O Pinterest superou o Snapchat como a terceira maior plataforma de mídia social dos EUA em 2019, ficando atrás apenas de Facebook e Instagram, e continuará à frente nos próximos anos, de acordo com levantamento da consultoria eMarketer.
Segundo o relatório, o Pinterest encerrou 2019 com 82,4 milhões de usuários, enquanto o Snapchat, que diminuiu seu ritmo de crescimento por conta da concorrência com o TikTok e Instagram, fechou o ano com 80,2 milhões de usuários.
Lançado em 2010, o Pinterest é uma plataforma que permite a criação de “mood boards”, ou quadros visuais, dos mais variados temas, como comida, decoração, moda, viagens e estilo de vida. Para as marcas de produtos destas áreas, a rede é uma ferramenta importante para branding, divulgação de conteúdos e até para vendas.
Embora não seja tão badalado quanto o Instagram, tão famoso quanto o Facebook ou tão moderno quanto o TikTok, o Pinterest segue conquistando e retendo usuários. Como resultado, suas ações na bolsa de valores americana voltaram a subir neste ano, com um crescimento de 20% de em janeiro, após um IPO conturbado em 2019.
1. DISTRIBUIÇÃO ENTRE FAIXAS ETÁRIAS
O crescimento do Pinterest é atribuído, entre outras coisas, ao seu apelo universal em diferentes faixas etárias, enquanto o Snapchat atende principalmente a um público mais jovem que acabou migrando para o TikTok nos últimos meses. “Embora o Snapchat tenha um público-alvo jovem, o Pinterest tem um apelo mais universal e obteve ganhos significativos em uma ampla faixa etária”, disse Nazmul Islam, analista de previsões da eMarketer. Segundo o relatório, os usuários do Pinterest são representados de maneira mais uniforme em todas as faixas etárias como uma porcentagem da população em geral, enquanto o Snapchat é muito mais inclinado nas faixas etárias mais jovens.
2. DISTÂNCIA DA POLARIZAÇÃO E DAS POLÊMICAS
O Pinterest é praticamente um oásis em meio ao clima hostil de polarização política e polêmicas em outras redes. Seus usuários não estão em busca de debates políticos ou discussões acaloradas sobre gênero, raça ou outros temas que frequentemente agitam o Facebook e Twitter. Em vez disso, os usuários, que segundo os dados são em sua maioria mulheres entre 25 e 44 anos, adotam a plataforma para se inspirar e compartilhar ideias sobre arte e decoração, gadgets, receitas e compras.
3. ATENÇÃO AO BEM-ESTAR DO USUÁRIO
Quando usuários pesquisam por temas e conteúdos delicados, como “ansiedade”, “depressão” ou outros tópicos relacionados à saúde mental, o Pinterest passou a exibir resultados mostrando atividades práticas que ajudam a lidar com o tema, como exercícios respiratórios e meditação. O Pinterest também desativou as pesquisas sobre certos termos que considera prejudiciais aos usuários, como “auto-mutilação” e “bulimia”, de acordo com um relatório da Wired no ano passado.
4. DE OLHO NO FUTURO
O Pinterest é a única grande rede social que não tem timeline temporal e não se atém ao passado ou ao presente em seus conteúdos. Por ser uma rede de criação de painéis inspiracionais, o Pinterest é muito mais sobre planejamento e antecipação de tendências de olho no futuro. Essa é uma característica única em relação às outras redes sociais.
5. SEM ESCÂNDALOS DE PRIVACIDADE
As redes sociais passam por uma crise de confiança de seus usuários após a revelação de vários problemas de privacidade envolvendo o Facebook nos últimos anos. No Pinterest, o volume de dados pessoais é menor e o compartilhamento de informações é muito mais focado nos temas dos quadros, e não em fotos e posts íntimos dos usuários.
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