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Os segredos da Alexa no Brasil

Os segredos da Alexa no Brasil

Country manager da assistente pessoal da Amazon fala sobre os fatores que fizeram com que ela ganhasse relevância no mercado brasileiro

A Amazon sempre esteve focada em oferecer aos clientes algo que eles não conseguem em outros lugares. Para isto, a empresa de Jeff Bezos sempre investiu em personalização e ganhou destaque pelo pioneirismo na oferta de promoções individuais. E não é à toa que a empresa de tecnologia é conhecida por estar sempre um passo à frente da concorrência e ser capaz de lançar tendências. A Alexa, assistente pessoal da Amazon, mostra bem como a empresa de Seattle consegue se fazer presente na vida dos consumidores não apenas como um marketplace.

Durante o Customer Voice Experience (CVX), evento digital organizado pelo Grupo Padrão para falar sobre o poder da voz na interação com as empresas, Ricardo Garrido, country manager de Alexa da Amazon Brasil, falou sobre o poder da Inteligência Artificial da Amazon para facilitar a vida dos consumidores.

Sem dúvida, a Alexa já é conhecida pelo mercado consumidor brasileiro. E não é para menos: a Amazon fez grande investimento para desenvolver skills, adaptar a linguagem da assistente e alimentar a inteligência artificial com elementos da cultura pop brasileira.

Facilidade de uso

Para algumas pessoas, usar um smartphone é uma tarefa complicada. Para outras, navegar na internet usando um notebook é muito difícil. É aí que os assistentes pessoais que usam o comando de voz ganham ainda mais pontos com os consumidores, já que, depois de conectar o dispositivo à internet, é necessário apenas falar.

“Você não precisa de treinamento algum para usar a tecnologia de voz. A Alexa tem democratizado muito o uso da tecnologia. Temos recebido muitos feedbacks de clientes dizendo que as crianças estão se entretendo com a Alexa e ligando para os avós, por exemplo”, diz Garrido.

E complementa: “o aspecto mais curioso dessa tecnologia é que você não sabe o quanto vai precisar dela até começar a usar”.

Parcerias

Nem só de respostas sobre o clima ou quais filmes estão em cartaz vive a Alexa. O portfólio da assistente pessoal vai muito além disso graças a desenvolvedores parceiros.

A Amazon abre seu sistema operacional para empresas desenvolverem conteúdo para a Alexa e conversar com seus consumidores através dos alto-falantes inteligentes. “A comunidade de negócios no Brasil tem enxergado na Alexa um canal importante para fazer relacionamento com seus clientes”, explica Garrido. É possível pedir comida no iFood, tocar músicas no Spotify e pedir um carro no Uber por exemplo.

Integração com outros aparelhos

Os alto-falantes da linha Echo, da Amazon, abrigam a Alexa. Mas não são apenas os dispositivos fabricados pela gigante varejista que dão acesso à assistente pessoal.

É possível interagir com a inteligência artificial usando headphones, caixas de som de outras fabricantes, soundbars e até TVs. Os consumidores que compram esses dispositivos têm a mesma experiência de interação com a tecnologia que a linha Echo oferece.

A integração com aparelhos de outros fabricantes é uma das maneiras de democratizar a tecnologia de comando de voz e fazer com que essa ferramenta esteja disponível para os consumidores de TVs ou caixas de som. No Brasil, são mais de 60 produtos integrados à tecnologia da assistente pessoal.

Dispositivos conectados

Com apenas um comando de voz é possível desligar lâmpadas, mudar a cor da luz de um ambiente, ligar uma cafeteira ou acionar câmeras de vigilância.

Só no Brasil são mais de 280 produtos compatíveis com a Alexa e que respondem a comandos dados através da inteligência artificial. Nos outros 14 países onde a Alexa está disponível são mais de 28 mil produtos compatíveis.

Este é um dos fatores que contribuem para que a assistente pessoal da Amazon ganhe relevância no cotidiano dos clientes. Afinal de contas, a tecnologia ajuda o consumidor a se preocupar com tarefas mais complexas.

Confira a apresentação completa: 


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