/
/
Saiba quais são as consequências tóxicas dos excessos

Saiba quais são as consequências tóxicas dos excessos

“A raiz da ansiedade são os excessos”. Confira os melhores momentos do talk da especialista em comportamento Iza Dezon, no CONAREC 2020

Pensando na quarentena, Iza Dezon, um das mais brilhantes mentes que se dedicam a estudar o comportamento do consumidor no Brasil, fez uma série de posts no Instagram, sob o título “40 Dias Disruptivos”. 

De forma curiosa, criativa, com grande variedade de referências, debates e conversas, Iza trabalhou tendências, pesquisas e assuntos como diversidade, felicidade e análises do que está por vir para ajudar os seus seguidores a encararem o período agudo da pandemia. 

No painel “#40diasdisruptivos”, no CONAREC 2020, a pesquisadora apresentou o resultado desse trabalho excepcional, e contou como a internet pode se assemelhar a um vício, mesmo tendo sido criada com o intuito de ser uma dimensão de liberdade.

A economia do supérfluo

Iza conta que, na primeira semana da pandemia, montou seu primeiro projeto pessoal e público, na tentativa de entender o que as pessoas estavam precisando neste momento de tantas incertezas. Para isso, ela e sua equipe mergulharam em arquivos de pesquisas dos últimos oito anos, trazendo, a partir disso, pinceladas de algumas tendências.

“As pessoas estão começando a querer mudar o jogo, identificando e deixando de lado aquilo que é supérfluo”, diz, e cita uma das frases que mais lhe marcou no início da pandemia:

“Ouvi dizerem que ‘a economia parou no momento em que passamos a consumir só o necessário’. Isso mostra algo muito preocupante, pois passamos a ver que o sistema econômico está apoiado no supérfluo, que nos intoxica e nos coloca em um estado de ansiedade constante”.

Excessos, excessos, excessos

Contudo, Iza explica que focar no básico não significa se tornar minimalista, e sim se tornar consciente daquilo que inunda nossa vida com excessos. Um desses excessos, a pesquisadora diz, é o exagero de escolhas do qual somos submetidos. “Quanto maior a nossa liberdade para escolher, mais geramos expectativas, e quanto mais expectativas, mais frustrações”, opina. “Infelizmente demoramos muito tempo para entender que aquilo que estava na raiz da ansiedade eram justamente esses excessos.”

De acordo com Iza, as economias estão começando a olhar para uma nova era, em que o excesso será ressignificado ― e não só a abundância de compras e de acumulação, mas de informação, de imagens, de relacionamentos e de amizades, para dar alguns exemplos.

“O paradoxo da escolha escancara esses excessos negativos, e constata como informações demais começam a gerar muita insatisfação.” Esse fenômeno acontece por perdermos o foco nesse mar de escolhas, e isso intensifica a ansiedade.

O documentário “O Dilema das Redes”, que está em alta no momento, mostra muito bem esse “dark side” das redes sociais, segundo a pesquisadora.

“Há falta de curadoria nessas informações recebidas por nós a cada dia, e não absorvemos de verdade as mídias que nos impactam”

excessos
Painel “#40diasdisruptivos”

Um futuro melhor está no descansar

Ser multitarefa é bom? Segundo o estudo “Foco”, de Daniel Goleman, essa habilidade tão valorizada pela sociedade é um tanto tóxica, afinal, ser multitasker rouba ainda mais o foco e a atenção dos indivíduos. Como consequência, Iza comenta, temos uma sociedade com déficit de atenção generalizado, tratando essa característica como se fosse positiva. 

“Descansar a mente é vital, e isso deve ser conversado dentro das empresas, e das empresas com seus consumidores”, sugere. “Um terço na nossa vida é feito para passar dormindo, então é preciso institucionalizar a importância de repousar.”

E finaliza: “Todas as tecnologias são mais rápidas do que nós. Ainda assim, tentamos viver na velocidade delas. Em vez disso, deveríamos abrir espaços na mente para que possamos construir um futuro mais consciente e melhor intencionado.”

Confira algumas das opiniões coletadas por Iza Dezon no movimento #40diasdisruptivos

“A felicidade é a mistura perfeita entre paz e prazer” ― Letícia Gicovate

“O pior defeito da humanidade é o excesso” ― João Moraes

“Felicidade é uma sensação momentânea de extrema leveza” ― Valeria Montorsi

“Um ataque de riso é uma morte digna na era da longevidade” ― Martin Giraldo

“Um ícone que irá nos inspirar no futuro? Nossa divindade, a alma” ― Lena Pessoa


+ CONAREC 2020

Quando a confiança precisa ir além da credibilidade
A voz do cliente direcionando estratégias vencedoras
Os desafios de liderar uma empresa sem sair de casa

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]