95 países em 10 anos: A expansão e a consolidação da Talkdesk
- Por Larissa Godoy e Larissa Sant'Ana
- 5 min leitura
Acabar com a má experiência do cliente. Foi com esse propósito que a Talkdesk surgiu há dez anos e acabou se tornando líder global em contact center na nuvem (CCaaS). Mas como uma missão tão ousada fez a empresa se consolidar em 95 países em um espaço tão curto de tempo? A resposta está na cultura de inovação e preocupação com as características particulares de cada local.
Paulo Manzato, vice-presidente Regional de Vendas da Talkdesk na América Latina, explica o tripé da estratégia que permite à empresa uma rápida expansão. “O primeiro grande pilar é a inovação combinada com a obsessão pelo cliente; o segundo é ter uma estratégia bem definida e um grupo de executivos superexperimentados; e o terceiro é a tecnologia capaz de gerar um bom produto”, afirma.
Essas características já nasceram com a empresa e são trabalhadas dentro da cultura, a fim de manter o DNA. Como lembra Manzato, a solução criada foi inovadora por si só, por já estar na nuvem e ter a proposta de rápida implementação, integração e utilização – modelo que permite, atualmente, inovar em uma velocidade muito maior do que a concorrência, criando-se, assim, um ciclo virtuoso.
Para isso, são feitos investimentos em novas soluções, produtos e pessoas. Mais de 50% do faturamento da empresa é destinado à Pesquisa e ao Desenvolvimento. O objetivo é lançar funcionalidades e integrações que permitam manter a plataforma à frente da tecnologia e das tendências de experiência do cliente.
“Parte integrante da função de oferecer um bom serviço é cuidar dos agentes. O engajamento deles é um dos pilares da nossa plataforma de customer experience. A tecnologia por si só não resolve a questão do CX. Por isso temos quality management, agent assist, pesquisa de satisfação com workforce management… Tão importante quanto o cuidado com os agentes é ter ferramentas para saber se eles estão sendo bem cuidados ou não”, alerta Manzato.
7 fatos sobre a Talkdesk
Tiago Paiva, fundador da Talkdesk
1. A Talkdesk foi fundada, há cerca de dez anos, pelo jovem engenheiro português Tiago Paiva.
2. O fundador da empresa criou, com 24 anos, um protótipo de tecnologia em nuvem fácil de implementar, integrar e utilizar. Apresentou a solução em um hackathon e ganhou, conseguindo o capital inicial para montar o negócio.
3. Após mudar-se para os EUA, Tiago fundou a Talkdesk, que cresceu exponencialmente.
4. Hoje, a empresa é considerada uma das principais fornecedoras de CCaaS do mundo, está presente em 95 países e conta com cerca de 1.800 clientes.
5. Mais de 50% do faturamento da Talkdesk é destinado à Pesquisa e ao Desenvolvimento.
6. A empresa está em oitavo lugar no ranking da Forbes Cloud 100 de empresas de cloud e foi considerada um dos três líderes no Quadrante Mágico do Gartner em Contact Center as a Service (CCaaS) em 2022.
7. Está no Brasil há menos de dois anos. Atualmente, o País representa um dos principais mercados de toda a América Latina.
SEM TECNOLOGIA NÃO HÁ EXPERIÊNCIA
Cada vez mais, a experiência excelente no atendimento é resultado da união entre tecnologia adequada e equipe capacitada. Manzato alerta: “Não tem como oferecer customer service e CX moderno com tecnologia do passado. Ela já foi superada.” Assim, é necessário ter uma tecnologia capaz de fazer a disrupção do passado.
Nesse sentido, a Talkdesk utiliza Inteligência Artificial (IA) de ponta a ponta em toda a jornada de relacionamento com o cliente. “Trabalhamos a IA como algo horizontal, não verticalizado para uma ferramenta, e a utilizamos para fazer o monitoramento do comportamento dos agentes em nível de segurança, para voz, intenções e sentimentos. O workforce management também é feito com IA. Temos um robô que analisa 100% das gravações e qualifica as interações. É ouro o que dá para ser feito com essa tecnologia e as informações que ela traz”, afirma Paulo Manzato.
A partir disso, torna-se possível melhorar a experiência constantemente. Com tecnologias modernas, principalmente com a Inteligência Artificial, é possível ter as melhores respostas e soluções de forma imediata. Tal funcionamento serve para empoderar os agentes, que deixarão de fazer tarefas repetitivas e serão especialistas em se relacionar com pessoas.
Todo esse entendimento e inovação nas soluções tornaram a Talkdesk uma das poucas empresas unicórnios portuguesas, avaliada em U$ 10 bilhões. Além disso, foi considerada a empresa de contact center na nuvem de crescimento mais rápido no mercado mundial, e está em oitavo lugar no ranking da Forbes Cloud 100 de empresas de cloud.
No Brasil, a empresa fechou um novo cliente por semana no último trimestre, já possuindo na carteira nomes como Mercado Livre, B3, alt.bank, Cora, Aegea e Turbi.
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244