Pesquisar
Close this search box.
/
/
Redes sociais: um palco para todo tipo de espetáculo

Redes sociais: um palco para todo tipo de espetáculo

“Hoje, mais do que nunca, deixamos de ser ouvintes, telespectadores e eleitores. Viramos consumidores e produtores de conteúdos”

De uma coisa, ninguém duvida: a internet veio para ficar e bagunçar nossas convicções. A cada dia, surge uma nova rede social. Um novo palco para o debate. Cada qual com suas regras e etiqueta.

O Facebook é o picadeiro da opinião. Todo mundo se sente apto a emitir um ponto de vista sobre qualquer assunto. O Instagram é lugar da ostentação. Pose, filtro, foco, close e sair bem na foto. No Twitter, é preciso falar pouco, falando muito. Isso nem sempre dá certo. Acostumados a amaciar as palavras com voltas e voltas, ser obrigado a falar em 140 caracteres é um desafio gigantesco para nós. Em geral, resulta em grosseria ou em delongas.  No Snapchat, é a vida como ela é. A instantaneidade permite temas sem importância. Aparecer com remela nos olhos, falando com a boca cheia ou com uma careta sem sentido é a regra. Pode-se tudo.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Apesar das diferenças, não estamos atentos ao verdadeiro papel que as redes sociais têm tido na vida dos brasileiros. Se por aqui, vivíamos cercados e protegidos pelos muros de nossas casas e condomínios, com o acesso às redes sociais, os muros caíram e criamos novos canais de contato e comunicação impensáveis anos atrás. Hoje, mais do que nunca, deixamos de ser ouvintes, telespectadores e eleitores. Viramos consumidores e produtores de conteúdos para além das categorizações postas pelos experts em marketing. Foram as redes sociais que nos permitiram olhar o mundo para além dos nossos quadrados e nos permitiram inventar novas clivagens para nossos universos.

Um evento ilustra bem esse movimento. No ano passado, o apresentador Fausto Silva recebeu as irmãs Simone e Simaria em seu programa. As cantoras já foram back vocal de Frank Aguiar nos tempos de sucesso do artista. No palco, estavam algumas personalidades de cena nacional: a ex-jogadora de basquete Hortência, o ex-judoca Flávio Canto, entre outros atores famosos da emissora. Fausto Silva não sabia nem pronunciar o nome de uma das cantoras. Os convidados famosos não imaginavam de quem se tratava e olhavam, estupefatos, para as meninas dançando os passinhos do arrocha.

Enquanto isso, o público, mais de 300 pessoas na plateia, cantava o refrão do forró modernizado como se fosse o último must-listen das paradas de sucesso. Simone e Simaria eram famosas e eram ovacionadas como qualquer grande astro nacional, sendo que, até então, jamais haviam aparecido em nenhum veículo de comunicação de massa.

Foi a internet e as redes sociais que proporcionaram fama às irmãs. Através delas, as cantoras tiveram a chance de construir uma imagem de sucesso para um público específico e ganharam espaço no mercado de atenções de um nicho. Isso tudo, para além do que os críticos, os especialistas e os donos da mídia pensam, acreditam ou desejam. Ser de nicho, deixou de ser pequeno. Aliás, em muitos casos, isso pode até significar ser maioria. Não vai dar mais para ficarmos de olho apenas no que dizem os especialistas. Eles já não sabem o que não sabem.

Até a próxima!

*Michel Alcoforado é antropólogo e sócio fundador da Consumoteca, uma butique de conhecimento especializada no consumo e nas tendências de comportamento do brasileiro

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]