Pesquisar
Close this search box.
/
/
Usar redes Wi-Fi públicas é seguro?

Usar redes Wi-Fi públicas é seguro?

Saiba como evitar comportamentos de riscos em Wi-Fi públicas e ter um pouco mais de segurança quando precisar se conectar de graça

Todos nós nos acostumamos a estar online a maior parte do tempo. E muitas vezes, as redes Wi-Fi públicas surgem como uma boa opção de conectividade, pois são abertas, gratuitas e de fácil acesso. Um estudo feito pela MBO Partners em 2021 já apontava que 15,5 milhões de profissionais nos EUA se identificavam como “nômades digitais”, profissionais que trabalham de qualquer parte do mundo e muitas vezes acabam utilizando Wi-Fi públicas para isso, em cafeterias, por exemplo. Esse movimento continua a ganhar força e faz aumentar ainda mais o interesse sobre o uso de redes públicas de conexão com a Internet.

No entanto, o problema com o Wi-Fi público é que o usuário não tem como saber quem ou o quê está conectado àquela rede. Alexa Matteri, líder na América Latina para a Norton, companhia de segurança cibernética, alerta os usuários a não compartilharem informações confidenciais nesse momento e nem acessarem contas bancárias ou fazerem compras online usando redes Wi-Fi públicas.  Esse comportamento pode evitar riscos de fraudes que podem até mesmo comprometer o trabalho de quem a utiliza para esse fim.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Como ter mais segurança em Wi-Fi públicas?

Uma maneira fácil de se manter seguro nas redes Wi-Fi públicas é usar um navegador privado e seguir algumas dicas básicas de segurança. Para começar, verificar a segurança da rede, não fornecer as suas informações confidenciais enquanto estiver conectado, e usar uma rede virtual privada (VPN) para criptografar os dados de tráfego na internet. Assim, você pode ajudar a proteger seus dados e sua privacidade, enquanto trabalha ou simplesmente navega online. Uma VPN oculta o endereço IP do usuário da internet durante a navegação e criptografa informações confidenciais.

O Avast Secure Browser, da Avast, outra empresa dedicada à segurança digital, é um bom exemplo de ferramenta para navegação muito utilizada pelos nômades digitais. Com ela não é necessário instalar um aplicativo VPN para sincronizá-lo com o seu navegador ou verificar se a conexão está ativada. A VPN do Avast Secure Browser é integrada e pode ser ativada facilmente usando o software de criptografia para proteger as comunicações web contra as ações de cibercriminosos. Além disso, também é possível impedir que terceiros, como o próprio provedor de internet, vejam os sites visitados.

Outras dicas para acessar as redes Wi-Fi públicas com segurança

Além dessas tecnologias, Alexa Matteri, da Norton, separou algumas dicas importantes quando o assunto é usar Wi-Fi pública. Confira!

  • Verifique a rede pública: verifique se o nome da rede corresponde ao local ou estabelecimento, onde você se encontra. As cafeterias, por exemplo, costumam ter o nome da rede em mãos ou até mesmo no cardápio;
  • Solicite a senha Wi-Fi: conecte-se com as redes protegidas por senha, pois são usadas para avaliar sua segurança;
  • Acesse apenas sites confiáveis: verifique se o endereço começa com HTTPS, pois o ‘S’ no final significa ‘seguro’;
  • Não compartilhe informações confidenciais: evite acessar as suas contas bancárias ou fazer compras online usando redes Wi-Fi públicas, pois credenciais de login, dados pessoais como nome ou endereço físico e acesso aos seus cartões de crédito ou débito podem ser interceptados;

Conheça o Mundo do CX

  • Desative a conexão automática: alguns dispositivos possuem a função de buscar constantemente os sinais Wi-Fi disponíveis para ficarmos sempre conectados, o que também pode nos colocar em risco ao acessar redes públicas, não seguras. Além disso, é recomendável usar as redes Wi-Fi públicas somente o mínimo necessário;
  • Use um antivírus: dessa forma, você evita estar exposto a ataques de cibercriminosos;
  • Use uma rede virtual privada (VPN): assim, você pode ajudar a proteger os seus dados e sua privacidade, enquanto navega online. Uma VPN oculta o endereço IP do usuário da internet durante a navegação e criptografa informações confidenciais;
  • Evite compartilhar arquivos entre dispositivos ou limite o acess: recursos como AirDrop são muito úteis e convenientes na transferência de informações para um colega, amigo ou familiar, mas se você não limitar quem tem acesso, pessoas mal-intencionadas podem adulterar os dados. Sem uma conexão Wi-Fi segura, impeça ou limite o compartilhamento de arquivos e o AirDrop. Qualquer outra pessoa na rede, pode facilmente retirar o que você está transferindo. Se o compartilhamento de arquivos não puder ser evitado, use-o com moderação.

Caso determinada rede pública que você esteja utilizando seja realente segura, ou seja, se exigir que aceite condições legais, registre uma conta ou digite uma senha antes de se conectar à rede, leia os termos e condições com atenção. Desta forma, você entenderá o que pode acontecer com os seus dados e suas atividades de navegação.

Outro ponto de atenção, segundo a Norton, é não fornecer muitos detalhes nesse momento do registro. Se uma rede pública te pedir mais dados, cancele o registro e não a use.  Além disso, sempre é válido criar uma senha forte e original para esse tipo de situação.



+ NOTÍCIAS
Chamar a atenção do consumidor em um mar de opções: ter estratégia para TVs conectadas
O que as gerações têm em comum ao pesquisar sobre finanças? Redes sociais

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]