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Caem reclamações sobre serviços de Telecom

Caem reclamações sobre serviços de Telecom

Representante das principais empresas do setor acreditam que redução nas reclamações tem relação com o processo de simplificação das cobranças e aumento da transparência nas ofertas de serviço

A Conexis Brasil Digital, que representa as principais empresas de telecomunicações e de conectividade do país, divulgou que o número de reclamações registradas na Anatel sobre serviços de Telecom caiu 22,5% em setembro deste ano, em relação ao mesmo mês de 2021. Foram feitas 38.773 queixas a menos e houve uma redução nas reclamações em todos os serviços, incluindo telefonia móvel, TV por assinatura e banda larga fixa.

Os dados são da própria Agência Nacional de Telecomunicações. O serviço que registrou a maior queda nas queixas, que passaram de 92.855 para 74.385, foi o de telefonia móvel. Já as reclamações de TV por assinatura caíram 19% em relação a setembro de 2021 e as de usuários de banda larga registraram queda de 15,9%. A Conexis acredita que essa redução no número geral de reclamações é consequência da simplificação do processo de cobrança e da maior transparência nas ofertas feitas pelas empresas.

As cobranças sempre foram uma espécie de “calcanhar de aquiles” para as empresas de telecomunicação e a maioria das queixas dos consumidores seguem sendo relacionadas a elas. Mas, a análise da Conexis vai de encontro aos resultados divulgados em setembro deste ano, em que pesar de ainda ser maioria, as reclamações sobre cobranças foram as que tiveram maior redução: 31%. Reclamações relacionadas à qualidade, funcionamento e reparo tiveram redução de 5% e relacionadas à cancelamento queda de 27%.

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Além disso, segundo a Conexis, o setor de Telecom também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento. A criação do “Não Me Perturbe” foi outro fator que, de acordo com a Conexis, foi benéfico no sentido de melhorar a satisfação dos consumidores.

“O setor segue registrando altos índices de investimento e, por exemplo, já instalou mais antenas de 5G do que o exigido no edital da Anatel, mostrando o compromisso das empresas com a qualidade do serviço e com a satisfação do consumidor. O resultado disso são quedas sucessivas no número de reclamações mesmo diante do aumento do número de acessos”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.


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