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Quase metade dos brasileiros usa as redes sociais para planejar viagens

Quase metade dos brasileiros usa as redes sociais para planejar viagens

Estudo demonstra que as redes sociais são usadas para o planejamento de experiências, não apenas para o compartilhamento delas. Confira os dados

Os brasileiros amam usar as redes sociais – e isso é indiscutível. Contudo, ao contrário do que poderíamos imaginar (entre risos de desespero e negação), essas mídias não são usadas só para fazer (e ver) memes e para cuidar da vida dos amigos – e dos inimigos, claro. A verdade é que, de acordo com um estudo conduzido pela empresa de pesquisas Amadeus, quem mora no Brasil usa esses canais também para pesquisar e planejar viagens.

O estudo analisou o perfil do viajante latino-americano e mostrou que 48% dos brasileiros também usam as redes sociais com esse objetivo. Isso nos colocou acima dos 43% que o fazem na América Latina. Entre os que os entrevistados que utilizam as redes sociais durante todo o processo da viagem – do planejamento até o pós – a preferência é pelo Facebook (com 87% de adoção), seguido pelo Whatsapp (com 85%) e pelo Instagram (com 52%).

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“Estes números são o reflexo das mudanças que a internet trouxe para o turismo. Os viajantes, acompanhados de novas tendências, hábitos e comportamento de compra, estão remodelando o sistema global de viagens. Eles trazem novos desafios para a indústria, mas também oportunidade e mercado para as agências de viagem trabalharem”, explica Paulo Rezende, country manager da Amadeus Brasil.

Meios utilizados

O smartphone é o principal meio utilizado pelos viajantes brasileiros antes, durante e depois das viagens: 84% dos respondentes usam o celular para fazer consultas sobre o clima, escolher atividades e restaurantes, consultar o internet banking, entre outras atividades.

Entre as funções oferecidas pelos smartphones, o serviço de mensagem é o mais utilizado – escolhido por 73% dos usuários. O uso de redes sociais também conta como uma parcela significativa do tempo gasto nos celulares: 62% dos viajantes utilizam o aparelho para compartilhar suas experiências nesses canais.

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