/
/
Sai o fast fashion, vem o safe fashion: a moda depois da pandemia

Sai o fast fashion, vem o safe fashion: a moda depois da pandemia

O varejo de vestuário se transformou com a chegada da pandemia: com o distanciamento social, os looks de gala passaram a ser preteridos pelos casuais e confortáveis
Legenda da foto

Com a chegada da pandemia e das medidas de distanciamento social, milhões de pessoas começaram a passar a maior parte das 24 horas do dia dentro de casa. O pijama, então, passou a ser o novo uniforme, já que o modelo remoto de trabalho se tornou protagonista. Festas, encontros, casamentos e outros eventos viraram raridade. E os consumidores passaram a ir às lojas — online, principalmente —  em busca de roupas confortáveis, deixando os looks de gala de lado.

No painel Sai o fast fashion, vem o safe fashion: a moda depois da pandemia, do CONAREC 2020, Daniel Machado, Diretor de CX da Kantar para a América Latina conversou com Samantha Albuquerque, Chief Marketing Officer da Dafiti Group e Fernando Guglielmetti, Head de Digital, e-commerce, marketplace e omnichannel da C&A sobre as transformações do varejo de vestuário desde a chegada da Covid-19.

Mudanças internas e externas

É claro, com as medidas de distanciamento social, o varejo físico tinha que escoar para outro lugar. Logo, as lojas com sistema de e-commerce consolidado se beneficiaram; as que não tinham, precisaram correr atrás do prejuízo. Segundo Samantha Albuquerque, Chief Marketing Officer da Dafiti Group, as mudanças foram as mais variadas:

“Desde as mudanças mais simples e óbvias, como migração de consumidores para o online, mais forte até do que esperávamos, até mudança de portfólio: os looks confortáveis, de ficar em casa, começaram a sair muito mais, cada vez mais os consumidores se conectaram com o que é essencial.  Junto da pandemia veio a visão comunitária e social, então vieram questionamentos sobre as estruturas da nossa sociedade, vários movimentos, como Black Lives Matter, e as questões sobre sustentabilidade ganharam corpo. Do ponto de vista interno, a Dafiti, por ser um nativo digital, recebeu um pedaço considerável desses novos consumidores, então tivemos que fazer algumas readaptações internas para atender esse volume maior, até do ponto de vista de operações e de mídia.”

Para Fernando Guglielmetti, Head de Digital, e-commerce, marketplace e omnichannel da C&A, a maior mudança foi a digitalização do consumidor. “Novos clientes explodiram em volume e, no nosso caso, como o business era mais físico, também houve migração do físico para o omnichannel. A pessoa que compra tanto no físico, quanto no digital, se torna mais íntimo da marca e tem frequência de valor e compras maior”, afirma. Segundo ele, as vendas digais cresceram 350%, então houve uma grande reorganização.

“Considerando que estávamos com quase 300 lojas fechadas, que foi um míssil na nossa saúde financeira, o saldo final acabou sendo positivo”, complementa Guglielmetti.

Como é o brasileiro sem provador?

Mesmo após a abertura dos shoppings e lojas de rua, os provadores seguiram vetados de funcionar por questões sanitárias. A restrição foi mais sentida pela C&A, afinal a Dafiti é uma plataforma 100% digital.

“Quando o consumidor perde essa possibilidade de trocar produtos, gera uma dificuldade a mais. O mercado à distância vem sendo desenvolvido e o brasileiro não está muito acostumado ainda. As lojas já estão abertas, mas o provador ainda não reabriu, e o consumidor tem sentido muita falta. As pessoas estão comprando, indo no banheiro, experimentando a roupa e retornando à loja para trocar ou devolver. Já estamos nos movimentando para reabrir com algum jeito que garanta segurança, mas não deixa de ser um atrito”, explica Fernando Guglielmetti.

Já para a CMO da Dafiti, a dificuldade maior é fazer o consumidor entender alguns benefícios e facilidades que a Store disponibiliza aos clientes. “Nós temos alguns benefícios tanto antes, quanto depois da compra. Temos o Fit Finder, que é uma maneira inteligente de a pessoa entender se a peça está adequada ou não. Temos também o Busca Look, uma tecnologia super interessante que acha roupas de acordo com o gosto dos clientes. No pós compra, a facilidade é a entrega rápida e a coleta: tem que ser veloz e eficiente. O que estamos entendendo é que muita gente não sabe disso, então é aquele desafio de marketeiro: fazer todo mundo saber todos os nossos produtos”, explica Samantha.

Legados da crise

A sustentabilidade é pauta protagonista desde antes da pandemia, mas ganhou corpo após a crise. Segundo a CMO da Dafiti, sustentabilidade, diversidade e inclusão se tornaram tiveram um “empurrão” após a chegada da crise.

“Esse empurrão que a sociedade nos deu foi muito positivo. Vão ter, para 2021, várias novidades. Temos que fazer isso como uma jornada, não de forma oportunista. A transparência é muito importante, o consumidor sabe quem está sendo ou não oportunista”, declara.

O Head de Digital, e-commerce, marketplace e omnichannel da C&A afirma que a companhia, que tem mais de 40 anos em solo brasileiro, também aumentou a preocupação sobre o tema, que será pautado com cada vez mais frequência. “Estamos nos reinventando, porque o mundo, as pessoas e as possibilidades mudam”, completa.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Reconhecida como a dama da hotelaria brasileira, Chieko Aoki compartilha sua visão sobre liderança, hospitalidade e a importância das relações humanas nos negócios.
Vida de CEO: A hospitalidade de Chieko Aoki
Reconhecida como a dama da hotelaria brasileira, Chieko Aoki compartilha sua visão sobre liderança, hospitalidade e a importância das relações humanas nos negócios.
.Novela Três Graças dialoga diretamente com a GenZ, embarcando nos memes, em personagens marcantes e em narrativas que se aproximam.
O que “Três Graças” revela sobre a relação da GenZ com a cultura brasileira
Novela dialoga diretamente com a GenZ, embarcando nos memes, em personagens marcantes e em narrativas que se aproximam de experiências reais.
Consumidor do futuro é sedento de experiência e conexão
Consumidor do futuro busca mais conexão emocional, experiências imersivas e sensação de pertencimento frente ao avanço da IA.
Conheça os novos executivos que acabam de chegar em cargos estratégicas em grandes empresas.
Novos executivos na Whirlpool, Grupo Casas Bahia, Riachuelo e mais
Conheça os novos executivos que acabam de chegar em cargos estratégicas em grandes empresas.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 296

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfírio
IMAGEM: IA Generativa | ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Gustavo Bittencourt
[email protected]

Juliana Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Coordenadoras
Nayara Manfredi
Paula Coutinho

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.