Localizada no interior do Rio Grande do Norte, a cidade de Currais Novos, com cerca de 41 mil habitantes, celebrou a educação como fator de transformação e inclusão social. Em uma sessão inédita de cinema ao ar livre, realizada na Escola Estadual Tristão de Barros, a comunidade homenageou os alunos da 3ª série A do Ensino Médio, que em 2014, desenvolveu o projeto ?Equilíbrio ? para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor?, com o qual se consagraram vencedores nacionais da primeira edição do concurso ?Respostas para o Amanhã?, promovido pela Samsung.
O projeto é resultado do desafio proposto pelo concurso que motivou jovens de todo o Brasil a responderem ?como a Matemática e as Ciências podem melhorar a sua comunidade??. Amparados nos conhecimentos adquiridos nas aulas de Física, Química, Biologia e Matemática, bem como em pesquisa de campo com a comunidade local, os alunos tiveram a ideia de reaproveitar os resíduos eletrônicos para construir próteses e protótipos que possibilitariam mais acessibilidade para as pessoas com deficiência.
O grupo desenvolveu três produtos tendo como motivação atender os alunos com necessidades especiais, que frequentam a própria escola Tristão de Barros. O primeiro é um mouse óptico que, com uma lente tirada de um celular, pode aumentar o tamanho das letras de um texto e ajudar deficientes visuais na leitura. O outro é um conjunto também voltado para deficientes visuais, no qual uma bengala e uma pulseira, que ganhou o vibracall de um celular, detectam obstáculos e avisam o usuário por meio da vibração. Por fim, uma cadeira de rodas elétrica possibilita que deficientes se movimentem ao enviar comandos direcionais por meio de um joystick de videogame.
Por ser a prática educativa de maior destaque entre 364 projetos inscritos no concurso, o trabalho ?Equilíbrio? rendeu para a Escola Estadual Tristão de Barros um prêmio especial ? a implantação da infraestrutura e a doação de equipamentos de uma sala de aula interativa Samsung. O espaço totalmente renovado foi inaugurado no último dia 2.
Segunda Elba Alves, diretora do colégio, a sala de aula interativa poderá ser usada por todos os alunos da instituição. ?Estamos na sociedade da informação, em meio a novas tecnologias. Além disso, temos essa marca da inovação em nossa escola, instigamos nossos alunos de forma permanente para que eles tenham curiosidade e partam em busca de descobertas. Um laboratório com a estrutura da Samsung garantirá ainda mais esse tipo de educação que queremos oferecer?, comemora.
O mentor do grupo vencedor foi o professor Ivanês Oliveira Alexandrino, que dá aulas de Física e desenvolve esse tipo de trabalho no ?laboratório alternativo?, como Elba batiza a escola, pois não existe uma estrutura fixa para realização destas atividades. Os alunos coletam lixo eletrônico em diversos pontos da cidade e criam novos produtos aproveitando o que aprendem em sala de aula. A intenção é que eles montem e desmontem, aprendendo na prática como os eletrônicos funcionam.
?Tivemos a grata surpresa de conhecer a Escola Estadual Tristão de Barros e seu excepcional trabalho. Eles mereceram vencer o concurso. Para nós da Samsung é uma alegria imensa entregar essa sala de aula interativa para uma escola que se destaca e para educadores, que fazem a diferença e promovem a aplicação prática das teorias, além de estimularem o engajamento social dos jovens?, declara Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung para América Latina.
Respostas Para o Amanhã 2015
?O trabalho da escola Tristão uniu a questão ambiental, a tecnologia e a inclusão de deficientes, o que é realmente muito especial. Esperamos que, nas próximas edições do concurso, mais escolas se inspirem a criar projetos tão inovadores e revolucionários quanto esse?, diz Helvio Kanamaru, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung para América Latina.
A edição 2015 do concurso ?Respostas Para o Amanhã? terá inscrições abertas ainda nesse mês de junho. Os interessados devem acessar o site www.samsung.com.br/respostasparaoamanha. Poderão se inscrever alunos do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil que tenham ideias inovadoras de como ajudar a solucionar algum problema de suas comunidades utilizando conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Fonte: Assessoria de Imprensa Samsung.