Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que as redes sociais andam falando sobre o carnaval

O que as redes sociais andam falando sobre o carnaval

Qual é o assunto mais comentado sobre o carnaval deste ano? Qual é a cerveja ou a celebridade mais associada a data? Um estudo mapeou tudo isso. Veja

Goste ou não, o carnaval chegou e é o assunto do momento. Tem gente falando sobre isso na TV, no rádio, nos jornais e revistas. É claro que também inclui a internet e as redes sociais. Mas você sabe o que as pessoas andam falando sobre a celebração deste ano?

A Sprinkler, empresa que possui as soluções em redes sociais para gerenciar experiências do cliente, analisou todas as expectativas dos internautas em um estudo completo sobre o Carnaval nas mídias sociais, dividindo as menções por gênero, conteúdo, assunto, região, destinos mais buscados e marcas mais citadas.

Entre os dias 23 de janeiro e 5 de fevereiro, foi possível analisar 508.179 menções sobre o tema nas redes sociais – quanto mais próximo da data, maior o número de interações. Durante esse período, também foi possível identificar que o dia da semana com mais posts sobre o tema foi o domingo, e o horário do dia com mais interações foi o período noturno.

O carnaval por rede social

As redes mais usadas para falar sobre a grande festa foram: Twitter (76,9%), Instagram (22,9%) e YouTube (0,3%). Sobre o sentimento dos usuários, eles foram classificados entre neutro (84%), positivo (11%) e negativo (5%). Apesar do atual cenário econômico e político no país, os usuários das redes sociais permanecem ativos, fazendo planos para o Carnaval.

Giphy/ divulgação
Giphy/ GIFs

Conteúdo – Nas interações sobre o assunto, a Sprinklr identificou que os usuários falam sobre o tema nas redes sociais por meio de fotos (53,8% dos posts), links (18,8%), texto (17,2%), vídeo (4,7%), retweets (5,3%) e comentários (2%). As hashtags mais usadas no período foram: #Carnaval #Carnaval2017 #moda #verao #brasil #fashion e outras.

Giphy/ divulgação

O folião – Entre os usuários que mais escrevem sobre o tema, 53% foram homens e 47% mulheres. As cidades que mais comentaram sobre Carnaval foram: Rio de Janeiro (30,7%), São Paulo (8,6%), Belo Horizonte (6,9%), Recife (3,3%), Brasília (2,6%), Porto Alegre (2%), Fortaleza (1,8%), Curitiba (1,7%) e Belém (1,4%).

Giphy/ divulgação

Turismo

Carnaval é tempo de… viajar! Entre os destinos mais procurados para a folia estão Bahia (38,8%), Pernambuco (34,1%), Rio de Janeiro (20,1%), São Paulo (6,4%) e Minas Gerais (0,6%). Entre as atrações mais buscadas, estão os blocos de Carnaval (51%), praias (38%), desfiles de escolas de samba (8%) e viagens ao campo (3%).

O que beber?

As marcas de bebidas mais buscadas e comentadas durante o Carnaval foram principalmente de cerveja, entre elas: Skol, Brahma, Amstel, Itaipava e Smirnoff (vodka). Entre os tipos de bebida mais citados, estão cerveja (37%), água (25%), vodka (10%), catuaba (9%), cachaça (7%), caipirinha (6%), uísque (3%), refrigerante (2%) e energético (1%).

Giphy/ divulgação

Personalidades que são a cara do Carnaval

Algumas celebridades estão diretamente vinculadas ao Carnaval, entre elas estão Anitta, Ivete Sangalo, Léo Santana, Wesley Safadão, Sabrina Sato, MC G15, Claudia Leitte, Durva Lelys, Gracyanne Barbosa e Wanessa Camargo.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]