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Saiba como falar com seu cliente sobre o Dia dos Namorados

Saiba como falar com seu cliente sobre o Dia dos Namorados

Especialista aponta quais as plataformas mais adequadas para falar com cada perfil de consumidor, antes, durante e depois do Dia dos Namorados

Para potencializar as vendas no Dia dos Namorados é necessário ter um canal eficiente de comunicação com o cliente e entender seu perfil de consumo. É nessa conjuntura que entram os serviços de comunicação integrada, para fazer a ponte entre clientes e marcas.

Funcionalidades como SMS, voz, e-mail, Facebook Messenger e notificações via push permitem o envio de descontos e ofertas customizados de acordo com o perfil do consumidor.

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Conforme a base de clientes de uma empresa, é possível segmentar ofertas e escolher uma ou mais soluções para contatar esses consumidores. Por exemplo, para uma base de clientes com idade mais elevada, campanha de SMS e/ou voz são mais eficazes.

Já para uma base mais jovem, acostumada com redes sociais, Facebook Messenger e/ou notificações via push são meios mais adequados.

Também é possível segmentar as ofertas de acordo com gênero. Por exemplo, os presentes mais comuns para as mulheres incluem flores, joias, produtos de beleza e vouchers promocionais em restaurantes. Já para os homens, são mais populares presentes como relógios, acessórios para carros e bebidas especiais.

Antes, durante e depois

É importante ressaltar que as campanhas de vendas devem ser elaboradas para contemplar o antes, o durante, e o depois do 12 de junho.

Nos dias anteriores, o foco é sugerir presentes e oferecer descontos. Durante a data, o ideal é sugerir serviços como restaurantes, hotéis e spas de acordo com a geolocalização do casal. Por fim, após a data, é importante mensurar o grau de satisfação do consumidor com os produtos e/ou serviços adquiridos.

Todo esse processo permite que as empresas consigam valiosas métricas de consumo de seus clientes, o que possibilita a criação de campanhas cada vez mais segmentadas e eficazes, além de as marcas conseguirem criar engajamento com seus clientes. Uma campanha de cupons de desconto via SMS bem segmentada, por exemplo, pode gerar uma taxa de conversão de até 70%.

* Por Caio Borges, Sales Manager da Infobip, plataforma internacional de mensageria e comunicação

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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