Insights Consumidor Moderno Experience
- Por Cecília Delgado e Natália Oliveira
- 7 min leitura
Crédito acessível e direcionado
A união entre comportamentos de crédito, base de informações e consciência analítica, na visão de Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista, torna possível oferecer para o mercado e até para pessoas físicas as melhores condições para fazer o melhor negócio, com a melhor condição e o menor risco. Por isso, a empresa tem, cada vez mais, desenvolvido soluções para empresas e consumidores tomarem as melhores decisões de crédito. Por exemplo, para o cliente final, a empresa viabiliza uma autoconsulta de score de crédito e dívidas no Consumidor Positivo. Depois, é possível fazer renegociações a partir da Acordo Certo, fintech que pertence à Boa Vista.
Dirceu Gardel,
CEO da Boa Vista
O plano é criar um ambiente que traga mais conforto e diversidade de ofertas para o consumidor, que terá em um só ambiente a possibilidade de analisar ofertas de um seguro de carro, por exemplo. “A ideia é que o consumidor consiga ter acesso aos melhores produtos e serviços com as melhores condições, com a melhor taxa”, revela Gardel. Para as empresas, é um universo de informações organizado que permite direcionar esforços e ofertas de forma mais produtiva e organizada, focadas em segmentos de público ou em distribuição geográfica.
Saúde acessível para animais
Foi essa brecha no mercado que levou à criação da Pet de TODOS que, em menos de três meses, atendeu mais de mil animais em uma única loja, oferecendo serviços de banho, tosa e acompanhamento veterinário a preços acessíveis. “É indispensável que este segmento cresça de forma sustentável, tendo como prioridade a proteção de vidas animais”, destaca Cássio.
O mercado pet vem crescendo de forma exponencial no Brasil, tornando o País um dos maiores do mundo no setor. Porém, Cássio Guieiro, um dos cofundadores da rede popular Pet de TODOS, ressalta que a população carece de empreendimentos pet mais inclusivos, capazes de atender os animais de estimação de consumidores de média e baixa rendas.
Apesar de ter apenas uma única loja, que fica em São Miguel Paulista, no Estado de São Paulo, os fundadores já planejam a expansão da rede e, em breve, uma segunda unidade será inaugurada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Fora isso, serão realizadas outras ações solidárias para promover a proteção e o cuidado aos animais.
Uma caixa, várias utilidades
A Havaianas lançou uma nova linha de embalagens que será utilizada nos produtos comprados no e-commerce da marca pensando na reutilização desses materiais. O novo design permite que os pacotes – disponíveis nos tamanhos mini, individual, padrão e super – sejam utilizados pelos clientes na decoração de casa. As peças terão estampas perenes e sazonais com a cara da Havaianas, e os clientes poderão escolher o modelo no momento da compra.
As novas embalagens vão ser produzidas a partir de materiais reciclados e tingidas com uma tinta especial que prolonga a vida útil do material e facilita a reciclagem ao fim do ciclo de uso. “O lançamento das novas caixas do e-commerce integra nosso ecossistema empresarial com foco em eficiência e sustentabilidade. Também queremos estimular e envolver os nossos consumidores nessas iniciativas, através da conscientização e da colaboração, com esse unboxing diferenciado, que é a transformação da caixa, atribuindo a este material que seria descartado uma nova utilidade e trazendo uma explosão de cores para o ambiente”, afirma Simone Franco, VP Global de Supply Chain da Alpargatas.
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Viagens são a nova extensão do escritório
Os resultados da ClickBus, maior marketplace de passagens rodoviárias, no primeiro semestre deste ano apontam para crescimento do turismo rodoviário como uma realidade que veio para ficar. De acordo com dados da companhia, que oferece passagens para quase 5 mil destinos nacionais e internacionais, o volume de buscas na plataforma quase quadruplicou nesses primeiros seis meses de 2022. Houve um crescimento de 275% na média diária de buscas no site e mais de 70% das compras realizadas no período foram feitas por novos usuários.
Phillip Klien,
CEO da ClickBus
As justificativas para o aumento das compras de passagens de ônibus on-line neste período vão desde os altos preços das passagens aéreas, passando pela oferta de assentos mais confortáveis, até a popularização da experiência de compra on-line durante a pandemia. Além disso, a adoção do modelo híbrido de trabalho pelas empresas, a retomada do setor do turismo e o investimento das viações em comodidades para os usuários como WI-FI também ajudaram a alavancar o setor. “Com a chegada de novas tecnologias, o ônibus pode ser uma extensão do escritório e, até mesmo, substituir uma diária de hotel, tendo em vista as diversas opções de assentos”, destacou Phillip Klien, CEO da ClickBus.
Melhores experiências no delivery
Quem não tinha familiaridade com delivery, certamente passou a ter a partir da pandemia de COVID-19. De acordo com dados da Hubster – empresa que unifica e gerencia aplicativos de entrega em uma única plataforma –, os pedidos nesse formato cresceram cerca de 160% no acumulado dos últimos dois anos. Diante disso, a plataforma prevê atender, até o fim de 2022, 65 mil pedidos – 40 mil devem ser feitos no Brasil. A Hubster integra diversos aplicativos de delivery em um único painel de controle.
Também para aprimorar esse tipo de experiência e preencher lacunas de mercado, a Kenti desenvolveu uma bag de delivery que, a partir de uma solução de Internet das Coisas (IoT), mantém a temperatura do pedido sem requentar ou ressecar a comida. A tecnologia foi patenteada pela startup e, no mês de julho, viabilizou 75 mil entregas. “O que nos motivou foi levar para a casa das pessoas a mesma experiência gastronômica que elas têm no restaurante”, afirma Alessandro Andrade, um dos founders e CEO da Kenti.
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Programa para a comunidade
O Nubank já iniciou a fase de testes do novo programa de relacionamento da marca que oferece recompensas para todos os clientes: o Nunos. A experiência acontece dentro do app do banco e a ideia é que o cliente passe por uma jornada que inclui diferentes missões relacionadas a produtos da marca. Conforme o cliente realiza as ações, recompensas vão sendo destravadas. Elas vão desde descontos no iFood e na Shopee até cashback no Nubank Celular Seguro e uma garrafinha do Nubank com ilustração exclusiva.
Cristina Junqueira,
confundadora do Nubank
Por enquanto, apenas membros da NuCommunity estão tendo acesso em primeira mão ao programa, que deve chegar aos demais clientes do banco em 2023. As primeiras missões disponíveis no aplicativo são ações simples, como usar o cartão de crédito ou débito, pagar um boleto ou trazer o seu dinheiro para a conta. O objetivo do Nunos, segundo Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, é ajudar os clientes a progredir em suas jornadas financeiras.
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