Pesquisar
Close this search box.
/
/
Samsung premia jovens por criação de projeto inovador

Samsung premia jovens por criação de projeto inovador

Juntando acessibilidade e reciclagem, alunos de uma escola do Rio Grande do Norte venceram a primeira edição do concurso ?Respostas para o Amanhã?

Localizada no interior do Rio Grande do Norte, a cidade de Currais Novos, com cerca de 41 mil habitantes, celebrou a educação como fator de transformação e inclusão social. Em uma sessão inédita de cinema ao ar livre, realizada na Escola Estadual Tristão de Barros, a comunidade homenageou os alunos da 3ª série A do Ensino Médio, que em 2014, desenvolveu o projeto ?Equilíbrio ? para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor?, com o qual se consagraram vencedores nacionais da primeira edição do concurso ?Respostas para o Amanhã?, promovido pela Samsung.

O projeto é resultado do desafio proposto pelo concurso que motivou jovens de todo o Brasil a responderem ?como a Matemática e as Ciências podem melhorar a sua comunidade??. Amparados nos conhecimentos adquiridos nas aulas de Física, Química, Biologia e Matemática, bem como em pesquisa de campo com a comunidade local, os alunos tiveram a ideia de reaproveitar os resíduos eletrônicos para construir próteses e protótipos que possibilitariam mais acessibilidade para as pessoas com deficiência.

O grupo desenvolveu três produtos tendo como motivação atender os alunos com necessidades especiais, que frequentam a própria escola Tristão de Barros. O primeiro é um mouse óptico que, com uma lente tirada de um celular, pode aumentar o tamanho das letras de um texto e ajudar deficientes visuais na leitura. O outro é um conjunto também voltado para deficientes visuais, no qual uma bengala e uma pulseira, que ganhou o vibracall de um celular, detectam obstáculos e avisam o usuário por meio da vibração. Por fim, uma cadeira de rodas elétrica possibilita que deficientes se movimentem ao enviar comandos direcionais por meio de um joystick de videogame.

Por ser a prática educativa de maior destaque entre 364 projetos inscritos no concurso, o trabalho ?Equilíbrio? rendeu para a Escola Estadual Tristão de Barros um prêmio especial ? a implantação da infraestrutura e a doação de equipamentos de uma sala de aula interativa Samsung. O espaço totalmente renovado foi inaugurado no último dia 2.

Segunda Elba Alves, diretora do colégio, a sala de aula interativa poderá ser usada por todos os alunos da instituição. ?Estamos na sociedade da informação, em meio a novas tecnologias. Além disso, temos essa marca da inovação em nossa escola, instigamos nossos alunos de forma permanente para que eles tenham curiosidade e partam em busca de descobertas. Um laboratório com a estrutura da Samsung garantirá ainda mais esse tipo de educação que queremos oferecer?, comemora.

O mentor do grupo vencedor foi o professor Ivanês Oliveira Alexandrino, que dá aulas de Física e desenvolve esse tipo de trabalho no ?laboratório alternativo?, como Elba batiza a escola, pois não existe uma estrutura fixa para realização destas atividades. Os alunos coletam lixo eletrônico em diversos pontos da cidade e criam novos produtos aproveitando o que aprendem em sala de aula. A intenção é que eles montem e desmontem, aprendendo na prática como os eletrônicos funcionam.

?Tivemos a grata surpresa de conhecer a Escola Estadual Tristão de Barros e seu excepcional trabalho. Eles mereceram vencer o concurso. Para nós da Samsung é uma alegria imensa entregar essa sala de aula interativa para uma escola que se destaca e para educadores, que fazem a diferença e promovem a aplicação prática das teorias, além de estimularem o engajamento social dos jovens?, declara Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung para América Latina.

Respostas Para o Amanhã 2015
?O trabalho da escola Tristão uniu a questão ambiental, a tecnologia e a inclusão de deficientes, o que é realmente muito especial. Esperamos que, nas próximas edições do concurso, mais escolas se inspirem a criar projetos tão inovadores e revolucionários quanto esse?, diz Helvio Kanamaru, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung para América Latina.

A edição 2015 do concurso ?Respostas Para o Amanhã? terá inscrições abertas ainda nesse mês de junho. Os interessados devem acessar o site www.samsung.com.br/respostasparaoamanha. Poderão se inscrever alunos do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil que tenham ideias inovadoras de como ajudar a solucionar algum problema de suas comunidades utilizando conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Fonte: Assessoria de Imprensa Samsung.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]