Pesquisar
Close this search box.
/
/
Reserva Mini não vê crise e projeta crescimento de dois dígitos em 2017

Reserva Mini não vê crise e projeta crescimento de dois dígitos em 2017

A marca de moda infantil deixou a barra da saia da “marca-mãe”. O CEO, Guilherme Abrunhosa, contou à NOVAREJO os planos da companhia

A Reserva Mini só tem “mini” no nome. Nascida a partir da marca de moda Reserva, há quase seis anos, a Reserva Mini, de roupas infantis, sempre ficou em segundo plano. “Tinha uma ou outra pessoa cuidando da marca, mas não tinha ninguém olhando no detalhe, dando foco para aquilo, olhando oportunidades e novas soluções”, conta Guilherme Abrunhosa, CEO da Reserva Mini. “Ela vinha muito a reboque da Reserva e acabava ficando para o segundo tempo sempre”, diz.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
A situação mudou a partir de 2015, quando o grupo olhou para os números do infantil e viu que eles poderiam crescer mais se tivesse mais autonomia. Naquele momento, Abrunhosa assumiu e ganhou um time. “Naquele momento o grupo entendeu que estava na hora de a marca ter vida própria, mas sendo inteligente em termos de estratégia”, diz. “Agora, tem gente lutando para que a Mini aconteça no tempo que ela precisa. Isso naturalmente vai dando agilidade para a marca”, conta.
Essa agilidade se traduziu em crescimento forte. Diferentemente do setor de vestuário no Brasil, que sofreu uma forte queda de quase 11% nas vendas no ano passado, a Reserva Mini cresceu 32% em “mesmas lojas” – aquelas abertas há mais de 12 meses.
O resultado do ano anterior não foi muito diferente, em torno de 28%. Um feito, considerando que em 2015 e 2016 o País passou pela pior crise econômica da história. Com 14 lojas na Regiões Sudeste e Sul, a empresa fechou 2016 com um faturamento que passou dos R$ 40 milhões.
Além das lojas próprias, a Reserva Mini atua com mais de 400 lojas multimarcas e com e-commerce. Em setembro do ano passado, a marca inseriu a linha para meninas que, hoje, já representam 20% do resultado de varejo da marca.

Crescimento sem fim

Para este ano, a projeção é de continuar crescendo. A ideia é subir o faturamento para R$ 60 milhões e totalizar sete aberturas, com foco em São Paulo e Rio de Janeiro – Estados nos quais a marca acredita que ainda há muito espaço para o crescimento.
“O mercado infantil vem sentindo menos o ambiente macroeconômico do que o mercado adulto”, afirma. O modo como o grupo tem encarado a crise e também a gestão lean, e a “conta-gotas”, ajuda a trazer resultados. “Crise foi uma palavra que em momento algum entrou na Reserva.
A gente conseguiu blindar um pouco a empresa e manter o foco. Tivemos de lembrar que, no fundo, a crise não muda nada o nosso dia a dia. Você continua tendo problemas e tendo de resolvê-los”, diz.
Em entrevista à NOVAREJO, Abrunhosa fala dos planos de expansão da marca, os investimentos no e-commerce e no digital, sobre o futuro da loja física e sobre experiência. “Experiência muito mais uma questão de atitude do que de muitas invencionices. É mais atitude do que investimento de fato. E isso a gente não aprendeu na NRF”, afirma.
Leia aqui os principais trechos da entrevista do mês na revista NOVAREJO digital.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]