Pesquisar
Close this search box.
/
/
Saiba quais foram as palavras mais pesquisadas em maio

Saiba quais foram as palavras mais pesquisadas em maio

Importante dicionário digital revela quais palavras o brasileiro quis saber o significado no último mês. Dica: noticiário e novela são dois grandes influenciadores de consultas

Começa uma novela nova e as pessoas correm para entender o que querem dizer os bordões dos novos personagens. O mesmo acontece quando uma notícia bomba por muitos dias na mídia, como é o caso do estupro coletivo no Rio de Janeiro ou o possível impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Pelo menos é o que informa a Priberam, dicionário digital da língua portuguesa, mantido pela empresa de mesmo nome.

Aliás, uma curiosidade: também nos acessos ao Dicionário Priberam se refletiu a transição acelerada para as plataformas móveis: as buscas de palavras por meio de smartphones subiram 46% face a 2014. Para mais dados estatísticos, visite

A Priberam apresentou as palavras mais buscadas pelos brasileiros no último mês de maio. Na lista, palavras como “saruê” e “gitana”, pouco comuns no linguajar do dia a dia do brasileiro. No entanto, elas ganharam notoriedade durante a exibição da novela Velho Chico, trama das 21h em cartaz na Rede Globo.

Para quem ficou curioso, “saruê” é um termo regional nordestino que nomeia um pequeno gambá. É também o apelido de uma das personagens na trama televisiva. Já a expressão “gitana”, palavra de origem hispânica que corresponde a “cigana” (termo mais comum no Brasil), é a forma preconceituosamente ofensiva com que a matriarca Encarnação (vivida pela atriz Selma Egrei) se refere à namorada do filho, cujos costumes não aprova.

Nas últimas semanas, aumentou também a busca pelos termos “hexacampeão”, por causa da vitória do Internacional no Campeonato Gaúcho, que lhe conferiu o título de campeão pela sétima vez consecutiva, e “estupro”, por causa da série de casos recentes de violência contra mulheres.

Outra palavra entre as mais buscadas no Brasil foi “exponencial” um termo distante do uso coloquial mas igualmente compatível com o cenário atual de crescimento da inflação, aumento do desemprego e outros fatores ligados à crise econômica.

Algumas expressões sofisticadas que estão entre as cinco mais buscadas, como “biopsicossocial”, “resiliência” e “miríade”, são consideradas destaques aparentemente aleatórios. Para eles, a Priberam não detecta justificativas muito claras, mas é possível que estejam relacionadas ao vocabulário de livros “best-sellers” ou até a outras ocorrências na TV ou no cinema.

O Dicionário Priberam teve, em 2015, mais de 25 milhões de visitantes únicos, com predominância do Brasil e de Portugal, e forte penetração em públicos de Angola, Moçambique, Timor, Macau e Guiné-Bissau, além de receber consultas de países com outros idiomas.

As 10 palavras mais consultadas em maio, no Brasil:

1. Gitana
2. Exponencial
3. Hexacampeão
4. Apitaço
5. Saruê
6. Biopsicossocial
7. Resiliência
8. Inaudível
9. Inerente
10. Estupro

Na lista da Priberam a palavra “Presidenta”, embora muito citada no noticiário, ficou em 18º lugar.
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]