Pesquisar
Close this search box.
/
/
Seguro de bens pessoais: tendência ou necessidade?

Seguro de bens pessoais: tendência ou necessidade?

Produto, além de ser útil e acessível, se torna porta de entrada para a contratação de outras soluções

Ultimamente, contratar um seguro de bens pessoais tem sido a alternativa encontrada pelos brasileiros para tentar dirimir os efeitos da violência cotidiana: dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do último trimestre de 2021 mostram que grande parte dos roubos e furtos ocorridos no país não chega ao conhecimento das autoridades policiais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em apenas 44,8% dos casos de furto na rua, ocorridos no período de um ano antes da pesquisa, as vítimas relataram ter procurado a polícia. Mesmo entre essas pessoas, nem todas registraram a ocorrência. Daqueles que procuraram ajuda da autoridade policial, 11,2% decidiram não fazer o registro formal na delegacia.

Nos casos de roubo, 57,9% das vítimas assaltadas na rua não procuraram ajuda da polícia, assim como 57,1% daquelas que foram roubadas dentro de casa.

Conheça o Mundo do CX

O que é o seguro de bens pessoais

O seguro de bens pessoais protege o segurado de perdas decorrentes de roubo de itens pessoais (celular, relógio, carteira, bolsa, cosméticos, etc.) e transações bancárias criminosas sob coação física.

Essa é uma solução voltada exclusivamente para a proteção de itens que fazem parte do dia a dia da população. O produto, na maioria dos casos, pode ser contratado por pessoa física ou jurídica e ampara itens tanto de uso pessoal quanto profissional.

Atentos ao cenário atual em que o país se encontra, os bancos tradicionais, as seguradoras e as fintechs agora investem na oferta dessa modalidade de seguro, com cobertura para itens específicos e, sobretudo, preço acessível.

Esse é o caso da Neon. Em parceria com a BNP Paribas Cardif, a empresa anunciou o lançamento da proteção mais barata do mercado na categoria de bens pessoais e transações, a partir de R$4,90 por mês. A afirmação é feita com base em estudos comparativos entre fintechs realizados pelas companhias até dezembro de 2022.

O novo seguro, chamado “Proteção pra Bens e Dinheiro” está disponível para todo o público por meio do app Neon e é o primeiro produto do gênero comercializado pela empresa.

Ele difere dos demais seguros padrões do mercado, já que, para acionar a cobertura para bens, basta que o cliente esteja de posse dos itens no momento do roubo ou furto qualificado e eles não precisam estar dentro da bolsa ou junto com o cartão físico na ocorrência.

“Nosso objetivo, com a entrada no mercado de seguros e lançamento da solução, é que brasileiras e brasileiros trabalhadores, formais e informais, possam proteger aquilo que conquistaram com muito trabalho, por um custo que não seja um empecilho para eles no final do mês”, explica Victor Loyola, diretor de crédito pessoal e seguros na Neon.

A cobertura para bens engloba indenização em casos de roubo ou furto qualificado de pertences pessoais, como celular, notebook, tablet, mochila e relógio.

“Um produto moderno, completo e acessível – esse é um resumo do seguro que desenvolvemos com a Neon. Ele faz parte do nosso programa de proteção, que ainda terá outras novidades esse ano, e garante ao cliente tranquilidade no mundo físico, em relação aos seus pertences pessoais, e no digital, ao movimentar o seu dinheiro”, enfatiza Marcel Dorf, diretor executivo comercial, marketing e digital da BNP Paribas Cardif.

Produto acessível, atrativo e essencial

De acordo com Bruno Alves, diretor de estratégia e tecnologia da BB Seguros, o seguro de itens pessoais é um dos produtos mais atrativos do mercado atualmente dado o contexto brasileiro.

Afinal, com o plano da empresa, é possível, com menos de 10 reais mensais, ter a cobertura de bens e prevenir transações bancárias criminosas via caixa eletrônico ou Pix. O acionamento do seguro acontece de maneira rápida e simples, via canais de atendimento da BB Seguros: a proteção deve acompanhar o avanço dos meios de pagamento e a revolução digital.

Além disso, para Marcelo Santana, gerente de ramos elementares da Porto Seguro, a relação do ser humano com os equipamentos portáteis usados para lazer, estudo ou trabalho aumentou significativamente nos últimos anos e estas ferramentas se tornaram uma extensão do dia a dia.

“Essas atividades exigem que os equipamentos estejam protegidos, especialmente com os altos índices de violência que assola a população, causando enorme sensação de insegurança em utilizar os equipamentos de forma tranquila e prazerosa. Investir na contratação de um seguro para estas ferramentas é uma questão de necessidade, pois garante que os aparelhos estejam protegidos e o segurado terá a perda financeira reparada caso algum imprevisto aconteça”, reforça.

Portanto, até mesmo o processo de contratação desse tipo de produto foi pensado para ser simples, fácil e rápido. No caso da Porto Seguro, o cliente, ao disponibilizar poucas informações, como marca, modelo, data e valor da compra do equipamento, já consegue ter acesso a um orçamento via site ou corretor. Tudo de acordo com a realidade de cada um.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A segurança permeia todo o sistema

Para a BB Seguros, ter estrutura de segurança do cliente e sistema antifraude consolidados é prioridade, tanto que a empresa está aprimorando os processos de onboarding para uma estratégia de comercialização dos seus produtos em mar aberto. E com o seguro de bens pessoais não seria diferente.

O preço acessível e a simplicidade o fazem, hoje, um importante aculturador de seguros, já que para muitos clientes, trata-se do primeiro produto de seguro adquirido. Ou seja, além da função primordial para os dias de hoje, conforme as estatísticas de segurança pública demonstram, é também uma porta de entrada para novos clientes de seguros.

Isto fica evidente nos dados de vendas em 2022 revelados pelo Bruno Alves: o seguro de bens pessoais foi o primeiro seguro contratado por 40% dos clientes que o adquiriram em canais de autoatendimento.

Tal como as coberturas do seguro foram pensadas para o cenário digital, a sua aquisição e utilização também tiveram este enfoque. A contratação do seguro assim como o acionamento de assistências e sinistros pode ser feito através do mobile.

“Por tudo isso, temos um cenário otimista para o produto em 2023: entre os dias 09/01 a 15/01, fizemos uma campanha de divulgação do produto, resultando em um aumento de contratações diárias de 200% em relação à média dos últimos 90 dias”, diz.

“Acreditamos que, com o aumento do conhecimento público sobre as proteções que o seguro dispõe e o seu baixo custo, farão esse seguro ser cada vez mais popular”, finaliza o diretor de estratégia e tecnologia da BB Seguros.


+ Notícias

O que a dissonância cognitiva tem a ver com nossa experiência como consumidor

Mulheres nos negócios: o que falta para alcançarmos a equidade?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]