O Airbnb atingiu a importante marca de 500 milhões de chegadas de hóspedes pela plataforma. A história começou em 2007, com três viajantes que partiram para uma conferência em São Francisco e se hospedaram na casa da rua Rausch, dos cofundadores da plataforma, Brian Chesky e Joe Gebbia. Apesar de não terem consciência disso à época, esses três (Michael, Kat e Amol) se tornariam membros da comunidade global de hóspedes e anfitriões do Airbnb. A plataforma atualmente atinge 191 países e 81 mil cidade em todo o mundo. A marca celebra a marca de meio bilhão de hóspedes que já realizaram check-in em imóveis conveniados.
Uma década depois, a estimativa é que três hóspedes entrem em um imóvel anunciado na plataforma a cada meio segundo. Os consumidores podem escolher entre 6 milhões de casas, yurts, casas na árvore, barcos e outras modalidades espalhadas por todos os continentes. No correr desses números, alguns detalhes curiosos chamam a atenção.
O quarto mais reservado da história
Uma das curiosidades da plataforma é que ela não se baseia em formatos específicos em seus anúncios. Somente na América Latina, são mais de 34 milhões de chegadas, o que inclui a demanda por divulgações fora do comum. Você sabia que o quarto privativo mais reservado da história da plataforma, por exemplo, fica em um castelo na Irlanda? A construção tem mais de 600 anos, de modo que o anfitrião, Peter, passou quase uma década restaurando o local.
O anúncio da Mushroom Dome (foto), localizada em Aptos, na Califórnia, segue como a casa mais reservada do Airbnb. Desde 2009, os anfitriões Kitty e Michael se destacaram por serem um dos primeiros anúncios localizados fora de uma grande cidade. Eles já acumularam quase 1.300 avaliações, que reúnem opiniões de pessoas vindas de diversas partes do mundo.
Lucro para os anfitriões
A comunidade de anúncios cresceu de forma desenfreada desde a primeira estada hospedada por Brian e Joe, em São Francisco. A comunidade se empoderou economicamente e gerou renda extra considerável para os anfitriões participantes. De acordo com dados da empresa, a renda extra criada pela locação por temporada na plataforma é calculada em US$ 65 bilhões desde a sua fundação.