Lições de Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn
- Por Bianca Alvarenga
- 3 min leitura
A capacidade de identificar e gerenciar emoções, tanto as próprias quanto as dos outros, tornou-se uma habilidade essencial. Conhecida como inteligência emocional, a competência é apontada por Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para América Latina e África (LTS), como uma das soft skills mais essenciais para o sucesso profissional.
“A inteligência emocional me permite enxergar minha equipe como indivíduos únicos, cada um com suas próprias experiências, desafios e emoções. Todos temos dias bons e ruins, inclusive eu. Acredito que essa compreensão cria um ambiente de confiança, no qual as pessoas se sentem valorizadas e motivadas”, afirma o executivo, que ocupa o cargo mais alto do LinkedIn no Brasil.
Além de destacar a importância da inteligência emocional, Beck destaca a necessidade de ter uma visão estratégica clara sobre o futuro da empresa. Para ele, essa visão envolve pensamento crítico, inovação, flexibilidade e comunicação. “Com uma visão estratégica bem-definida, é possível traçar objetivos claros e realistas, alinhados aos valores da empresa, permitindo que o sucesso seja alcançado de maneira sustentável e duradoura”, explica.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Confiança na equipe
Comandar operações em duas regiões tão diversas como a América Latina e a África exige um compromisso intenso e uma carga de trabalho significativa. Entre os desafios está gerenciar uma equipe global, frequentemente operando em diferentes fusos horários. Para Beck, a responsabilidade de garantir que ninguém fique desatendido é enorme, mas ele acredita ser fundamental descansar a mente e o corpo para desempenhar seu papel de forma assertiva e eficiente.
A confiança na equipe é o segredo para manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. “Ter uma equipe em que se pode confiar significa saber que, mesmo na sua ausência, as coisas serão tratadas de maneira adequada e as decisões tomadas serão sempre as melhores para o negócio”, afirma.
Alta Performance e a verdadeira liderança
Estar em um cargo de responsabilidade não equivale, automaticamente, a ser um líder. O conselho que o executivo dá, para quem almeja chegar a um cargo tão alto dentro de uma companhia, é praticar a escuta ativa e aplicar os feedbacks recebidos ao longo da carreira. “A verdadeira liderança envolve criar um ambiente no qual todos se sintam valorizados e comprometidos com a missão da empresa, e isso só é possível ao inspirar e motivar seus colaboradores”, explica.
Por fim, Beck aconselha: “Alinhe-se aos objetivos de negócio da empresa e desenvolva habilidades de tomada de decisão e resiliência, que são fundamentais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades ao longo do caminho.”
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244