A Sapeka Lingerie, empresa brasileira do segmento de moda íntima há 15 anos no mercado, inicia seu processo de internacionalização e inaugura seu primeiro centro de distribuição fora do Brasil. A instalação será feita na cidade de Benguela, em Angola, África, e possui 350 metros quadrados. Com a inauguração a empresa pretende crescer 60% em 2015.
A oportunidade se deu por meio da participação da empresa na FACIM (Feira Internacional de Maputo), em Moçambique, em parceria com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), ocasião em que a Sapeka se aproximou do mercado africano. ?Percebemos que havia uma busca intensa dos países africanos, em especial os que falam a língua portuguesa, por produtos e serviços brasileiros?, comentou o diretor comercial, Wesley Loureiro.
Depois disso, a marca intensificou suas exportações para a região com o envio de em média 83 mil peças por ano. O que, segundo Loureiro, tornou a marca conhecida pelos consumidores locais. ?Após a feira, vislumbramos um novo mercado, mais desenvolvido e com um volume de vendas bem maior em Angola, se comparado a Moçambique?, ressalta.
Para gerir e colocar em prática toda a operação, a empresa contará com a gestão do Grupo Calmito, que, até então, atuava como representante da marca na região e foi responsável por auxiliar a Sapeka no desenvolvimento do plano de negócios. O investimento inicial parte de US$ 500 mil para 2015. ?Nossa expectativa é obter o retorno desse investimento em, no máximo, dois anos. Queremos fechar o primeiro ano de atividade com o faturamento próximo a US$ 700 mil e, em cinco anos, faturar entre US$ 3,5 milhões e US$ 4 milhões ano?, enfatiza o executivo.
Segundo Loureiro, o próximo centro de distribuição da marca será aberto no mercado europeu. ?Já temos uma proposta encaminhada com um potencial investidor na Itália e não pretendemos parar por aí?, finaliza o executivo.
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