%, papelaria, 50%, materiais de construção, 26% e brinquedos, 46%.
Dividido por regiões, o varejo do sudeste é o que mais comercializa seguros, serviço fornecido por 46% das empresas. No Sul, esse número cai para 28%, no Nordeste, 12%, no Centro-Oeste, 6% e no Norte, 8%.
Os principais produtos de seguros comercializados são relacionados à garantia estendida, seguido pela proteção financeira, seguros para celulares, tablets, seguros para acidentes pessoais, residencial, odontológico e, em último, seguro-funeral, que por sua própria singularidade, ainda é comercializado majoritariamente por funerárias.
Leia mais
100 milhões de pessoas já compraram garantia estendida