95 países em 10 anos: A expansão e a consolidação da Talkdesk

95 países em 10 anos: A expansão e a consolidação da Talkdesk

No Brasil, a empresa de contact center na nuvem fechou um novo cliente por semana no último trimestre

   Acabar com a má experiência do cliente. Foi com esse propósito que a Talkdesk surgiu há dez anos e acabou se tornando líder global em contact center na nuvem (CCaaS). Mas como uma missão tão ousada fez a empresa se consolidar em 95 países em um espaço tão curto de tempo? A resposta está na cultura de inovação e preocupação com as características particulares de cada local. 

   Paulo Manzato, vice-presidente Regional de Vendas da Talkdesk na América Latina, explica o tripé da estratégia que permite à empresa uma rápida expansão. “O primeiro grande pilar é a inovação combinada com a obsessão pelo cliente; o segundo é ter uma estratégia bem definida e um grupo de executivos superexperimentados; e o terceiro é a tecnologia capaz de gerar um bom produto”, afirma. 

   Essas características já nasceram com a empresa e são trabalhadas dentro da cultura, a fim de manter o DNA. Como lembra Manzato, a solução criada foi inovadora por si só, por já estar na nuvem e ter a proposta de rápida implementação, integração e utilização – modelo que permite, atualmente, inovar em uma velocidade muito maior do que a concorrência, criando-se, assim, um ciclo virtuoso. 

   Para isso, são feitos investimentos em novas soluções, produtos e pessoas. Mais de 50% do faturamento da empresa é destinado à Pesquisa e ao Desenvolvimento. O objetivo é lançar funcionalidades e integrações que permitam manter a plataforma à frente da tecnologia e das tendências de experiência do cliente. 

   “Parte integrante da função de oferecer um bom serviço é cuidar dos agentes. O engajamento deles é um dos pilares da nossa plataforma de customer experience. A tecnologia por si só não resolve a questão do CX. Por isso temos quality management, agent assist, pesquisa de satisfação com workforce management… Tão importante quanto o cuidado com os agentes é ter ferramentas para saber se eles estão sendo bem cuidados ou não”, alerta Manzato. 

7 fatos sobre a Talkdesk

Tiago Paiva, fundador da Talkdesk

1. A Talkdesk foi fundada, há cerca de dez anos, pelo jovem engenheiro português Tiago Paiva.

2. O fundador da empresa criou, com 24 anos, um protótipo de tecnologia em nuvem fácil de implementar, integrar e utilizar. Apresentou a solução em um hackathon e ganhou, conseguindo o capital inicial para montar o negócio. 

3. Após mudar-se para os EUA, Tiago fundou a Talkdesk, que cresceu exponencialmente.

4. Hoje, a empresa é considerada uma das principais fornecedoras de CCaaS do mundo, está presente em 95 países e conta com cerca de 1.800 clientes.

5. Mais de 50% do faturamento da Talkdesk é destinado à Pesquisa e ao Desenvolvimento.

6. A empresa está em oitavo lugar no ranking da Forbes Cloud 100 de empresas de cloud e foi considerada um dos três líderes no Quadrante Mágico do Gartner em Contact Center as a Service (CCaaS) em 2022.

7. Está no Brasil há menos de dois anos. Atualmente, o País representa um dos principais mercados de toda a América Latina.

SEM TECNOLOGIA NÃO HÁ EXPERIÊNCIA

   Cada vez mais, a experiência excelente no atendimento é resultado da união entre tecnologia adequada e equipe capacitada. Manzato alerta: “Não tem como oferecer customer service e CX moderno com tecnologia do passado. Ela já foi superada.” Assim, é necessário ter uma tecnologia capaz de fazer a disrupção do passado. 

   Nesse sentido, a Talkdesk utiliza Inteligência Artificial (IA) de ponta a ponta em toda a jornada de relacionamento com o cliente. “Trabalhamos a IA como algo horizontal, não verticalizado para uma ferramenta, e a utilizamos para fazer o monitoramento do comportamento dos agentes em nível de segurança, para voz, intenções e sentimentos. O workforce management também é feito com IA. Temos um robô que analisa 100% das gravações e qualifica as interações. É ouro o que dá para ser feito com essa tecnologia e as informações que ela traz”, afirma Paulo Manzato. 

   A partir disso, torna-se possível melhorar a experiência constantemente. Com tecnologias modernas, principalmente com a Inteligência Artificial, é possível ter as melhores respostas e soluções de forma imediata. Tal funcionamento serve para empoderar os agentes, que deixarão de fazer tarefas repetitivas e serão especialistas em se relacionar com pessoas. 

   Todo esse entendimento e inovação nas soluções tornaram a Talkdesk uma das poucas empresas unicórnios portuguesas, avaliada em U$ 10 bilhões. Além disso, foi considerada a empresa de contact center na nuvem de crescimento mais rápido no mercado mundial, e está em oitavo lugar no ranking da Forbes Cloud 100 de empresas de cloud. 

   No Brasil, a empresa fechou um novo cliente por semana no último trimestre, já possuindo na carteira nomes como Mercado Livre, B3, alt.bank, Cora, Aegea e Turbi. 

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]