/
/
Mais próxima ao cliente, Riachuelo lança campanha do Dia dos Pais focada no diálogo

Mais próxima ao cliente, Riachuelo lança campanha do Dia dos Pais focada no diálogo

Para o diretor de Canais e Marketing, Elio Silva, a proximidade com o cliente é um dos maiores desafios do varejo

Uma pegada digital com o objetivo de posicionar a Riachuelo no prisma correto com o consumidor foi a estratégia de comunicação adotada pela rede varejista de moda em março de 2021.

Como as pessoas seguem as marcas e, com o slogan “A Riachuelo passou a seguir você”, a empresa fez uma inversão e a marca começou  a seguir as pessoas. É o que contextualiza Elio Silva, diretor-executivo de Canais e Marketing da Riachuelo.

A ação de comunicação tem como objetivo mostrar o quanto a rede está conectada aos consumidores e entende as suas necessidades. Pensando nisso, a Riachuelo trouxe para a campanha do Dia dos Pais 2021, lançada no dia 20 de julho, o mote “Seu pai começou a seguir os seus passos”, tendo Fábio Jr. com os filhos Cleo Pires e Fiuk como garotos-propaganda. A Riachuelo mostra, de maneira divertida, as fases de aprendizado entre pais e filhos, como por exemplo, o fato de a Cleo ensinar o pai a mexer nas redes sociais. “A campanha mantém o nosso fio condutor de seguir as pessoas, acompanhar e trazer um pouco mais da visão digital”, acrescenta Silva.

Segundo ele, o objetivo da campanha é criar um diálogo. “A relação pais e filhos vem evoluindo nos últimos tempos, principalmente com a pandemia. Na campanha, tentamos colocar mais luz em cima dessa proximidade e criar um convite para o diálogo”.

A estratégia passa pelo viés da emoção. “Queremos despertar uma emoção de felicidade e o lado mais divertido da relação pai e filho. Essa é uma preocupação de todos os pontos de contato, do contact center, e não só do apelo de comunicação”, destaca o diretor.

“Não podemos mais fazer uma campanha hermética”

“Hoje, quando pensamos em uma campanha, ela é vista pelos vários meios de comunicação que adotamos. Então sempre é 360 graus. Quando estamos nos meios digitais, não temos como fazer uma campanha que não tenha possibilidade de diálogo. Uma campanha ganha engajamento e visibilidade porque você deixa espaço aberto para isso. Não podemos mais fazer uma campanha hermética”.

Por isso, segundo o diretor, a varejista tem deixado os canais abertos aos comentários dos consumidores, sem censura, salvo menções pejorativas ou uso de termos chulos.

“As pessoas podem se expressar, concordar, discordar, trazer os seus exemplos. Isso cria uma dinâmica completamente diferente e vira uma comunicação de dupla via. Além disso, é uma evolução que acreditamos ser o caminho para ter uma comunicação moderna mesmo quando você fala de uma data comercial”.

Lojas ganham protagonismo digital

Riachuelo

De acordo com Elio, as lojas físicas assumiram um novo papel. Afinal, estão deixando de ser o lugar onde fazem apenas vendas físicas para virar um hub onde você compra pelo WhatsApp e live commerce ou ainda ser utilizada como um centro de informações para os produtos disponíveis naquele momento.

“Quando o cliente quer comprar pelo WhatsApp e não há uma loja física na cidade dele, ele é transbordado para o nosso contact center. O nosso olhar é, cada vez mais, de serviço, complementariedade e de se aprofundar nessas jornadas que o cliente tem em cada lifestyle”.

A proximidade com o cliente é um dos maiores desafios do varejo, conforme Silva. “Quando vamos para uma digitalização do processo de varejo, muitas vezes acabamos nos distanciando do cliente. No nosso caso, acreditamos na omnicanalidade e, dentro dela, a abertura de várias possibilidades de diálogo”.

Hoje, mais de 70% do atendimento ao cliente Riachuelo é feito pelos colaboradores no contact center próprio, além dos parceiros. “Temos falado cada vez mais em dar poder para o time de atendimento resolver todas as questões junto ao consumidor e isso aproxima”.

Segundo ele, a jornada do cliente começa no tipo de comunicação feita e nos meios escolhidos a como o cliente é atendido dentro da loja e o pós-venda no contact center. “Um dos pontos que mais temos ficado atentos é com relação à humanização desse processo. A pandemia trouxe uma sensibilidade maior para os contatos e as relações”.

Tudo faz parte de uma estratégia da Riachuelo de oferecer uma plataforma cada vez mais completa, aderente e pertinente ao consumidor dentro do ecossistema de moda, lifestyle e produtos financeiros.


+ Notícias

Riachuelo eleva marketplace para estilo de vida em sua totalidade

Mercado livre e Arezzo se unem para marca “mais democrática” e informativa

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]