Para potencializar as vendas no Dia dos Namorados é necessário ter um canal eficiente de comunicação com o cliente e entender seu perfil de consumo. É nessa conjuntura que entram os serviços de comunicação integrada, para fazer a ponte entre clientes e marcas.
Funcionalidades como SMS, voz, e-mail, Facebook Messenger e notificações via push permitem o envio de descontos e ofertas customizados de acordo com o perfil do consumidor.
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Conforme a base de clientes de uma empresa, é possível segmentar ofertas e escolher uma ou mais soluções para contatar esses consumidores. Por exemplo, para uma base de clientes com idade mais elevada, campanha de SMS e/ou voz são mais eficazes.
Já para uma base mais jovem, acostumada com redes sociais, Facebook Messenger e/ou notificações via push são meios mais adequados.
Também é possível segmentar as ofertas de acordo com gênero. Por exemplo, os presentes mais comuns para as mulheres incluem flores, joias, produtos de beleza e vouchers promocionais em restaurantes. Já para os homens, são mais populares presentes como relógios, acessórios para carros e bebidas especiais.
Antes, durante e depois
É importante ressaltar que as campanhas de vendas devem ser elaboradas para contemplar o antes, o durante, e o depois do 12 de junho.
Nos dias anteriores, o foco é sugerir presentes e oferecer descontos. Durante a data, o ideal é sugerir serviços como restaurantes, hotéis e spas de acordo com a geolocalização do casal. Por fim, após a data, é importante mensurar o grau de satisfação do consumidor com os produtos e/ou serviços adquiridos.
Todo esse processo permite que as empresas consigam valiosas métricas de consumo de seus clientes, o que possibilita a criação de campanhas cada vez mais segmentadas e eficazes, além de as marcas conseguirem criar engajamento com seus clientes. Uma campanha de cupons de desconto via SMS bem segmentada, por exemplo, pode gerar uma taxa de conversão de até 70%.
* Por Caio Borges, Sales Manager da Infobip, plataforma internacional de mensageria e comunicação