Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça o Remini, app que recupera fotos por inteligência artificial

Conheça o Remini, app que recupera fotos por inteligência artificial

Através do aprendizado por máquina, aplicativos de edição de fotos são capazes de corrigir danos, envelhecer, mudar gêneros ou embelezar pessoas em apenas um toque

No último dia das crianças, um aplicativo chamou a atenção e virou febre pegando carona na tradicional prática de compartilhar fotos de infância nas redes sociais. Em meio à tantas fotos antigas, com baixa resolução e desgastadas pelo tempo, começaram a aparecer versões atualizadas das mesmas imagens que já foram danificadas pelo tempo.
O responsável pelo embelezamento, desta vez, não foi o Photoshop, e sim o Remini, um aplicativo chinês que usa inteligência artificial e reconhecimento facial para recuperar fotos antigas. Ele foi lançado no início de 2019 e, até o momento, mais de 10 milhões de fotos já foram restauradas com o seu auxílio.


VOCÊ VIU?

5 Dicas da Loggi para a sua startup
Os pedidos mais bizarros solicitados na Rappi


Mais do que apenas divertido, o aplicativo tem sido útil para que muitas memórias de família possam ser restauradas. Ele é capaz de trabalhar tanto com fotos analógicas escaneadas, quanto com fotos de câmeras digitais antigas, cuja resolução já não é mais compatível com as configurações de tela atuais.
O Remini não é um aplicativo gratuito: sua assinatura custa U$ 4,99 ao mês. Contudo, é possível restaurar 3 fotos gratuitamente como teste, que, diferentemente de muitos aplicativos premium por aí, gera resultados em alta resolução e sem qualquer marca d’água. (Fizemos o teste. Veja abaixo o antes e depois)


Vire avô em dois minutos

Outro aplicativo que fez sucesso em 2019 foi o FaceApp, cuja função é quase oposta ao Remini: ele transforma retratos de jovens em pessoas idosas.
Na verdade, o FaceApp tem muitos outros recursos úteis para o aprimoramentos de fotos, mas a maioria deles não são inéditos. A feature de envelhecimento, contudo, gera resultados tão realistas que se tornou viral. Todos queriam simular o próprio futuro com apenas um clique.
Outras habilidades do aplicativo envolvem mudar a cor dos cabelos, trocar de gênero ou aplicar um sorriso. Porém, nem todas são gratuitas.

Como essa tecnologia funciona?

Tanto o Remini quanto o FaceApp utilizam o que há de mais avançado em inteligência artificial, aprendizado de máquina e reconhecimento facial do mercado mobile. A técnica de ajuste de fotos utilizada pela IA desses aplicativos se chama Redes Neurais, e é como se fossem o sistema de neurônios artificiais dos computadores, baseado em algoritmos. Essas redes são capazes de identificar e moldar padrões de acordo com suas programações, e são usadas em muitas tecnologias atuais que vão além da fotografia.
Além disso, os programas possuem um imenso banco de dados interno, que fornece informações de outros rostos (mais velhos, mais novos, em alta resolução, com outros gêneros etc), e cruza essas informações com a foto aplicada, fazendo cálculos ágeis de probabilidade para identificar qual seria o melhor resultado para aquela fotografia em questão. Ou seja, é robótica pura: cada vez mais dados o programa consegue processar em menos tempo, melhores os resultados vão se tornando.

A questão da privacidade e segurança

Este é o ponto mais controverso desses aplicativos. Para utilizá-los, o usuário precisa conceder permissão de acesso à câmera e à galeria do smartphone. Os termos de serviço prometem que as imagens não serão utilizadas por terceiros, mas que as próprias empresas possuem autorização para essa utilização. No quê? Não sabemos.
Não há muitos registros de pessoas que já tenham tido problemas reais com aplicativos do gênero, contudo, usuários com perfil mais conservador em questão de segurança poderão querer ficar de fora dessa novidade.

Menos Photoshop, mais automação

A inteligência artificial está trazendo avanços acelerados para o mercado da fotografia. Há 10 anos, resultados como os do Remini e do FaceApp não seriam possíveis de se obter com simples sensores de smartphones, mas agora já estão popularizados. Definitivamente, são apenas a ponta do iceberg do que será capaz de se fazer nos próximos anos com apenas um toque no celular.
Alguns sensores fotográficos, como o do Google Pixel 3 e do iPhone X, são tão avançados que já conseguem capturar imagens com recursos complexos de edição embutidos na própria fotografia, aplicando elementos de cor, iluminação e profundidade que não existem naturalmente. Com o passar do tempo, as lentes serão tão boas, e tão sensíveis, que a necessidade de correção será reduzida para apenas necessidades pontuais.
O próprio Photoshop, que há vários anos vem recebendo mais e mais recursos inteligentes e automatizados, deverá ter a quantidade de cliques necessários para suas funções reduzidos drasticamente.
No momento, as redes neurais já são capazes, também, de colorir fotos p&b automaticamente, fazendo previsão das cores de cada elemento através da inteligência artificial. Essa tecnologia já apresenta bons resultados, e deverá ser aperfeiçoada até se tornar infalível.


+ NOTÍCIAS

Senador americano afirma que FaceApp é risco à segurança nacional
Threads: testamos o Messenger do Instagram
Zao: o app que usa deepfake para transformar chineses em estrelas de cinema
Como serão as redes sociais no futuro?


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]