Os brasileiros amam usar as redes sociais – e isso é indiscutível. Contudo, ao contrário do que poderíamos imaginar (entre risos de desespero e negação), essas mídias não são usadas só para fazer (e ver) memes e para cuidar da vida dos amigos – e dos inimigos, claro. A verdade é que, de acordo com um estudo conduzido pela empresa de pesquisas Amadeus, quem mora no Brasil usa esses canais também para pesquisar e planejar viagens.
O estudo analisou o perfil do viajante latino-americano e mostrou que 48% dos brasileiros também usam as redes sociais com esse objetivo. Isso nos colocou acima dos 43% que o fazem na América Latina. Entre os que os entrevistados que utilizam as redes sociais durante todo o processo da viagem – do planejamento até o pós – a preferência é pelo Facebook (com 87% de adoção), seguido pelo Whatsapp (com 85%) e pelo Instagram (com 52%).
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
“Estes números são o reflexo das mudanças que a internet trouxe para o turismo. Os viajantes, acompanhados de novas tendências, hábitos e comportamento de compra, estão remodelando o sistema global de viagens. Eles trazem novos desafios para a indústria, mas também oportunidade e mercado para as agências de viagem trabalharem”, explica Paulo Rezende, country manager da Amadeus Brasil.
Meios utilizados
O smartphone é o principal meio utilizado pelos viajantes brasileiros antes, durante e depois das viagens: 84% dos respondentes usam o celular para fazer consultas sobre o clima, escolher atividades e restaurantes, consultar o internet banking, entre outras atividades.
Entre as funções oferecidas pelos smartphones, o serviço de mensagem é o mais utilizado – escolhido por 73% dos usuários. O uso de redes sociais também conta como uma parcela significativa do tempo gasto nos celulares: 62% dos viajantes utilizam o aparelho para compartilhar suas experiências nesses canais.